Netto Alimentos avança no mercado de ovoprodutos

Netto Alimentos avança no mercado de ovoprodutos

Com duas fábricas no Brasil, empresa tem portfólio de ovoprodutos para o mercado nacional e internacional; e viabilizará marcas de ovoprodutos para granjas brasileiras.

EMPRESAS

outubro 03, 2018

0

Empresa que nasceu como granja de postura comercial em 1969, a Netto Alimentos é hoje uma das mais modernas indústrias brasileiras de processamento de ovos. Atualmente, a empresa conta com duas fábricas de ovos pasteurizados líquidos, ovos desidratados e ovos cozidos em conserva, além de um centro de distribuição.

A granja de produção permanece em atividade, porque produzir ovos é o negócio que fez Ricardo Netto e sua família mergulharem no sonho maior que os move hoje: estabelecer para o mercado brasileiro um novo patamar de competitividade no segmento, onde a industrialização do ovo seja vista como uma oportunidade de negócios para alavancar ainda mais a postura comercial. Afinal, quanto maior for a demanda por ovos processados na indústria de alimentos, na gôndola do supermercado, na cozinha do consumidor e nos contêineres de exportação, maior será o espaço para aumentar a necessidade de produção de ovos in natura e, consequentemente, a valorização do produto. E, assim, ajudar o avicultor brasileiro a acordar de vez para o enorme potencial que existe para a industrialização e a exportação dos ovos que produz.
Em julho de 2016 o empresário Ricardo Netto recepcionou nas instalações de sua fábrica em Iacri (SP), nada menos que o ministro da Agricultura Blairo Maggi, e alguns dos maiores produtores de ovos do país, como Leandro Pinto (Grupo Mantiqueira – MG e MT) e Josias de Azevedo (Grupo Josidith - GO e CE). Não por acaso, o ministro esteve na região para prestigiar a abertura oficial da 57ª Festa do Ovo de Bastos, tradicional evento da Capital do Ovo, município vizinho ao município-sede da fábrica da Netto Alimentos. Ao aproveitar sua estada na região para visitar a mais nova fábrica da Netto Alimentos, o ministro Blairo Maggi prestigiou todo o potencial de crescimento desse potente segmento do agronegócio brasileiro, que já dá passos importantes rumo ao futuro.

Demonstração disso foi a participação de Ricardo Netto e sua equipe de executivos na Gulfood Dubai 2017, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, quando foram prospectados negócios internacionais. A participação da empresa paulista na feira de alimentos em Dubai aconteceu junto com outras 16 dos segmentos de ovos e carne de frango brasileiro sob o guarda-chuva das marcas brasileiras Brazilian Chicken e Brazilian Egg (dois projetos setoriais mantidos pela ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal - e pela Apex-Brasil). E outras feiras internacionais já estão na agenda da Netto Alimentos, como a SIAM, em Marrocos, também com apoio da Apex, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Enquanto tem os olhos firmes no horizonte internacional e os pés prontos a avançar nos mercados europeus, africano e do Oriente Médio, Ricardo Netto não interrompe nem por um momento sua estratégia de conquista e expansão no mercado interno. O mercado brasileiro da indústria alimentícia já conhece suas duas marcas - Netto Alimentos e Proteína Pura – em variadas formas pasteurizadas líquidas e desidratadas.

Mas o empresário não perde de vista o consumidor final, que ele sabe ser um novo terreno a ser conquistado no Brasil. Como não lhe interessa apenas expandir nesse mercado com sua marca, Ricardo tem costurado parcerias importantes, oferecendo sua capacidade de produção para viabilizar produtos com marcas próprias para grandes avicultores ou grupos de produtores. É assim o caso da Tijuca Alimentos, do Ceará; da Vitagema, do Rio Grande do Norte – que atuará também em parceria com a Netto Alimentos na Paraíba e em Pernambuco; e a Mastereggs, marca criada por um grupo de produtores gaúchos que estão se unindo para conquistar novos mercados.

E há outros da Região Sudeste, alguns com possibilidades de projetos muito inovadores. “Sou um empresário da indústria agora, mas nasci no meio de uma granja e sei da importância do produtor rural, do quanto ele necessita ser valorizado, ter sua produção expandida, e é isso que a nossa equipe está preparada para oferecer”, garantiu Ricardo Netto, em entrevista exclusiva à A Hora do Ovo.

Quando investiu em sua mais nova fábrica, na estratégica região da Capital do Ovo, Netto já o fez de maneira a contar com tecnologia de produção para vários formatos. Assim, hoje, ele pode fornecer ao mercado brasileiro o ovoproduto embalado tanto em box contêiner - com grandes quantidades para as indústrias - até embalagens Tetrapack de 200 gramas de ovoproduto saborizado para venda em gôndolas de supermercados.

“Sabemos que são muitos espaços a conquistar junto ao mercado consumidor brasileiro, onde não há tradição em ovoprodutos. E também sabemos que há muito a aprender com o  mercado mundial, onde em muitos países – principalmente europeus – o ovo pronto para consumo é uma realidade consolidada. É aí que queremos chegar, para que não só a Netto Alimentos evolua, mas a avicultura brasileira também cresça com a gente”, diz, o entusiasmado e antenado executivo Ricardo Netto. 

NO CONGRESSO DA APA 2017

Os produtos da Netto Alimentos marcaram presença no jantar e nos eggbreaks do XV Congresso da APA, realizado pela Associação Paulista de Avicultura entre os dias 21 e 23 de março. Durante o evento, a empresa disponibilizou ovoprodutos para a produção de omeletes especiais servidas aos congressistas presentes no Centro de Eventos de Ribeirão Preto (SP). O Congresso da APA 2017 comemorou seus 15 anos de realização e recebeu seus convidados com pratos especiais preparados à base de ovos selecionados e processados pela Netto Alimentos.

Confira os melhores momentos do jantar e do eggbreak com produtos da Netto Alimentos durante o Congresso da APA 2017, nas fotos de Elenita Monteiro.

Saiba mais sobre a NETTO ALIMENTOS no site da empresa www.nettoalimentos.com.br,pelo fone (11) 3955-0543 - Centro de Distribuição ou pelo e-mail contato@nettoalimentos.com.br.

(A Hora do Ovo. Texto: Elenita Monteiro. Fotos: divulgação Netto Alimentos e Elenita Monteiro)



avatar

Elenita Monteiro Autor

Jornalista, fundadora e editora da revista A Hora do Ovo. 

tag: Ovoprodutos ,

0 Comentários