Marcelo Maki, Katsuhide Maki e James Nakanishi são os campeões em qualidade

Marcelo Maki, Katsuhide Maki e James Nakanishi são os campeões em qualidade

Concurso que aconteceu no último dia 13 de julho contou com a presença de 13 juízes e uma disputa acirrada entre as 102 amostras de ovos inscritas.

POLOS DO OVO

July 16, 2016

0
../../arquivos/img/2016/7/1056_2795_conteudo_g.jpg
Alfredo Nakanishi, Marcelo Maki e Charles Maki: campeões de qualidade em 2016

 

Com a participação de 102 amostras de ovos inscritas - 56 na categoria ovos brancos, 38 em ovos vermelhos e 18 em ovos de codorna - o Concurso de Qualidade de Bastos 2016 premiou, este ano, duas famílias tradicionais na avicultura de Bastos: as famílias Maki e Nakanishi. Na mais disputada das categorias, Ovos Brancos, o vencedor foi Marcelo Maki e, em Ovos Vermelhos, seu primo Katsuhide Maki. Em Ovos de Codorna, os campeões foram os irmãos Nakanishi, James e Alfredo, que produzem ovos comerciais e ovos de codorna e dirigem uma agroindústria que processa ovos de codorna em conserva, a Cia da Codorna.

Marcelo Maki, que vinha de três conquistas no primeiro lugar na categoria Ovos Vermelhos em 2012, 2013 e 2015 é, pela primeira vez, campeão em Ovos Brancos, a disputa mais acirrada do evento. Com perfil de empresário dinâmico, Marcelo tem quatro granjas próprias e cinco arrendadas, formando um plantel, hoje, de 500 mil aves. Ele disse que não esperava bons resultados neste ano porque teve muitos problemas com a escassez de bom milho e variações de clima. “Quando definimos as amostras para inscrever no Concurso eu percebi que os ovos brancos estavam melhores que os vermelhos, mas não esperava um resultado tão bom”, disse  Marcelo, que emplacou ainda um ótimo segundo lugar em ovos vermelhos.

Ele fez questão de lembrar que sua granja foi fundada pelo pai Satoshi Maki, com quem sempre trabalhou lado a lado. “Ele me deixou muitos bons ensinamentos”, homenageia Marcelo, que recorda seu tempo de criança, quando seu pai iniciou as atividades na avicultura. E, crescendo dentro da granja, foi sempre a avicultura a vocação desse campeão em qualidade.

Seu primo Katsuhide Maki, é um campeão tradicionalíssimo em Ovos Vermelhos. Com o título de 2016, a Granja Katushide Maki soma 11 campeonatos no concurso, e já tem garantido um troféu permanente da disputa, o que só é possível quando a granja é campeã por três vezes consecutivas ou cinco alternadas. E Katshide Maki e seus filhos Charles e Christian Maki já foram campeões nos anos de 1977, 1989, 1990, 1994, 1998, 2002, 2005, 2007, 2011, 2014 e agora, 2016.

Charles Maki explica que o resultado deste ano veio porque os ovos que a granja da família inscreveu tiveram pontuações altas em duas importantes fases da avaliação técnica e alcançaram bons índices na fase da avaliação científica da máquina Digital Egg Tester. “Esse equilíbrio foi muito importante para avançarmos na pontuação”, diz Charles. Seu irmão Christian não estava confiante no resultado por alguns imprevistos de manejo na reta final de alguns lotes da granja. “Foi uma agradável surpresa!”, garantiu Christian Maki.

Com capacidade para alojar 115 mil aves, hoje a Granja Katsuhide Maki aloja, estrategicamente, 90 mil aves. “Temos projetos de melhorias de ambiência para ampliar o alojamento de forma que seja bem viável e, aí, utilizarmos toda a nossa capacidade de alojamento”.

Os irmãos Nakanishi, do Grupo Nakanishi – que engloba ovos comerciais, ovos de codorna e processamento de ovos de codorna -, têm um histórico de vários campeonatos ganhos na categoria Ovos de Codorna, mas nos últimos anos, com o aumento da competitividade das granjas, as disputas se tornaram ainda mais acirradas, permitindo que outras granjas também disputassem em alto nível com os mais tradicionais.

