Cinco juízes avaliam os ovos no 2º. Concurso de Qualidade do Nordeste

Cinco juízes avaliam os ovos no 2º. Concurso de Qualidade do Nordeste

A comissão julgadora do Concurso, este ano, foi reduzida para atender às regras da pandemia do novo coronavírus; os profissionais integram a cadeia avícola pernambucana.

POLOS DO OVO

outubro 16, 2020

0

Está acontecendo até as 13 horas desta sexta-feira, dia 16 de outubro, a 2ª. edição do Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste, realizado dentro da programação da Semana do Ovo 2020. O evento, que está acontecendo no laboratório da EPE - Produtos Agropecuários, em Garanhuns (PE), está sendo transmitido pelas redes sociais do AviculturaDoNordeste.com.br, AVIPE e NEAVI, organizadores do concurso.

Integram a comissão julgadora os profissionais Kemina Azevedo, zootecnista do Sebrae; Heraldo Bezerra, zootecnista da UNIFAVIP; Luanna Sales, zootecnista da Granja Ovo Novo; Priscilla Rocha, médica veterinária da Ceva Saúde Animal; e Joyci Torres de Paula, da MSD.

A segunda edição do Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste segue todas as regras sanitárias de prevenção à Covid-19 e acontece sem público, apenas com a equipe de juízes reduzida e o mínimo de pessoas necessárias para o evento acontecer.

NOVO FORMATO POR CAUSA DA PANDEMIA

Com novo formato, assim como aconteceu nos dois concursos de qualidade de ovos do Espírito Santo, realizados no dia 9 de outubro, os participantes e o público do concurso pernambucano também acompanham as etapas e o anúncio dos ganhadores com transmissão ao vivo pelas redes sociais. "Essa foi a opção dos organizadores diante da pandemia por Covid-19", informa Danillo Cavalcante, do Núcleo de Estudos em Avicultura da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. O NEAVI é um dos organizadores do evento, junto à AVIPE, a Associação Avícola de Pernambuco, e o site Avicultura do Nordeste.

Cavalcante salienta que, para o setor, "o Concurso reafirma a vocação que Pernambuco e a Região Nordeste possuem para a atividade avícola e a produção de um ovo de qualidade”. O professor, que também colaborou na realização da primeira edição do concurso, em 2019, salienta que a região do agreste pernambucano produz diariamente mais de 10 milhões de ovos. "Isso coloca Pernambuco na quarta colocação no ranking dos estados que mais produzem ovos no Brasil”, confirma Cavalcante, que é zootecnista, professor da UFAPE e coordenador do NEAVI.

“Nós do NEAVI temos realizado diversos trabalhos para avaliar a qualidade dos ovos em diferentes formas de armazenar o alimento; assim, participar na organização de um concurso dessa temática é muito positivo para o grupo. Além disso, fortalece os laços entre a Universidade e os produtores, caminhando para um resultado com maior força e expressão”, analisa.

A Hora do Ovo está acompanhando o 2º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste e divulgará o resultado tão logo a comissão organizadora do evento revele os campeões de 2020 no agreste pernambucano.

(A Hora do Ovo, com informações dos organizadores do 2º. Concurso de Qualidade de Ovos do Nordeste. Fotos: Eduardo Valença)


0 Comentários