Hy-Line do Brasil recebe certificado de compartimentação inédito
A empresa é a primeira em genética de ovos a alcançar esse patamar. Entrega do certificado foi feita em 14 de março pelo secretário executivo do MAPA, Eumar Novacki.
![]() |
| Tiago Lourenço e equipe recebem certificado de compartimentação: visto para seguir evoluindo |
"A sanidade é o nosso passaporte para o mundo e o certificado de compartimentação é o visto que precisávamos para seguir evoluindo e crescendo", orgulha-se Tiago Lourenço, diretor geral da Hy-Line do Brasil ao comentar a mais recente conquista da empresa: a certificação de compartimentação para o setor de genética de ovos.
Trata-se de uma conquista inédita no mundo e muito importante para o setor de postura brasileiro como um todo. A entrega do certificado foi feita no dia 14 de março na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal, em São Paulo (SP), pelo secretário executivo do MAPA, Eumar Novacki, na presença também de convidados e diretores da ABPA.
A compartimentação é um programa que tem como base a Instrução Normativa 21 do Ministério da Agricultura e Pecuária e consiste basicamente na estruturação da produção em compartimentos que mapeiam e isolam plantas e estruturas de unidades produtivas. Com esse modelo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle, reduzindo os impactos econômicos gerados e dando maior segurança sanitária à cadeia produtiva.
![]() |
| Tiago Lourenço com Eumar Novacki: orgulho para a equipe |
O diretor geral da Hy-Line do Brasil, Tiago Lourenço, diz que é um orgulho para sua equipe receber essa certificação que, segundo ele, valida e reforça todos os investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, tanto em infra-estrutura como em pessoas, procedimentos e protocolos. "O certificado de compartimentação é o nosso escudo sanitário contra doenças importantes como a Influenza aviária e a Doença de New Castle, que têm impacto direto e muito danoso em barreiras comerciais e negócios internacionais e exportação. Esse é o selo que demonstra e valida que nós temos procedimentos que impedem a entrada de doença em nossas unidades, em nossas operações, e se ela entrar, todos os colaboradores sabem o que fazer para atuar, mitigar os danos, através de planos de contingência bem estruturados."
Lourenço destaca que a certificação também é um incentivo à avicultura brasileira. "Temos trabalhado muito no tripé fazer pela nossa empresa, fazer pelos nossos clientes e fazer pelo nosso setor. Nós torcemos para que outras empresas que estão no caminho busquem a certificação e que o setor de ovos esteja cada vez mais protegido, mais rentável e mais respeitado, que é o patamar que o setor merece."
A empresa investiu mais de U$10 milhões nos últimos 5 anos na operação brasileira de avós e linhas puras. Já exporta seus produtos para mais de 27 países nos quatro continentes. "A sanidade é o nosso passaporte para o mundo e o certificado de compartimentação é o visto que precisávamos para não parar a nossa evolução e crescimento", indica o diretor. Para ele, esse é o terceiro grande marco na história da Hy-Line do Brasil: o primeiro foi a fundação da sede própria da empresa no país, há quase 20 anos, e o segundo foi a chegada das linhas puras, em 2016.
![]() |
| Francisco Turra: Brasil é pioneiro mais uma vez |
“O Brasil é o único grande produtor no mundo a nunca registrar Influenza Aviária em seu território. É, também, o primeiro a adotar o modelo compartimentado de produção, que permite respostas mais efetivas em situações sanitárias. São vantagens competitivas determinantes no mercado internacional e que devem fazer o país avançar ainda mais como líder mundial das exportações avícolas", disse o presidente da ABPA, Francisco Turra. Já o secretário Novacki, do MAPA, disse estar empenhado na ampliação dos programas de compartimentação, que colocam o país na vanguarda da biosseguridade internacional. "Há um intenso trabalho no Ministério para que a estrutura produtiva da avicultura brasileira seja fortalecida.”


