A partir de sexta-feira, dia 14 de julho, Bastos vive sua 58ª Festa do Ovo

A partir de sexta-feira, dia 14 de julho, Bastos vive sua 58ª Festa do Ovo

Maior evento da avicultura de postura brasileira, a Festa do Ovo de Bastos amplia seu espaço de exposição este ano e espera avicultores de todo o país.

POLOS DO OVO

julho 12, 2017

0
../../arquivos/img/2017/7/1241_3669_conteudo_g.jpg
A tecnologia do momento em exposição na Festa do Ovo de Bastos

A Festa do Ovo, o maior evento da avicultura de postura brasileira, terá sua edição 2017 em Bastos (SP), neste terceiro final de semana de julho, de sexta – dia 14 – a domingo, com portões abertos para o público em geral. Na noite de quinta-feira, a feira avícola do evento abre apenas para avicultores, técnicos e autoridades avícolas convidados e os expositores. 

A Festa do Ovo é o mais importante e tradicional evento de Bastos, município do Oeste Paulista que é o maior produtor de ovos do Brasil. Ele é conhecido como Capital do Ovo, e produz cerca de 20 milhões de ovos por dia nas granjas de sua microrregião, área econômica que o Ministério da Agricultura denomina de Bolsão de Bastos.

A Festa do Ovo é promovida pela Prefeitura Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba), e já está em 58ª edição.  Sua programação é intensa, com eventos técnicos, o Concurso de Qualidade de Ovos, ampla e diversificada exposição de empresas fornecedoras para o segmento avícola, uma tenda especial para a venda de omeletes recheadas feitas na hora, além de uma praça de alimentação e apresentações da cultura japonesa. É que Bastos foi colonizado, em 1928, por um grupo de imigrantes japoneses e guarda muito da cultura oriental na comunidade.

Para a avicultura brasileira, a Festa do Ovo é o grande momento de confraternização de produtores locais e de todo o país, exposição de novidades no mercado da postura comercial, em equipamentos, medicamentos, nutrição animal, serviço de tecnologia, genética, entre muitos outros produtos e serviços de apoio à produção de ovos de galinha e de codorna.

Os expositores

As empresas e entidades que estarão com estandes no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe confirmadas são: Yamasa, Huhtamaki, Hy-Line do Brasil, Biovet, Planalto Postura, Tekal Equipamentos, Cartomec Embalagens, Elio Takashi Yamauchi e Boehringer Ingelheim, Agroceres Multimix, Mercoaves, Fatec, Ceva, MSU – Comércio e Representações, A.T.I. Plasson, Zoetis, Lohmann do Brasil, Merck Sharp & Dohme Saúde Animal, Rotoplast Indústria de Climatizadores, Quinabra, H & N Avicultura, Vicami Codornas, Gessulli Agribusiness, Compu-Software, Biocamp Laboratórios, Hydrobirigui, Spuma Pac, Ovotron Indústria e Comércio de Máquinas, Dorset Green Machines, Agro Select, Lepack Embalagens, Ald Distribuidora, Elanco Saúde Animal, DSM Produtos Nutricionais, Vencomatic do Brasil, Indústria de Ração Patense, Adasebo Produtos Animais, Sicoob Cocred Cooperativa de Crédito, Kilbra Trading Equipamentos para Avicultura, Videojet do Brasil, GN9V, BRNova Sistemas Nutricionais, Big Dutchman Brasil, Artabas, Sisgra – Sistema de Gerenciamento Avícola, Novogen, J. Rettenmaier Latinoamericana, Max Film Indústria de Plásticos, Suiaves Comércio de Produtos Veterinários, Wisium, Hendrix Genetics, Vaccinar, Blyster Sul, Dosatron Internacional, Indústria Bandeirante de Plásticos, Isoeste Isolantes Térmicos, Tupã Agro Avícola, Nano Automações Industriais, Pleyades Comércio de Produtos Pecuários, Vetanco do Brasil, Aeromaq, All Filmes, Aoki, Trouw Nutrition, Sunnyvale, Sanovo Greenpack, Dalmak Equipamentos para Embalagens, Agrolayers, Álvaro Shoji Matsuda, Biogenic, Phibro Saúde Animal, M. Cassab, Regivet Comércio e Representação de Produtos Veterinários, Instituto Ovos Brasil e Delta Center Equipamentos Eletro-eletrônicos.

Na área externa estavam confirmadas até o final de junho as empresas, Lapônia Sudeste, Otsubo & Cia., Proeste Tupã, Via Japan, 5ª Roda e Ecopak Telhas e Chapas Termoecológicas.

