Mini Tour de Golfe põe a Capital do Ovo no circuito profissional
Criadores do evento elogiaram a organização, a recepção e a estrutura do campo do Bastos Golf Club, e destacaram a qualidade dos caddies.
Os golfistas profissionais que participaram da etapa de Bastos do Mini Tour, com o avicultor Leonardo Yoshikawa, organizador |
A Capital do Ovo brasileira, a cidade paulista de Bastos (SP), entrou no circuito profissional de golfe entre os dias 23 e 25 de junho, quando sediou a 4ª etapa do Mini Tour Profissional de Golfe. Organizada pelo avicultor e golfista Leonardo Yoshikawa, e pelo golfista profissional Fábio Ferreira, Head Pro do Bastos Golfe Club, a 4ª etapa do circuito profissional teve como sede o Bastos Golfe Club, que conta com campo oficial de 18 buracos e é um dos primeiros campos de golfe do interior paulista.
Entre os amadores do Pro Am, os avicultores Kenji Amano e Jonas Kakimoto e a empresária Dulce S. Yoshikawa |
Famílias pioneiras de Bastos – município fundado em 1928 por imigrantes japoneses – trabalharam pela construção do campo em 1971, entre eles muitos avicultores tradicionais do município. Hoje o Bastos Golf Clube é uma referência no Centro-Oeste Paulista, considerado melhor estruturado que muitos campos de golfe de grandes cidades.
Desde que o Mini Tour Profissional foi criado, em 2009, pelos irmãos Marcos e Paulo Silva, dois apaixonados golfistas de Londrina (PR), essa é a primeira vez que o torneio realiza uma etapa em Bastos. Cidades como Florianópolis (SC), Londrina (PR), São José do Rio Preto (SP) e Campo Grande (MS) já integram a agenda do Mini Tour, evento que tem como chairman o empresário Galvão Bueno, renomado locutor esportivo da Rede Globo. O Mini Tour também conta com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, PGA do Brasil e Bueno Wines. (Leia mais sobre a etapa de Bastos do Mini Tour no link: Bastos, a Capital do Ovo, recebe o Mini Tour Profissional de Golfe)
No site oficial do MTPG (www.mtpg.com.br), os organizadores do Mini Tour ressaltaram a excelência da etapa de Bastos, realizada na semana passada. “O campo do Bastos Golf Clube foi muito elogiado entre os profissionais que sentiram as dificuldades de um campo relativamente curto mas muito técnico e com greens rápidos, dificultando o famoso approach e putter”. E fizeram questão de registrar o agradecimento. “O Mini Tour, em nome dos profissionais, agradece a receptividade que os sócios, funcionários e caddies tiveram com os jogadores, e parabeniza Leonardo Yoshikawa pelo trabalho excepcional e impecável na organização dessa etapa. Esperamos que essa parceria possa ter continuidade nos próximos anos.”
Marcos Silva: elogios à estrutura do Bastos Golf Clube |
Em entrevista à A Hora do Ovo, Marcos Silva fez questão de ressaltar que a estrutura e organização do Bastos Golf Clube surpreenderam a todos os golfistas profissionais que participaram da disputa. “O BGC já é referência em torneios abertos, e agora vimos que sua estrutura não fica a dever em nada a clubes de cidades maiores, tanto em infraestrutura, quanto na qualidade dos caddies (auxiliares dos jogadores) e na qualidade do campo. E a recepção acolhedora que tivemos foi excepcional, as ideias de Leonardo foram muito boas, como a realização da brincadeira de desafio entre os golfistas. O golfe tem que ter esse espírito que tivemos em Bastos, o espírito de diversão. Foi muito bom e esperamos voltar no ano que vem.”
Ao agradecer a todos os que apoiaram o evento, Leonardo Yoshikawa ressaltou os bons resultados do evento. “Tivemos 18 profissionais e seis amadores de alto nível jogando em nosso campo, em evento patrocinado por 44 empresas e apoiadores individuais. E no torneio Pro Am, que reuniu os jogadores profissionais e os jogadores associados do BGC, tivemos 18 equipes, todas com um profissional e três amadores cada uma, numa grande oportunidade de aprendizados para nossos associados. A Clínica de Golfe foi outra atividade que deu oportunidade para patrocinadores e convidados do Clube conhecerem um pouco do golfe. E tivemos ainda o desafio entre os golfistas profissionais, num confraternização descontraída.”
