Estão definidos os juízes do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos
Doze profissionais da indústria avícola, pesquisadores de instituições renomadas e um operador da máquina Digital Egg Tester já foram escolhidos para a edição 2013.
![]() |
Juízes do Concurso de Bastos representam empresas e instituições brasileiras |
Trabalhando para a realização do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, edição 2013, a comissão organizadora do tradicional evento da Capital do Ovo definiu os nomes dos profissionais que comporão o corpo de jurados deste ano. O Concurso, que acontecerá no dia 17 de julho, dois dias antes da abertura oficial da 54ª Festa do Ovo de Bastos, é o único do Brasil e um dos poucos no mundo.
A cada ano, os juízes têm um desafio maior, pois tem sido visível a evolução da qualidade dos ovos inscritos e, portanto, o nível de competitividade entre os participantes. Assim, os critérios científicos adotados são bem decisivos na avaliação dos juízes que, por sua vez, levam toda a sua experiência e conhecimento no setor avícola para agregar valor ao concurso. A comissão julgadora analisa amostras de ovos comerciais e de codorna que estarão inscritos no concurso, obedecendo a critérios rígidos adotados pela comissão organizadora.
Por 6 a 8 horas, os juízes, divididos em quatro grupos, inspecionam, analisam, tiram e acrescentam pontos nas amostras de ovos inscritas, sempre de acordo com os critérios científicos de qualidade interna e externa dos ovos. À nota dos juízes são acrescentados os resultados conferidos por uma moderna máquina digital com leitura a laser, a Digital Egg Tester, que neste ano será operada por Paulo Sérgio Ito, da ATM Bastos, empresa proprietária do equipamento.
Muito disputado devido à força mercadológica e comercial cada vez maior que os resultados conferem às granjas campeãs, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos tem cerca de 50 anos e integra a agenda de eventos da Festa do Ovo de Bastos, maior acontecimento da postural comercial no Brasil.
Veja a lista completa dos juízes da versão 2013 do Concurso de Qualidade de Ovos e as empresas e instituições da qual fazem parte.
Os juízes:
Ademir Moreira (Granja Planalto)
Danilo Pereira (Unesp-Tupã)
Fabio Henrique Pacanaro (Novogen)
Fernando Venâncio (Mercoaves)
José Roberto Medina Garcia (BR Nova)
Mario Nihei (H&N Avicultura)
Matheus B. Rodrigues Alves (Lohmann do Brasil)
Nilce Maria Gama (Instituto Biológico de São Paulo – unidade de Bastos)
Rafael Kuiavski (Interaves)
Ricardo Ito (Nutron-Grupo Provimi)
Sergio Abe (Amicil)
Vitor Sperandio Arantes (Hy-Line do Brasil)
Paulo Sergio Ito (ATM Bastos) – operador da máquina Digital Egg Tester