O novo momento e o produtor de ovos
As mudanças na sociedade e, por consequência, nos mercados produtivos, estão aproximando mais avicultores e consumidores; produzir, agora, significa também valorizar mais as pessoas.
Kakimoto: qualidade pode estar bem próxima de todos |
Estamos passando por momentos históricos na sociedade brasileira. Ao mesmo tempo em que se valoriza a tradição, também estamos entendendo o que a diferencia das coisas ultrapassadas. A tradição é o lado bom da experiência que nossos antepassados nos deixaram para prosseguirmos construindo; as coisas ultrapassadas são aqueles conceitos retrógrados que em nada contribuem para a melhoria do presente e do futuro, são, inclusive, entraves à inovação.
Entender o momento atual é importante para seguir em frente. E o momento atual diz que o conhecimento está em alta, que é preciso valorizar o estudo, a pesquisa, o acesso à informação, pois se estamos todos em busca da tal qualidade de vida, é preciso valorizá-la em seu entendimento mais profundo, e não apenas repetir frases que se colocam por aí, como conceitos ocos e sem sentido.
O consumidor atento está de olho nas informações nos produtos. Foi-se o tempo em que a dona de casa no supermercado observava apenas o prazo de validade impresso nas embalagens de ovos. Hoje, além dessas informações, o consumidor quer saber os valores dessa dieta para se adequar à nutrição que ele precisa para ter saúde e bem-estar. O confeiteiro exige ficha técnica do produto que utiliza na formulação do seu alimento final. Além das informações nutricionais, ele se importa, sim, com a qualidade e quer ter acesso a informações daquele ovo que é a sua matéria prima. Ele busca saber em que grau está a cor da gema na escala de cores utilizada pela indústria, em que patamar se encontra o ovo na unidade haugh como medida de qualidade, e o teor nutricional do produto que seu fornecedor está entregando.
Qualidade de vida não está somente nas grandes cidades. Está também entre os seus colaboradores mais próximos. Estáo na sua casa, no escritório, na granja, na fábrica de ração, no depósito de ovos. Todos em busca do melhor para si. O que é correto, pois se cada um melhora, melhora o mundo em que vivemos. O conhecimento e a nova consciência exigem do administrador, do gestor da cadeia produtiva do ovo novas posturas no seu negócio. É valorizar seus colaboradores, dar a devida atenção ao ovo - alimento nobre - que produzimos com a responsabilidade de nutrir o povo brasileiro. Dessa forma, essa produção também exige um olhar holístico no cuidado com a cadeia produtiva do ovo e cada elo dessa cadeia de produção tem a sua parcela de responsabilidade. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte, cada dia melhor, assim contribuir para que o ovo chegue à mesa dos consumidores de forma eficiente e na qualidade que necessita.
Cadeia produtiva do ovo: é importante valorizar as pessoas |
É importante entender que essa cadeia produtiva do ovo – assim como todas as demais que integram os setores de produção do Brasil - não é administrada apenas por máquinas com tecnologias modernas. Ela é feita de gente como você, como eu. Portanto, é importante valorizar pessoas, ideias, pensamentos positivos e inovadores. A criação do novo é feita pela mente humana, a mente humana é alimentada por boas ideias e, principalmente, por produtos que contêm bons nutrientes para o cérebro. E o ovo faz bem para o cérebro, como todos sabem.
Sérgio Kakimoto é avicultor e consultor em Bastos (SP)
Sérgio Kakimoto Autor