Vindos de uma granja tradicional de ovos comerciais do pai Tsunehiro Nakanishi, os irmãos James e Alfredo ingressaram no ramo da codorna por um desafio proposto pelo pai, que queria ver os filhos se preparando para sucedê-lo. Tsunehiro via que os jovens precisavam ter sua própria empresa para se prepararem como empresários. O resultado é um sucesso, como se vê, não só pelo resultado do Concurso de Qualidade deste ano, como, principalmente, pelo bem-sucedido empreendimento que é a divisão de Codorna do Grupo Nakanishi.

“Estamos muito felizes com o resultado deste ano”, diz Alfredo Nakanishi, que se lembra de quando ele e James começaram com 20 mil aves no segmento da codorna; hoje contam com 310 mil aves, que produzem 320 caixas de ovos de codorna por dia. Desta produção, 70% é processada na indústria do Grupo, a Cia da Codorna. 

Ranking das granjas classificadas

OVOS BRANCOS 

1º colocado: Granja Marcelo Maki – Campeã! Ave: Lohmann /Nutrição: MCassab.

2º colocado: Granja Mizohata – Ave: Dekalb/Nutrição: Nucleopar.

3º colocado: Granja Hirai – Ave: Novogen/Nutrição: Auster.

4º colocado: Yoshio Ono – Ave: H&N/Nutrição: Auster.

5º colocado: Jonas Kakimoto – Ave: Lohmann/ Nutrição: Nutrivet/BRNova.

6º colocado: Eiji Miyakubo – Ave: Hisex/Nutrição: DSM. 

OVOS VERMELHOS 

1º colocado: Granja Katsuhide Maki – Campeã! Ave: Novogen/Nutrição: De Heus.

2º colocado: Granja Marcelo Maki – Ave: Lohmann/Nutrição: MCassab.

3º colocado: Paulo Ueyama – Ave: Hisex/Nutrição: Fatec.

4º colocado: Mércia Morishita – Ave: H&N/Nutrição: Amicil.

5º colocado: Eiji Miyakubo – Ave: Hisex/Nutrição: DSM.

6º colocado: Ricardo Takahashi – Ave: Dekalb/Nutrição: CAB. 

OVOS DE CODORNA 

1º colocado: James Nakanishi – Campeão! Ave: Vicami /Nutrição: Nutron.

2º colocado: Nelson Higashi.

3º colocado: Anita Tolentino de Lima.

Os juízes do Concurso 2016

../../arquivos/img/2016/7/1056_2794_conteudo_g.jpg
 

O Concurso de Qualidade de Ovos 2016 contou com a análise dos ovos a cargo de 13 juízes. São eles: Adriano José Rosseto (Hisex/Hendrix), Anderson de Pontes Silva (Lohmann do Brasil), Bianca Brandão Martins (Alltech), Bruno Henrique Lopes Guastalli (Hy-Line do Brasil), Fábio Martinho de Camargo (MCassab), Fernando Venâncio (Mercoaves), Gabriela Rosado Manfredini (Uniquímica) – juíza-operadora da máquina Digital Egg Tester, Jorge Ikefuti (Delkab/Hendrix), Marcos Roberto Buim (Instituto Biológico de São Paulo – unidade Bastos), Mario Massayuki Nihei (H&N Avicultura), Miguel Valls (Novogen), Paulo Lourenço (Universidade Federal de Uberlândia) e Victório Augusto Chiaramonte (Merial).

A COMISSÃO ORGANIZADORA

../../arquivos/img/2016/7/1056_2796_conteudo_g.jpg
Parte da comissão organizadora do Concurso 2016

 

Assinaram a realização do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2016 os avicultores 

Christian Hideyuki Maki (presidente), Dante Yuji Miyakubo (vice-presidente), Leonardo Sacramento Yoshikawa (tesoureiro), Jorge Hiro Miyakubo (secretário). São membros da comissão também os avicultores Alessandro Higashi, Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Douglas Sato, Fabio Ikeda, Fabio Murakami, Gustavo Shimizu, Luciano Ono, Luis Hirai, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Rodrigo Ono, Sérgio Kakimoto e Wagner Mizohata.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2016)

0 Comentários