“O sucesso do SBSA é resultado de uma equipe competente e comprometida”

“O sucesso do SBSA é resultado de uma equipe competente e comprometida”

A análise é de Lucas Piroca, novo presidente do Nucleovet, entidade que realiza há 22 anos o Simpósio Brasil Sul de Avicultura, destaque na agenda avícola da América Latina.

Frango, suíno, agro & cia

abril 11, 2022

0

Ao cumprir com sucesso a agenda prevista para os dias 5, 6 e 7 de abril, em Chapecó (SC), o médico veterinário Lucas Piroca demonstrou, com satisfação, os resultados da 22ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura, uma unanimidade entre profissionais da avicultura no país. Em entrevista exclusiva à A Hora do Ovo, o presidente do Nucleovet, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, entidade que realiza o SBSA, mostrou toda a satisfação por um dever cumprido... e muito bem cumprido!

O SBSA 2022 simplesmente quebrou todos os recordes de sua história: recorde de público, no simpósio e na feira; e de participação via on line, já que neste ano o evento se manteve, também, com transmissão ao vivo, como aconteceu em 2021, por conta da covid-19. Sabiamente, a organização do simpósio – que este ano voltou a ser presencial -, somou as ideias, em vez de desconsiderar o que já havia dado certo. Assim, o SBSA 2022 tornou-se um evento híbrido – presencial e on line -, ampliando ainda mais sua abrangência e ganhando em capacidade de difundir conhecimento.

Veja o alcance e os recordes do Simpósio na matéria: 22º SBSA reúne mais de 2 mil profissionais em três dias de evento. 

Aliás, diz Lucas Piroca, é exatamente esse todo o sentido do Simpósio: reunir, difundir e compartilhar o conhecimento a serviço da evolução da avicultura. “O Nucleovet tem uma tradição muito grande na realização desse evento, uma tradição muito importante na difusão técnica, então, a minha responsabilidade nesta gestão é dar seguimento a essa tradição”, explicou o médico veterinário, que é associado do Nucleovet há 10 anos, mesmo período em que passou a compor a equipe da Vetanco, empresa na qual ocupa o cargo de gerente comercial Suínos.

À frente do Nucleovet – entidade com mais de 50 anos de atuação em Santa Catarina - Lucas Piroca é o coordenador da comissão organizadora do Simpósio Brasil Sul de Avicultura deste ano, quando assumiu a presidência do Núcleo. Justamente quando o evento voltou a ser presencial.

E no retorno, o sucesso grandioso. Público recorde, tanto no simpósio como na feira, e o prestígio ainda maior de anos anteriores. “Nosso forte é a parte científica, o simpósio, mas o evento é um ponto de encontro dos profissionais da avicultura, especialmente do frango de corte, para tecnologia, difusão de conhecimento, lançamento de produtos, atualização, para que os profissionais da avicultura – técnicos, veterinários, zootecnistas e agrônomos – possam vir, se encontrar, trocar ideias, gerar ideias, discutir o que está acontecendo em campo. Esse é o objetivo.”

Isso é possível graças a mais de 40 voluntários – veterinários, zootecnistas – são várias mãos que permitem que isso aconteça, explica Lucas Piroca. “Além de diversos fornecedores que permitem que isso tudo aconteça”, reforça.

Em relação à presença dos produtores, o coordenador do evento salienta que essa participação vem crescendo. “A programação é feita para profissionais da avicultura, pensada por profissionais de vários setores participantes da comissão científica. Como cada vez mais os produtores estão se tecnificando, se preparando, cada vez mais eles vêm em busca de conhecimento, que é de alto nível. Os produtores que se destacam na área produtiva, eles vêm, participam do simpósio e os que não participam do simpósio, participam da feira, vendo novas ferramentas, conhecendo novas tecnologias, procurando melhorar o seu negócio.” 

Certo da tradição de sucesso do Simpósio, o profissional não se furta a entregar a cada um a sua responsabilidade. Para ele, é um trabalho de equipe, de muitas mãos, gente comprometida com o que faz, por isso – assevera – tem o resultado positivo e o sucesso reconhecidos tanto pelos técnicos, profissionais veterinários e zootecnistas e, também, os produtores de aves que, a cada ano, ampliam mais e mais sua presença no simpósio e na feira, a Poultry Fair, que acontece paralelamente ao simpósio. “Logicamente não é um mérito meu. O Nucleovet tem uma tradição muito grande na realização dos eventos, uma tradição muito importante na difusão técnica, então, a minha responsabilidade é dar seguimento a essa tradição”, reafirma.

