Bastos adia Festa do Ovo; evento que aconteceria em julho será realizado entre 27 e 31 de agosto

Bastos adia Festa do Ovo; evento que aconteceria em julho será realizado entre 27 e 31 de agosto

Prefeitura, Acenba e Sindicato Rural de Bastos, realizadores do evento, concordaram com a decisão que visa proteger o município e a avicultura da influenza aviária.

POLOS DO OVO

maio 28, 2025

0

A tradicional Festa do Ovo de Bastos, em sua 64ª edição, não acontecerá este ano no mês de julho. O evento foi adiado e será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto.

A decisão foi anunciada na tarde deste 28 de maio pelos realizadores da Festa e da feira avícola: a Prefeitura de Bastos, a Acenba (Associação Cultural Nikkey) e o Sindicato Rural, entidade que representa os avicultores da região de Bastos.

O motivo é resguardar o município nesse momento de alerta após a confirmação de um foco de influenza aviária no Rio Grande do Sul, no dia 15 de maio, fato inédito no Brasil que acendeu o sinal vermelho para toda a cadeia avícola brasileira.

Em Bastos não foi diferente. O município que é o maior produtor de ovos do Estado de São Paulo e um dos maiores do país, tem na avicultura 70% de sua base econômica, o que significa uma região largamente atrelada à produção de ovos, seja com empregos diretos e indiretos, seja com uma rede de produção de insumos, tecnologia e indústrias que atendem e dependem da avicultura regional.

Segundo Cristina Nagano, presidente do Sindicato Rural de Bastos, “foi uma decisão muito difícil de tomar, mas estamos pensando num bem maior; nós estamos falando da economia do município, da preservação da atividade primária do nosso município”. A presidente do Sindicato também é avicultora e tem sido uma liderança forte no Estado de São Paulo no debate sobre a influenza aviária e em ações para proteger a avicultura paulista.

“Tivemos várias reuniões com produtores de ovos para debater esse tema, e foi muito doído ter que mexer na data da Festa do Ovo. Pedimos desculpas aos nossos patrocinadores e aos nossos parceiros e agradecemos à Prefeitura e à Acenba, que acolheram o pedido do Sindicato Rural de Bastos para o adiamento da Festa do Ovo”, explicou Cristina. 

Sobre a escolha da nova data, a presidente do Sindicato Rural de Bastos explicou que o novo período fica no intervalo entre os meses de maio e setembro, período que inclui os meses de migração das aves silvestres no Brasil. “Transferir a Festa do Ovo para a última semana de agosto foi muito estratégico para que possamos acompanhar daqui para a frente o esfriamento dos casos da doença no país”. E ressaltou o importante trabalho que vem sendo muito bem-feito pela Secretaria do Estado e Ministério da Agricultura, em defesa da avicultura paulista e brasileira.

“Dessa forma, temos a oportunidade de ir acompanhando a situação, ver como ela seguirá e, em último caso, se voltar a acontecer problemas com a influenza, ter, então, o cancelamento da Festa. É nossa prioridade realmente proteger o município”, enfatizou.

Outro motivo para a escolha da nova data, segundo Cristina, foi dar o tempo necessário para que pudessem ser remanejados os contratos firmados com o evento e os patrocinadores tivessem o menor prejuízo possível.

Em relação à Jornada Técnica, que é organizada pelo Sindicato Rural de Bastos dentro da programação da Festa do Ovo, ela acontecerá no dia 28 de agosto. Os palestrantes concordaram em manter sua participação no evento, sem cobrar multa, e o Concurso Estadual de Qualidade de Ovos, também organizado pela entidade, será realizado no dia 26 de agosto, com o apoio da Secretaria da Agricultura do Estado e parceiros oficiais.

“Nós queremos continuar contando com a participação de todos, de toda a cadeia de ovos. Muito nos orgulha ter a mais tradicional feira de avicultura do Brasil e torcemos para que não voltemos a ter novos casos para que possamos realizar uma Festa do Ovo segura na última semana de agosto.”

PREFEITURA E ACENBA APOIARAM A DECISÃO

Preocupado em informar a população de Bastos e região e a cadeia avícola como um todo, o Prefeito de Bastos, Kleber Lopes, fez questão de destacar que não se tratava do cancelamento do evento, como vinha sendo comentado. “É o adiamento da data”, reforçou.

“Tomamos essa decisão em conjunto para favorecer a economia porque a cadeia produtiva da avicultura favorece, somente em Bastos, 3000 trabalhos diretos, 10.000 indiretamente, e representa 70% da economia local”, comentou. “Além disso, a Festa do Ovo é um evento que muito orgulha a todos nós de Bastos, é um evento importante para o município, para a região e para a cadeia avícola do Brasil.”

O prefeito explicou que a Festa é uma realização conjunta, cuja participação da Prefeitura é oferecer infraestrutura, segurança, recursos humanos e agenda de shows populares. A Acenba é responsável pelas áreas administrativa e de estandes na feira agroavícola ; e o Sindicato Rural entra com o apoio dos avicultores, com a realização da Jornada Técnica e do Concurso de Qualidade de Ovos.

Takaharu Ebisawa, presidente da Acenba, uma das mais tradicionais entidades de origem japonesa do município e parceira na realização da Festa do Ovo, agradeceu a oportunidade de poder esclarecer o adiamento do evento. “É mais do que uma obrigação nossa atender ao pedido do Sindicato Rural porque a influenza aviária é muito preocupante para todos nós, de Bastos e do Brasil.”

(A Hora do Ovo, em cobertura na coletiva em Bastos SP)

tag: Festa do Ovo , Sindicato Rural de Bastos , Prefeitura de Bastos , Acenba , influenza aviaria ,

0 Comentários