Livro conta a saga de 4000 anos da galinha, da selva ao mundo moderno

Livro conta a saga de 4000 anos da galinha, da selva ao mundo moderno

Do jornalista norte-americano Andrew Lawler, a obra acaba de ser lançada e faz um tour pela história da galinha e sua importância na vida humana.

Ovonews

janeiro 25, 2015

0
../../arquivos/img/2015/1/788_1873_conteudo_g.jpg
A trajetória da galinha pelo mundo no livro de Lawler

A galinha foi o tema escolhido pelo jornalista norte-americano Andrew Lawler para escrever seu primeiro livro. Com o título Por que a galinha atravessou o mundo? (no original Why did the chicken cross the world?), Lawler mostra toda a trajetória da ave, desde os tempos selvagens até os dias atuais, quando a ave é utilizada produção de carne e de ovos e se tornou um dos animais mais onipresentes do mundo.

“Há mais galinhas vivas hoje do que gatos, cães, porcos, vacas e ratos somados”, diz o jornalista Christopher Leonard, do Wall Street Journal, ao analisar o livro do colega norte-americano. É ele também quem cita a ativa participação da ave na produção de 100 milhões de toneladas de carne e mais de um trilhão de ovos por ano, no mundo. O livro Por que a galinha atravessou o mundo? Procura mostrar de que forma a galinha deixou suas origens e chegou a quase todos os países do mundo.

Com cerca de 20 bilhões de galinhas atualmente, o mundo viu a ave, ainda selvagem, ser retirada do Sul da Ásia, ser domesticada e se espalhar pelo planeta durante 4000 anos. Segundo o jornalista Rafael Garcia, da Folha de S. Paulo, citando Lawler, “cientistas não sabem como era exatamente o galo que originou os frangos domésticos. Populações selvagens já estão tão ´contaminadas´ com genes de galinhas domésticas que mesmo estudos de DNA não dão respostas precisas sobre a origem desse animal. A chave para tal, curiosamente, pode não estar mais na Ásia. As herdeiras mais ´puras´ da ave selvagem são hoje descendentes de galos-vermelhos que o ecólogo Gardiner Bump importou de Burma para os EUA na década de 1950 e foram mantidas isoladas de galinhas domésticas.”

Ainda citando o escritor, o jornalista da Folha diz que “o primeiro frango exportado em direção ao Ocidente provavelmente saiu do vale do rio Indo, há quatro milênios, mas ninguém sabe se este povo foi o primeiro a domesticar a ave, nem o único. Lawler, que rodou o mundo para escrever o livro, explora também a história cultural da relação dos homens com esse animal. Sem julgar ninguém, mesclou-se a grupos tão distintos quanto apostadores de rinha de galo e ativistas de direito animal.”

Em seu texto publicado neste domingo, dia 25 de janeiro, Rafael Garcia destaca que “mesmo com a história natural do animal ainda obscura, Lawler mostra como a galinha tem sido útil para estudar arqueologia. Seu DNA vem sendo usado, por exemplo, para investigar a colonização das ilhas do Pacífico.

O livro - ainda sem tradução para o português - não traz uma resposta fácil para a questão do título, mas é eficaz em mostrar o quanto o frango, hoje a maior fonte de proteína para alimentação no mundo, influenciou civilizações. A partir de antigos impérios à economia moderna, o veterano jornalista Andrew Lawler entrega uma história arrebatadora do animal que tem sido mais crucial para a propagação da civilização em todo o mundo, o frango.”

../../arquivos/img/2015/1/788_1872_conteudo_g.jpg
Andre Lawler, o autor

O jornalista

Andrew Lawler é um jornalista e escritor freelancer que já produziu mais de mil artigos para uma dúzia de revistas diferentes sobre temas os mais variados. Durante os últimos 25 anos, Lawler fez a cobertura de política em Washington, de arqueologia do Oriente Próximo, além da pesquisa em laboratórios de Boston para Pequim.

Com vasto currículo de entrevistas com personalidades as mais diversas, o jornalista tem sido assíduo colaborador da Revista Science, o maior semanário científico do mundo, além de contribuir com revistas especializadas como a Archaeology Magazine, National Geographic, Smithsonian, Discover, Columbia Journalism Review, The Sun, Orion, Astronomia, Body & Soul, Yoga International, e vários jornais europeus.

O livro Por que a galinha atravessou o mundo? (Editora Atria Books – 337 páginas) custa U$19,90 e pode ser encontrado na amazon.com.

(A Hora do Ovo, com informações da Folha de S. Paulo e fotos de Andrew Lawler)

0 Comentários