Suplementação em água para aves de postura

Suplementação em água para aves de postura

Uma maneira prática, segura e precisa de se fornecer vitaminas, aminoácidos e minerais é através de suplementos solúveis em água.

Com a palavra

outubro 23, 2018

0

As atividades rotineiras de manejo como: vacinações, seleções, transferências, debicagens e trocas de ração, são estressantes para as aves, levando à redução do aporte de vitaminas em função da queda na ingestão de alimento. Ambientes com temperaturas elevadas provocam redução no consumo de ração, afetando o desempenho produtivo.

Quando a elevação da temperatura acontece, a conversão de alimento em carne ou ovos se torna menos eficiente e afeta o peso final das aves.

Havendo menor aporte de nutrientes na fase de desenvolvimento, os órgãos responsáveis pela produção de ovos, não se desenvolverão em todo o seu potencial, afetando a quantidade e o tamanho dos mesmos.

Além das situações que causam diminuição do consumo de ração, temos que considerar também os cuidados com o armazenamento, o processamento e o fornecimento do alimento, pois podem diminuir a estabilidade, a integridade e a biodisponibilidade de seus nutrientes. Quando consideramos ainda, as variações naturais dos teores nutricionais dos ingredientes, percebemos a necessidade de uma suplementação que forneça a quantidade necessária de vitaminas, aminoácidos e minerais para que a produção possa atingir e manter índices altos.

Falando especificamente sobre as vitaminas, são substâncias orgânicas que facilmente se destroem pelo calor, luz, oxigênio, pH e processamentos industriais. Como grande parte delas não é sintetizada pelos animais, a suplementação diária é necessária para evitar o aparecimento de deficiências. Embora de importância vital para a manutenção da vida e da produção, o impacto do uso de vitaminas sobre os custos de produção é baixo.

Uma maneira prática, segura e precisa de se fornecer vitaminas, aminoácidos e minerais é através de suplementos solúveis em água. Neste veículo, os componentes são distribuídos de maneira uniforme, com menos esforço mecânico para homogeneização e menor exposição aos agentes físicos. Vale lembrar ainda, que as situações estressantes provocam uma redução no consumo de ração, mas não de água.

Um fator importante a se considerar na suplementação via água é com relação à dispersão e forma de apresentação dos suplementos utilizados, pois a formação de grumos e sedimentos pode comprometer a dose fornecida por ave, além do entupimento do sistema de distribuição de água. Isto pode ocorrer especialmente quando são utilizados produtos de baixa solubilidade na água. Essa dificuldade pode ser contornada através da utilização de suplementos líquidos, que satisfaçam as necessidades de aminoácidos, vitaminas e minerais em um só produto, que possuam solubilidade completa em água e, portanto, livres de risco de entupimentos.

Considerando todos esses aspectos, a suplementação via água se mostra vantajosa, pois é livre de risco quando realizada com produtos de alta solubilidade, componentes de boa qualidade e processamento seguro.

Este artigo foi publicado originalmente na Revista A Hora do Ovo Edição 90 - Agosto/setembro de 2018. Confira na revista disponível na web: REVISTA A HORA DO OVO 90

avatar

KATIA RODRIGUES BRADASCH Autor

Médica veterinária - CRMV 2927/PR

tag: Suplementação em água para aves ,

0 Comentários