O SIMPÓSIO E A FEIRA, UMA RELAÇÃO FORTALECIDA COM OS ANOS

A preocupação com o conhecimento e a atualização no segmento avícola sempre esteve na pauta do Nucleovet, desde a década de 1980. “O Núcleo já realizava encontros técnicos e fóruns para debater temas do setor”, relembra o presidente.

Foi a partir de 2000 que o simpósio se tornou um evento ininterrupto, crescendo a cada ano, se fortalecendo e ganhando o prestígio que hoje exibe, com orgulho, para o Brasil e América Latina. Há 13 anos, nasceu a Poultry Fair, a feira de negócios que promove a difusão de produtos e serviços, reúne empresas do setor avícola para expor novas tecnologias, fazer negócios e promover network entre especialistas.

“A Poultry Fair foi se desenvolvendo ao longo dos anos, e, como o simpósio, foi evoluindo conforme recebíamos feed-backs e implantávamos melhorias”, relembra. Este ano, ganharam ainda maior projeção os lounges, “ilhas” no meio da feira, que abrem espaço para mais empresas apresentarem seus lançamentos para a indústria avícola. “Os lounges começaram há uns três anos – que são essas ilhas no meio – e estamos aumentando o número delas conforme houver espaço. Hoje estamos com 47 estandes, mais 11 lounges. Temos uma listagem de entrantes futuros, que vamos colocando conforme for possível. Provavelmente, no ano que vem, o evento retorne para o outro espaço tradicional, que estará completamente reformado e pronto para nos receber de volta. Lá já temos infraestrutura própria para o evento, com vários auditórios, feira, um espaço específico para a realização desse tipo de encontro”. 

Se o Simpósio Brasil Sul é feito a muitas mãos, algumas delas são dos patrocinadores, que viabilizam a promoção, que ajudam a pôr tudo de pé. “Quem viabiliza o nosso evento são os patrocinadores”, confirma Lucas Piroca, explicando:  “Buscamos ter um evento democrático, onde todos tenham um espaço igual, atendemos todos os parceiros da mesma maneira. Isso propicia que, com baixo investimento, todos possam participar. Muitas empresas viabilizam o evento científico, a parte técnica, que tem uma aplicabilidade prática. As inscrições, por si só, não garantem os custos da parte técnica. São os patrocinadores que acreditam no evento, no Nucleovet, e participam com seu apoio”.

NUCLEOVET TEM 50 ANOS DE TRADIÇÃO

Para patrocinar é preciso confiar, e confiança se conquista com a frequência, com a seriedade, com a tradição que se constrói ao longo dos anos. É um ciclo virtuoso. A base de tudo, o Nucleovet, é uma entidade com uma história de mais de 50 anos em Santa Catarina. Há mais de 20 anos, investe na difusão do conhecimento da avicultura, primeiro com eventos pequenos e regionais, depois com o Simpósio Brasil Sul de Avicultura, a cada ano um sucesso maior, mantendo a tradição. 

Na presidência do Nucleovet até o final do próximo ano, 2023, Lucas Piroca se diz plenamente realizado com a 22ª. edição do SBSA. Como ele, outros vieram e outros virão, e fazer parte dessa “roda de conhecimento e difusão” é o que parece mover esse grupo de homens e mulheres empenhados em fazer crescer a avicultura brasileira. 

“Estou muito feliz”, comenta o presidente do Núcleo, o coordenador do Simpósio que movimenta Chapecó, no Oeste Catarinense, durante três dias inteiros. Sem falar no ano todo – nos anos todos – que se levam para organizar um evento desse porte e dessa qualidade. “Aprendo muito, a equipe é muito boa, são diversos profissionais que fazem com que o evento aconteça. Só tenho a agradecer as experiências, aos momentos e aos colegas que ajudam”, agradece o entusiasmado e jovem médico veterinário que se mostra apaixonado por realizar, em nome do conhecimento que faz evoluir a avicultura brasileira.

(A HORA DO OVO. Foto: assessoria de imprensa do Simpósio Brasil Sul de Avicultura 2022)

 

tag: SBSA 2022 , Lucas Piroca , Poultry Fair , Chapecó , Simposio Brasil Sul de Avicultura , Nucleovet ,

0 Comentários