O SABOR DO NOVO FAZ O GOSTO DA VIDA

O SABOR DO NOVO FAZ O GOSTO DA VIDA

O gosto por aprender coisas novas é algo a se cultivar. Vale o frescor da vida. Quem argumenta é Elenita Monteiro, editora da Hora do Ovo, em sua nova crônica.

Com a palavra

agosto 13, 2013

0
../../arquivos/img/2013/8/427_956_conteudo_g.jpg
 

Quando uma criança é muito nova e ainda não sofreu os cortes desastrosos que os adultos teimam em lhe impingir, à guisa de “educá-la”, ela é só concentração e gostosura de viver quando está aprendendo algo. Como quando pega uma chave e tenta entender como ela abre uma porta. A criancinha é capaz de ficar muito tempo enfiando essa chave em todos os buracos que encontra; pega a chave e bate, joga, põe na boca, risca o chão, o diabo. Se olharmos bem para ela, estará com os olhos brilhando, afogueada, a cara em mil caretas, sorrindo, chorando, agitando-se. Está a aprender.

Muito respeito nessa hora!

Quando já adultos, e donos dos segredos de todas as chaves, costuma ser difícil nos alegrarmos tanto com os desafios de aprender algo. E encaramos com enfado a novidade de uma tarefa inédita. Falo pela média das pessoas, pois somos - em nossa maioria – assim, preguiçosos e inseguros. Incautos, afinal. Pois é pura imprudência negar-se o gosto do desafio de aprender algo novo.

Deixar de aprender emburrece, tira o brilho da vivacidade com que nascemos. Nos deixa em águas seguras da poça já conhecida, mas que apodrece no lodo da pasmaceira. A condição de se estar em eterno aprendizado – e, portanto, em águas correntes e fortes - não é a mais confortável das situações, mas é a única possível para quem quer estar, de fato, vivo.

Vivacidade não é algo fácil de se manter. Vejo, hoje, que ser vivaz, célere, energético, ativo e intenso tem muitas gradações ao longo da vida. No patamar da maturidade dos 50 anos em que me encontro, tem significado muito estar atenta e forte às necessidades de ir rearrumando meu corpo e mente para o fluxo inexorável e caudaloso das mudanças.

Aprendi a manusear as chaves que a vida foi me apresentando. O molho até pesa, mas posso suportar e quero mais o peso de novas chaves que pretendo ter para abrir as portas que almejo atravessar. Não serei eu a rejeitar as novas portas que exigem chaves tilintando de novas. 

Há um ano, tive o prazer de ter uma nova porta dessas, à que dei o nome de site A Hora do Ovo. É nosso mais novo trabalho, que exige de mim um outro olhar, nova disposição, aprendizado de ferramentas, abordagens e linguagens jornalísticas novas.

Sei pouco dos segredos técnicos dessa ferramenta da web, confesso. Sei bastante, porém do que lhe faz a substância: o conteúdo, a informação, o jornalismo bem feito. Disso entendo, gosto, me alegra fazer e é o meu negócio. Venho aprendendo a coisa boa que é escrever e já ter o conteúdo “impresso” na hora! Publiquei com erro? Conserto na hora! Ah.... que sonho!  E a velocidade com que vem a resposta do público, cada vez que posto algo bem interessante e replico no facebook, outra novidade gostosa de desfrutar! É bom ser vista assim, rapidamente, por tanta gente! A publicação está no ar e circula, circula, circula...

É também muito bom, claro, ter a revista impressa, tintas e papel distribuídos pelo Brasil todo, e correndo de granja em granja, de empresa em empresa. Jornalismo impresso sempre foi minha paixão. Mas com o site, essa paixão renovou-se, ao contrário das vozes pessimistas que teimam em dizer que a internet vai acabar com o impresso. No caso da A Hora do Ovo, o site impulsionou a revista impressa, deu-lhe uma necessidade premente de voltar a circular mensalmente, o que voltamos a fazer em maio.

Delícia de brincadeira séria essa, cheia do gosto bom do aprendizado. Um novo prazer, enfim, com o sabor tenro das coisas novas e promissoras. Venha saboreá-lo comigo sempre que puder. Você também tem a chave. O endereço é este que você já conhece:  www.ahoradoovo.com.br 

Elenita Monteiro é editora da A Hora do Ovo há 16 anos e há um ano começou um novo projeto que lançou com sua sócia Teresa Godoy, o www.ahoradoovo.com.br, o site de notícias do mundo do ovo.

avatar

Elenita Monteiro Autor

Jornalista, fundadora e editora da revista A Hora do Ovo. 

0 Comentários