Docente de zootecnia da Universidade FederaL Fluminense visita Bastos

Docente de zootecnia da Universidade FederaL Fluminense visita Bastos

Cristina Togashi esteve na Capital do Ovo prospectando parceria entre a UFF e a unidade de pesquisa em aves do Instituto Biológico de São Paulo.

POLOS DO OVO

abril 10, 2013

0
../../arquivos/img/2013/4/324_723_conteudo_g.jpg
Cristina Togashi e Nilce Soares: parceria institucional

A unidade de Bastos do Instituto Biológico do Estado de São Paulo recebeu nesta semana a visita de Cristina Kimie Togashi, professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela atendeu ao convite da médica veterinária Nilce Maria Soares, pesquisadora da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento – aves de postura, unidade do Instituto Biológico em Bastos. A intenção é intensificar a colaboração de estudos entre as duas instituições, agora com foco em produção e zootecnia. A unidade bastense do IB já tem um trabalho de parceria institucional com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Cristina, que já trabalhou em pesquisas na UNPD/IB de Bastos por cinco anos antes de seguir a carreira acadêmica, aproveitou a ida à Capital do Ovo para fazer uma atualização em campo, visitando granjas de diferentes perfis. Acompanhada por Nilce, ela esteve na Granja Nagano, que investe em automação, modernizando sua operacionalização. As duas pesquisadoras também estiveram em visita à Granja Oscar Takano, especializada em ovos vermelhos e, no município de Tupã, visitaram a Ovos Gema Caipira, granja dedicada à produção de ovos caipiras.

A pesquisadora Nilce Soares já tem confirmado que em junho o laboratório de Bastos (como a instituição é conhecida na Capital do Ovo) receberá também a visita da professora e pesquisadora Virgínia Léo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFF. Em pauta, a atualização de alguns estudos conjuntos já em andamento, além da intensificação de estágios de estudantes da Universidade Federal Fluminense no laboratório e em granjas bastenses.

(A Hora do Ovo) 

0 Comentários