Jornada Técnica de Bastos estabelece regras de prevenção à influenza aviária
Evento que acontece no dia 14 de julho, na programação da Festa do Ovo 2023, estabelece rigorosas medidas para a segurança sanitária.
Entidade organizadora da Jornada Técnica 2023 - evento que acontece no dia 14 de julho, durante a Festa do Ovo -, o Sindicato Rural de Bastos criou um protocolo especial para a prevenção da influenza aviária durante o evento. Segundo a direção da entidade, o objetivo é garantir a segurança sanitária e prevenir a disseminação da influenza aviária. A doença, que já tem 58 focos no país, detectados desde maio em aves silvestres e um em aves de subsistência, está merecendo a atenção de todas as entidades do setor avícola e órgãos governamentais ligados à defesa sanitária.
As medidas de prevenção, segundo o Sindicato Rural de Bastos, foram estabelecidas dentro de sete itens, que seguem, conforme nota da entidade enviada à imprensa: “Antes do evento, um amplo trabalho de conscientização está sendo realizado para destacar a importância da prevenção da influenza aviária. Comunicados estão sendo enviados por e-mail, WhatsApp, publicações em redes sociais e outros meios de comunicação relevantes, a fim de informar os participantes sobre as medidas adotadas durante a Jornada Técnica”, indica a direção do Sindicato.
Confira as medidas adotadas:
CONTROLE DE ACESSO
Será realizado um controle de acesso rigoroso, com o registro de todos os participantes, incluindo seus nomes, números de contato e informações sobre a criação de aves. Durante o check-in, os participantes também deverão declarar se possuem aves doentes em suas propriedades.
MEDIDAS DE HIGIENE PESSOAL
Na entrada do evento, um tapete sanitizante estará disponível para que os participantes possam limpar as solas dos sapatos, reduzindo a disseminação de possíveis patógenos. Além disso, os participantes serão orientados a tomar um banho antes do evento, trocar de roupas e sapatos.
Estações de higienização das mãos, com dispensadores de álcool em gel, serão instaladas em pontos estratégicos do local.
RESTRIÇÃO DE CONTATO COM AVES
Como medida preventiva, não será permitida, em nenhuma circunstância, a entrada de aves vivas no local do evento. Os participantes também serão orientados a evitar o contato direto com aves durante a Jornada Técnica e durante sua estadia em Bastos.
VENTILAÇÃO ADEQUADA
Será garantida uma boa ventilação no local do evento para reduzir a concentração de partículas de ar contaminado.
LIMPEZA E DESINFECÇÃO
Superfícies de contato frequente serão limpas regularmente, utilizando produtos de limpeza adequados para combater a influenza aviária.
MATERIAL DE APOIO
Será disponibilizado material informativo sobre a influenza aviária, fornecido pelo Sindicato Rural de Bastos e pela Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo para todos os participantes do evento.
MEDIDAS EXTERNAS
Será estritamente proibida qualquer forma de visita às granjas. Os avicultores de Bastos devem reforçar os cuidados com a biossegurança, controlando rigorosamente o acesso de pessoas a suas propriedades. Todos os colaboradores e envolvidos na cadeia produtiva devem cumprir rigorosamente as medidas de biossegurança, incluindo a troca de roupas e sapatos, além de tomar banho antes de entrar nas granjas. As aves devem ser mantidas protegidas e sem contato com aves externas. É de suma importância realizar verificações periódicas das telas dos aviários para identificar possíveis entradas para aves de vida livre e realizar a manutenção constantemente. É essencial que o arcolúvio esteja funcionando com desinfetante de glutaraldeído.
Reforçar as medidas de biossegurança é fundamental para prevenir a disseminação da influenza aviária e proteger a saúde das aves. A colaboração de todos os envolvidos na cadeia produtiva é essencial para garantir a biossegurança e a sanidade do setor avícola.
O Sindicato Rural de Bastos está comprometido em realizar um evento livre da influenza aviária, contando com a colaboração de todos os participantes. Juntos, podemos assegurar a proteção e o bem-estar das aves, promovendo a segurança da criação avícola.”
(A Hora do Ovo, com informações do Sindicato Rural de Bastos. Foto: Teresa Godoy/ A Hora do Ovo)
tag: Jornada Tecnica de Bastos , Sindicato Rural de Bastos , influenza aviaria , Festa do Ovo de Bastos , biosseguridade , prevençao à influenza aviária ,