Pesquisadores do IZ e professora da Unesp são premiados no Congresso da APA

Pesquisadores do IZ e professora da Unesp são premiados no Congresso da APA

Carla Pizzolante, Evandro de Moraes e Lizandra Amoroso foram destaque com trabalho que relaciona a morfologia do útero de poedeiras a diferentes densidades de alojamento.

Ovonews

abril 24, 2018

0
../../arquivos/img/2018/4/1424_4419_conteudo_g.jpg
Evandro, Lizandra e Carla: avanço na avaliação do bem-estar animal

A união da pesquisa morfológica com os novos conceitos de bem-estar animal e ambiência trouxe resultados importantes para a avicultura de postura e um prêmio especial para três valorosos profissionais da pesquisa e da academia paulistas. Foi durante o Congresso da APA 2018, em março, na cidade de Ribeirão Preto (SP), que os pesquisadores científicos Carla Cachoni Pizzolante e José Evandro de Moraes, do Instituto de Zootecnia (IZ) - instituição ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo -, em parceria com a professora Lizandra Amoroso, da FCAV/Unesp, campus de Jaboticabal, receberam o prêmio de pesquisa no XVI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos.

A premiação foi dada ao trabalho Morfologia do útero de poedeiras comerciais alojadas em diferentes densidades, de autoria dos três profissionais, na categoria Pesquisa científica. Os resultados do estudo integram o projeto Fapesp 2014/22559-2, sob a coordenação da pesquisadora Carla Cachoni Pizzolante, e vinculado também à tese de doutorado do pesquisador José Evandro de Moraes, sob orientação do Professor Adroaldo José Zanella, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da USP de Pirassununga.

O trabalho premiado possibilitou a avaliação do perfil das camadas de células e tecidos uterinos e suas consequências do manejo das aves de diferentes linhagens de poedeiras comerciais que foram submetidas a cinco densidades de alojamento: 321,43; 375,00; 450,00; 562,50 e 750,00 cm²/ave. Segundo a professora Lizandra Amoroso, com a realização da pesquisa conclui-se que galinhas criadas na densidade de 750 cm²/ave apresentam revestimento mucoso mais alto com revestimento ciliado bem desenvolvido, favorecendo a formação do ovo e seu deslocamento durante a ovipostura em relação às outras densidades.

"A premiação foi uma agradável surpresa que demonstra que a união da descrição morfológica com novos conceitos de bem-estar e ambiência na criação de poedeiras trazem resultados pertinentes para o meio acadêmico e para o campo”, destaca Lizandra.

Evandro comenta que essa parceria estabelecida com o grupo de pesquisa da professora Lizandra “possibilitou avanços incríveis e um salto de qualidade nas avaliações que envolvem as questões de bem-estar animal. Pois muitos estudos, ainda, são subjetivos e, no caso desse trabalho premiado, conseguimos mitigar com precisão aspectos consequentes do manejo estabelecido no sistema convencional de produção de ovos”, destacou.

O trabalho contou com a autoria, também, da professora Silvana Martinez Baraldi Artoni, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da FCAV/Unesp Jaboticabal, e dos alunos Fabiana de Moraes Milani e Ricardo José Sacramento de Oliveira.

“Agradecemos o apoio institucional da Diretora do IZ, Dra. Renata Helena Branco Arnandes, e do Diretor do Centro de Pesquisa em Zootecnia Diversificada, Dr. Ricardo Costa, que integra o setor de avicultura”, fez questão de pontificar a pesquisadora Carla Pizzolante. Ela também agradece à Fapesp pelo financiamento da pesquisa, à Associação Paulista de Avicultura (APA) e à Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) pelo reconhecimento e visão sobre as reais necessidades de pesquisa avícola para atender o setor produtivo.

(A Hora do Ovo, com informações e texto de Lisley Silvério, da Assessoria de imprensa do Instituto de Zootecnia. Foto: Teresa Godoy)

0 Comentários