Tecnologia japonesa revoluciona o uso da água para a avicultura

Tecnologia japonesa revoluciona o uso da água para a avicultura

Equipamento da Dileka devolve as propriedades físicas da água, levando qualidade ao bebedouro da ave e ajudando a prevenir doenças.

Ovonews

julho 16, 2014

0
../../arquivos/img/2014/7/656_1503_conteudo_g.jpg
Kakimoto e o equipamento instalado em 10 pontos da granja

Fundamental na vida da ave e imprescindível na formação do ovo, a água vem ganhando o status merecido por sua importância na avicultura moderna. Hoje se fala especialmente da qualidade da água fornecida aos animais para a produção da proteína que o mundo tanto enaltece para alimentar a humanidade.

Foi pensando no bem-estar humano, animal e vegetal que o arquiteto japonês Kikuo Tamura inventou a Dileka, um equipamento que nasceu inspirado na observação da natureza e que hoje atende produtores de diversos países do mundo, oferecendo água pura em condições similares à da natureza. Com a tecnologia Dileka a água recupera suas propriedades físicas originais, ou seja, baixa tensão na superfície, maior poder dissolvente, poder antioxidante, maior assimilação hídrica, tanto para seres humanos quanto para plantas e animais, e inibição de algumas bactérias.

Trata-se de um tubo feito com duas seções de metal que protegem um sistema de compartimentos de material composto, conhecido como cerâmica Atom Chips. A água que flui através dessa cerâmica passa por uma série de movimentos de vórtice ao mesmo tempo, recebendo raios infravermelhos emitidos pela cerâmica. Essas ondas elásticas exercidas sobre a água, junto com a energia proveniente dos infravermelhos, produzem uma ionização da água de 4 a 5 vezes maior que o habitual.

Representando o produto para a avicultura, o avicultor bastense Sérgio Kakimoto se encantou com o produto ao conhecê-lo através de um folheto promocional. Curioso, como todo bom pesquisador, Kakimoto, que também mantém uma granja com a família em Bastos, no Oeste Paulista, resolveu experimentar o equipamento há um ano. O resultado tem sido aves mais sadias, ovos de maior qualidade e a criação de uma barreira mais segura contra bactérias nos galpões, e fungos, na sala de ovos.

Na Granja Kakimoto, dirigida pela família do Sérgio e uma das mais tradicionais da região, o equipamento é utilizado para filtrar a água de bebida da ave, para lavar os ovos e sanear os galpões. “A água que passa pela Dileka tem o poder de desinfecção; a ave passa a ter maior poder de absorção da ração; no depósito de ovos, ela é perfeita para quem está com problema de apodrecimento de ovos por fungos”, indica Kakimoto, que viu o problema reduzir substancialmente em outras granjas do interior paulista.

Na sua propriedade, Kakimoto começou usando no pinteiro. “Com os resultados, também instalei o equipamento nos galpões de codorna, seguido dos galpões de aves mais velhas”. Hoje, o avicultor tem 10 equipamentos instalados na granja, divididos por setores. Sua intenção é instalar mais 5 até o ano que vem.

Toda granja precisa ter água de excelente qualidade para suas aves e é exatamente isso que o equipamento da Dileka oferece ao filtrar a água, tornando-a pura para o uso na empresa ou mesmo em residências. Sem produtos químicos e sem utilizar energia elétrica – o equipamento funciona apenas com a pressão do líquido - a água filtrada pela Dileka reduz a oxidação e os radicais livres, impede o aparecimento de bactérias, como E.coli, legionella e salmonelas, e diminui o uso de produtos químicos nos galpões e até mesmo nas salas de ovos. “No Japão, muitos avicultores utilizam a água filtrada pela Dileka para lavar ovos. Ela auxilia na limpeza e diminui a quantidade de contaminantes. Com isso, aumenta o tempo de prateleira do ovo”, indica Kakimoto, que ficou tão satisfeito com os resultados que passou a representar o equipamento.

O avicultor também tinha um problema com codornas, com perdas de até 10% em 50 mil em idade de formação. Hoje, essa mortalidade caiu para 2,5%. “Acho fantástico! Em galinhas, na fase de pintainhas, percebi que diminuiu bastante a mortalidade. Na produção também. E houve melhora na qualidade interna do ovo.”

Em experimento realizado numa granja de 45 mil frangos, codornas e perus em Kyoto, no Japão, o uso da água filtrada pela Dileka ajudou a reduzir em 50% a mortalidade das aves, aumentando o peso, sabor e resistência dos ovos em poedeiras. Os resultados positivos também são vistos na limpeza das gaiolas e na redução dos ataques de insetos ou doenças.

No mercado japonês desde 2002, a tecnologia Dileka chegou ao Brasil em 2012 e tem demonstrado seus resultados positivos, também, na lavoura, na produção de flores e na saúde animal. “A Dileka realmente melhora a performance da água”, sintetiza Sérgio. “Estou usando e estou muito satisfeito.”

SAIBA MAIS. Dileka do Brasil - Fone (11) 2659-4061. Email: contato@dileka.com.br. Representante para avicultura: Empresa Enerbio – Sérgio Kakimoto - Fones (14) 3478-6428 - (14) 9 9683-4300 (Vivo) – (14) 99124-8401 (Claro). Email: enerbio.bastos@gmail.com.

(A Hora do Ovo - Publicado também na revista A Hora do Ovo Impressa - Edição 68)

0 Comentários