Iowa declara estado de emergência por causa da gripe aviária

Iowa declara estado de emergência por causa da gripe aviária

Maior produtor de ovos dos Estados Unidos, o estado é o terceiro a apresentar casos de contaminação; mais de 21 milhões de aves serão abatidas.

Ovonews

maio 02, 2015

0
../../arquivos/img/2015/5/855_2037_conteudo_g.jpg
Granja em Iowa: caminhões são desinfectados; propriedade terá que matar 3,8 milhões de aves por causa da gripe aviária

 

Alvo dos olhares de toda a cadeia de proteína animal do mundo, os Estados Unidos vivem um surto de gripe aviária que chegou ao maior produtor de ovos do país, o estado americano de Iowa. Na sexta-feira, 1º de maio, o governador do estado, Terry Branstad, declarou estado de emergência devido à rápida expansão do surto de gripe aviária. Foi pouco depois do Departamento de Agricultura do Estado anunciar que outras quatro granjas testaram positivo na detecção do vírus. Ao todo, são 21 granjas em dez condados de Iowa contaminadas com a gripe aviária.

Iowa é o terceiro estado a declarar emergência devido ao surto da doença. Com isso, o país precisará abater 21 milhões de aves, entre poedeiras, frangos e perus. Os estados de Minnesota e Wisconsin declararam estado de emergência em abril. Iowa já estava entre os 12 Estados americanos que detectaram casos de Influenza aviária desde o início do ano. Os outros Estados que registraram a doença são Arkansas, Idaho, Kansas, Minnesota, Missouri, Montana, Dakota do Norte, Oregon, Dakota do Sul, Washington e Wisconsin.

O estado de emergência de Iowa começa imediatamente e durará até o final de maio, dependendo dos acontecimentos, afirmou o governador Terry Branstad em coletiva de imprensa.

Segundo agências internacionais de notícias, “a medida se soma aos esforços do plano de resposta para conter o surto e autoriza que diversas autoridades estatais tenham acesso adicional a recursos, suprimentos e equipamentos para rastrear e conter o problema. Também permite retirar e sacrificar animais infectados, tanto em territórios públicos quanto privados, entre outras ações de fiscalização.”

Diante do que vem ocorrendo desde dezembro de 2014, quando autoridades confirmaram um surto de gripe aviária no país, dezenas de países estabeleceram proibições totais ou parciais a importações de aves dos Estados Unidos. Mais de 40 países já baniram importações de aves de Minnesota, por exemplo, desde que o vírus foi detectado na região.

Em dezembro de 2014, o USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, confirmou casos do vírus H5N2 (cepa altamente contagiosa) em Oregon, Washington, Idaho, Califórnia, Minnesota e Missouri. Em janeiro deste ano, a China suspendeu a importação de aves e ovos dos americanos. A confirmação do surto de gripe aviária nas granjas americanas aumentou o temor de que a doença possa vir a prejudicar a indústria do país.

O comissário estadual de saúde Ed Ehlinger afirmou que o vírus H5N2 não representa ameaça para a saúde humana e não gera preocupações com a segurança alimentar, mas os trabalhadores rurais que tiveram contato com as aves infectadas serão monitorados.

O USDA gastou US$ 45 milhões até agora no combate ao surto de Influenza aviária no país.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos das agências internacionais de notícias)

0 Comentários