Recinto Kisuke Watanabe, em Bastos (SP) terá novo pavilhão na Festa do Ovo
Área de exposição saltará de 2.600 m² para 3.980 m²; para viabilizar a obra, Acenba – co-promotora do evento - contará com verbas próprias e doadas por empresas.
Espaço da Festa do Ovo cresce 53% em 2018 |
Bastos terá mais um bom motivo para celebrar seu aniversário de 90 anos e a 59ª Festa do Ovo. A Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, a Acenba, co-promotora do evento, anunciou ontem que vai construir o segundo pavilhão no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe e que o novo espaço já estará pronto para receber empresas expositoras na edição 2018 do maior evento da avicultura de postura do país, agendado para o período de 12 a 15 de julho.
“Orçado em R$500 mil e com 1.380 m², o futuro pavilhão será anexo ao atual, que tem 2.600 m²”, confirmou Francisco Oura, coordenador da feira agroavícola de Bastos, município que centraliza o maior polo produtor de ovos do país. Portanto, os dois pavilhões, juntos, somarão 3.980 m², um aumento de 53% da área coberta destinada aos expositores da Festa do Ovo e a eventos realizados pela Prefeitura e entidades representativas de diversos segmentos da sociedade civil organizada bastense.
O novo prédio terá 60 metros de extensão, indo de um ao outro portão que são as entradas principais do antigo pavilhão, por 23 metros de largura e pé-direito de sete metros.
Francisco Oura afirmou que a Acenba investirá em materiais de construção de alto padrão, proporcionando um aspecto visual moderno ao segundo pavilhão. “O sistema de iluminação, por exemplo, contará com lâmpadas LED”, revelou. Ainda de acordo com o coordenador da feira agroavícola, os fundos que a entidade investirá na obra são provenientes de doações feitas por empresas, pessoas da comunidade e também do caixa da entidade.
Duas reuniões resultaram na deliberação da Acenba pelo investimento: a primeira, da diretoria, no dia 12 de março, e a segunda, do Conselho Deliberativo, no dia 4 de abril, que avalizou a decisão da diretoria. Mas o que permitiu à Acenba viabilizar o empreendimento foi uma parceria firmada com a Prefeitura, com apoio da Câmara Municipal e efetivada pela lei nº 2.825/18, de autoria do chefe do Executivo, Manoel Rosa, que concede à entidade a administração de uso de bem público, no caso, o recinto. Aprovada pelo Legislativo, a lei foi sancionada pelo prefeito no dia 6 de março. A parceria vai além. A Prefeitura auxiliará a Acenba na obra de ampliação da área de exposição, com a cessão de maquinários e mão de obra.
“O fato é que o Recinto de Exposições estava precisando desse segundo pavilhão, que há muito tempo é reivindicado pelas empresas expositoras da Festa do Ovo. E toda a comunidade vai se beneficiar da iniciativa. Será mesmo um marco concretizado nas comemorações do aniversário de 90 anos de Bastos. O momento não poderia ser mais oportuno”, enfatizou Francisco Oura.
A história
O Recinto de Exposições Kisuke Watanabe foi inaugurado na 19ª Festa do Ovo, em 1978. Mas as tratativas para a sua viabilização começaram anos antes, com o prefeito Yasuhiko Yamanaka (1973-1976) convencendo o governador Laudo Natel (1971-1975) da importância da Festa e da necessidade de dotá-la de um espaço condigno, uma vez que o município já era proeminente na produção de ovos. Sensibilizado, Natel anunciou a obra.
Coube ao prefeito Shigeyuki Toyoshima (1977-1982) dar continuidade a esse legado de seu antecessor. Toyoshima convenceu a Fiação de Seda Bratac (importante empresa exportadora de fio seda no mundo, com matriz em Bastos) a doar a área, passo fundamental rumo à conclusão das negociações, que prosseguiram no mandato do governador Paulo Egydio Martins (1975-1978). Com verbas do Governo do Estado, o recinto foi inaugurado no Cinquentenário de Bastos, em 1978, com a presença do governador na 19ª Festa do Ovo.