Leonardo já atuou por vários anos como golfista profissional e se mantém muito ativo no esporte, agora como amador. “Como ex-profissional sei da dificuldade para que os jogadores ranqueados mantenham o ritmo de jogo, devido aos poucos eventos profissionais no país. O Mini Tour é uma oportunidade para esse ´treino´, além de possibilitar que clubes menores – como o de Bastos – entrem para o circuito de jogos valendo para o ranking, sejam conhecidos e valorizados. Estou muito satisfeito com os bons resultados e agradeço a todos os meus parceiros no evento e nossos patrocinadores, que viabilizaram o projeto.”
Ronaldo Fracisco foi o grande campeão da etapa de Bastos
Ronaldo Francisco, o campeão, com Leonardo Yoshikawa, o organizador em Bastos: revivendo o BGC |
A 4ª Etapa do Mini Tour de Golfe, realizada em Bastos nos dias 23 e 24 de junho, teve como grande campeão o golfista Ronaldo Francisco, profissional do Quinta do Golfe, patrocinado pela equipe YKP/AZEITE 1492. Como apontou o site do MTPG, Ronaldo venceu de ponta a ponta, jogando em um campo conhecido, pois ele foi profissional do BGC de 2000 a 2009. “Ronaldo abriu cinco tacadas de vantagem no primeiro dia, onde foi o único jogador a quebrar o Par do campo, jogando 68 tacadas (- 4), seguido por três jogadores no Par, Lorenzo de La Rua, Everton Silva e Marcos Silva. No segundo dia, Ronaldo Francisco voltou a jogar abaixo do Par, 71 tacadas (-1), somando 139 tacadas (-5) e sagrando-se campeão por cinco tacadas de diferença. O vice-campeão foi Hélio Cacimiro (Santos São Vicente Golf Club) que somou 144 tacadas (Par) com parciais de 74/70. Na terceira posição ficaram empatados com 146 tacadas (+2) Phillipe Gasnier (Itanhangá Golf Club) com 75/71, Fábio Ferreira (Bastos Golf Club) 73/72 e Marcos Silva (Royal Golf Residence) 72/74.”
Participaram da etapa de Bastos do Mini Tour 2016 os golfistas Alessandro Dantas, Alfredo Coelho, Axell dos Santos, Carlos Pessoa, Denis Kakimoto, Enzo Miyamura, Everton Menezes, Everton Silva, Fabio Ferreira, Gustavo Gouveia, Hélio Cacimiro, Igor Santana, Iorkys Cabrera, Lorenzo de La Rua, Marcos Silva, Odair Lima, Paulo Silva, Philippe Gasnier, Renato Alves, Robison Gomes, Ronaldo Francisco, Tiago Rodrigues e Tiago Silva.
No Pro Am do Mini Tour, amadores e profissionais foram parceiros
O último dia do Mini Tour em Bastos foi dedicado ao Torneio Pro Am, com 18 equipes, cada uma formada por um profissional e três amadores. A equipe campeã foi formada pelo profissional Tiago Silva (RJ) e os amadores Dulce Sacramento Yoshikawa, seu filho Leandro e o neto Guilherme Yoshikawa, de Bastos (SP).
O segundo lugar por equipe ficou com o grupo capitaneado pelo profissional Robson Gomes, com os amadores Nicolau Valiente, Akemi Hirasaki e Miyoko Higashi (de Bastos).
Em terceiro lugar ficou a equipe formada pelo profissional campeão Ronaldo Francisco, e os amadores Claudinei Teixeira, Leonardo Yoshikawa e seu pai, Edison Yoshikawa (ambos de Bastos).
Os patrocinadores
A 4ª Etapa do Mini Tour 2016 teve o apoio de 45 patrocinadores, entre eles, 17 empresas fornecedoras da avicultura, granjas e avicultores. São eles: Antônio Fernando de Francisco Filho, Artabas, Auto Posto Pioneiro Bastos, Baser Agrocenter, Believe & Play Tennis Center Box, Claudinei Postigo, Claudinei Teixeira, Eduardo Tsuru (Totim), Eiji Miyakubo, FortGrãos, Granja Ikeda, Incorbal, Granja Shoji Sato, Granja Tsuru, Granja Uemura, Granja Yoshikawa, Haruo Hayashi, Hotel Luand, Hotel Prudentão , Jorge Auad, Le Marche Bistrô e Emporio Goumet, LRJ Empreendimento Imobiliários , Luciano Iwayama, Marcelo Shinagawa, Marcelo Suhara, Marco Antônio Hirasaki, Mauro Batista, Nabileque Incorporadora, Nelson Caetano Junior Jr., Otávio Lima, Planalto Postura, Regional Telhas, Regivet, Reinaldo Poço, Sanovo, Sasazaki Portas e Janelas, Sérgio Kumagai, Silvio Antunes, SOCEL, TBS TAX & Business Solutions, Tsutomu Shigehara, Uniquímica, Washington Kintaru Nozawa e YES.