Mais sobre a Festa do Ovo

../../arquivos/img/2017/7/1241_3668_conteudo_g.jpg
Movimento nos estandes garante encontros e negócios

A 58ª Festa do Ovo começa oficialmente no dia 14, sexta-feira, mas antes, na quinta-feira, dia 13, tem um importante evento que também faz parte da programação do evento:  é o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, tradicional desde os tempos pioneiros da avicultura no Brasil. A recepção de ovos para inscrição no Concurso de Qualidade de Ovos, começa, na quinta às  10h, no Salão de Eventos Alto Astral, na Rua Presidente Vargas, 680. Ainda neste mesmo dia, ás 12h00, haverá o encerramento da recepção de ovos. Na sequência, às 13h00, será realizado o julgamento do Concurso de Qualidade de Ovos. A partir das 18h, do dia 13, será aberto o pavilhão central do Recinto de Exposições, apenas para expositores, avicultores e convidados ligados ao segmento de postura comercial. Haverá um coqutel de recepção até as 21h30.

Na sexta-feira, dia 14, começa oficialmente a 58ª Festa do Ovo. Das 7h às 13h será realizado o 43º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e 40ª Jornada Técnica (promoção Sindicato Rural de Bastos), no salão da Acerb (Associação Cultural e Esportiva Rural de Bastos), na Rua Duque de Caxias, 704, Centro de Bastos (SP).

Durante o evento haverá café da manhã, diversas palestras com profissionais ligados ao setor avícola e almoço de confraternização, que marca o encerramento do Encontro de Avicultores.

A abertura oficial da 58ª Festa do Ovo será realizada a partir das 14h00 no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, com as seguintes atrações: Cerimônia do Chá; Exposição Agro-Avícola, Industrial e Implementos; Exposição de Pintura; e Feira do Verde.

Às 19h00 haverá apresentação de Karaokê (Bastos Karaokê Aiko Kai), Bailados japoneses (Acenba Buyou Kai), na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições. A partir das 20h00 tem apresentação de dança da Academia de Judô Bastos Ballet. Às 20h30 tem apresentação com Nobuhiro Hirata e Requios Gueinô Doukoukai Eisa Taikô (Tambores de Okinawa) – Marília (SP) e encerramento das exposições no pavilhão central (21h30).

A partir das 22h30 tem show sertanejo com a dupla Thaeme & Thiago no palco do Recinto de Exposições.

No sábado, dia 19, a programação das 12h00 às 18h00 é a seguinte:

09h00 – 1ª Corrida da Festa do Ovo (6 km de corrida e 3km de caminhada) - local da largada será na entrada principal do Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”.

10h00 - 1º Corrida Kids da Festa do Ovo.

12h00 - reabertura do recinto de exposições para visitação pública.

14h00 - Copa Bastos de Judô “Festival” no Centro de Treinamento de Judô “Professor Uichiro Umakakeba”;

14h00 - entrega de prêmios e troféus aos avicultores classificados no Concurso de Qualidade de Ovos no Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”; 16h30 - entrega de certificados aos expositores;

18h00 - apresentação da Associação de Capoeira “A Paz Criança Brasil” com o mestre John Lennon, em frente do palco do recinto de exposições.

Ainda no sábado haverá as seguintes atrações:

19h00 - apresentação de Taikô (Shooryuu Daiko de Bastos) na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

19h10 - Bailados Japonês (Acenba Fujinkai - professora Missako Mitsuishi); 19h20 - show com Satiko Ono e Takeshi Nishimura de São Paulo (SP);

20h00 – apresentação do Studio de Dança Adriana Manzano;

20h20 - Bailados Japonês (Acenba Fujinkai - professora Missako Mitsuishi); 20h30 - show do Grupo Wakadaiko da Acema de Maringá (PR);

21h30 - encerramento das exposições no pavilhão central;

21h40 - Studio de Dança Adriana Manzano na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

23h00 show com a cantora Mariana Fagundes no palco do recinto de exposições.

A 58ª Festa do Ovo encerra no domingo (16), sendo que as atrações durante o dia são as seguintes:

08h30 - Copa Bastos de Judô no Centro de Treinamento de Judô “Professor Uichiro Umakakeba”;

10h00 - apresentação de Karaokê e Bailados Japonês na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

11h30 - show Satiko Ono e Takeshi Nishimura de São Paulo (SP);

12h00 - reabertura do recinto de exposições para visitação pública;

12h00 - Studio de Dança Adriana Manzano, na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

12h20 - apresentação de alunos da Escola Japonesa Acenba; 12h30 - apresentação de Karaokê e Bailados Japonês;

15h00 - sorteio do 30º Cestão Avícola no Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”;

15h30 apresentação de Taikô ( Hibiki Wadaiko de Marília) na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

16h00 - Bon Odori.

A noite estão agendadas as seguintes atrações:

19h00 - 5º Concurso da Maior Comedora de Ovos de Codorna, na Tenda Japonesa no Recinto de Exposições;

19h30 - 21º Concurso Maior Comedor de Ovos;

20h00 - encerramento das exposições no pavilhão central;

21h00 show sertanejo com a dupla Hugo & Tiago, no palco do recinto de exposições.

(A Hora do Ovo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Bastos e site Bastos Já. Fotos: Teresa Godoy)

0 Comentários