Do laboratório para o mundo: PhageLab e a Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana
Neste artigo de Pablo Cifuentes, fundador e CTO da PhageLab, uma reflexão e as soluções para o grande desafio mundial da resistência antimicrobiana.
A Semana Mundial de Conscientização sobre Resistência Antimicrobiana (RAM) – que acontece anualmente entre os dias 18 e 24 de novembro - destaca um dos desafios globais de saúde mais significativos do nosso tempo: a resistência antimicrobiana (RAM). Essa crise afeta a saúde humana e animal, desafiando a eficácia dos antibióticos e colocando vidas em risco em todo o mundo.
A RAM ocorre quando as bactérias evoluem para resistir aos medicamentos projetados para eliminá-las, tornando os tratamentos menos eficazes. A Organização Mundial da Saúde relata que a RAM já é responsável por aproximadamente 1,3 milhão de mortes anualmente, um número que deve aumentar sem ação.
É aí que os bacteriófagos oferecem uma solução única e adaptável para lidar com bactérias nocivas, incluindo aquelas resistentes a antibióticos. Os fagos podem eliminar cepas bacterianas multirresistentes diretamente, reduzindo a dependência de antibióticos ou permitindo um retorno ao seu uso responsável. Além disso, os bacteriófagos podem trabalhar sinergicamente com antibióticos, aumentando sua eficácia e estendendo sua vida útil. Essa abordagem de precisão também beneficia os ecossistemas circundantes ao proteger bactérias benéficas e reduzir impactos indesejados.
Na PhageLab, estamos comprometidos em promover soluções sustentáveis e baseadas na ciência que protejam a saúde entre espécies, ambientes e comunidades. Nossos esforços se alinham com o impulso global para combater a RAM por meio da inovação sustentável, redefinindo a agricultura sustentável ao fornecer soluções baseadas em bacteriófagos que comprovam seu valor onde mais importa: na granja, na fazenda, nas áreas produtivas.
Nossas inovações demonstraram sucesso em mercados de alto valor como o Brasil, navegando por regulamentações rígidas e alcançando impacto no mundo real. Na luta contra a RAM, essas tecnologias promovem o uso responsável de antibióticos, melhorando a produtividade e reduzindo surtos, ao mesmo tempo em que abrem caminho para um futuro agrícola mais resiliente e produtivo.
Mas, essa luta requer um esforço coletivo. Governos, organizações, indústrias e pesquisadores devem se unir para promover o gerenciamento de antibióticos, investir em soluções alternativas e promover a conscientização. Com o poder da ciência, colaboração e ação informada, podemos mudar o curso dessa crise, salvaguardando o futuro da saúde humana, animal e ambiental.
PABLO CIFUENTES Autor
Fundador e CTO da PhageLab
tag: Semana Mundial de Conscientização sobre Resistência Antimicrobiana , Pablo Cifuentes , PhageLab , bacteriofagos ,