Hendrix anuncia investimento em linhas puras no Brasil
Marco de Almeida, diretor da Hendrix Genetics Ltda, diz que até 2017 a empresa vai investir 15 milhões de dólares na postura brasileira.
![]() |
| Marco Almeida: Hendrix tem plano estratégico para o Brasil |
Enquanto os montadores finalizavam os detalhes dos estandes da Festa do Ovo para deixá-los prontos para recepcionar os visitantes no coquetel de abertura do evento, no dia 14, naquele mesmo dia as máquinas contratadas pelo Hendrix Genetics Ltda começavam a fazer a terraplanagem na mais nova área adquirida pela empresa no Brasil em Águas de Santa Bárbara (SP) e que será destinada à instalação de aviários para abrigar as avós e linhas puras da genética Hendrix. O anúncio foi feito à reportagem da A Hora do Ovo no dia 16 de julho, por Marco de Almeida, diretor geral da Hendrix Genetics no Brasil e América do Sul.
A excelente notícia demonstra mais um passo da casa genética dentro de seu plano estratégico para o Brasil. “De 2016 até 2017, a Hendrix pretende investir cerca de 15 milhões de dólares somente para a postura comercial brasileira, o que demonstra a importância que o país tem para os planos de fortalecimento da marca no mundo”, diz Marco de Almeida. De volta ao Brasil em 2014 para assumir seu cargo à frente da Hendrix Genetics Ltda, com sede em Salto (SP), depois de muitos anos de trabalho na matriz holandesa, o executivo tem conduzido processos importantes e estratégicos que têm mobilizado sua equipe e levado a empresa a fazer avanços e reestruturações. É o caso das decisões de reforçar a direção de duas de suas linhagens fundamentais, a Hisex e a Dekalb.
Desde o segundo trimestre deste ano a distribuição de poedeiras das duas linhagens passou a ser feita através de duas estruturas distintas para gerenciar cada uma delas. A Hisex continua com toda a estrutura de incubação centralizada em Birigui (SP) e a Dekalb está com incubatorio completamente remodelado e instalado em Louveira (SP). Marco de Almeida faz questão de ressaltar que as duas estruturas e equipes são completamente independentes, autônomas e irão competir entre si para atender às necessidades especificas dos produtores de ovos, de acordo com os diferentes ambientes, caraterísticas de manejo e objetivos em termos de produto final.
![]() |
| Equipe da Dekalb na Festa do Ovo 2016: recepcionando os clientes na maior festa da postura brasileira |
À frente da Hisex está o zootecnista Ricardo Augusto Pinto e, por enquanto, é o próprio Marco de Almeida quem responde pela Dekalb. “Um novo profissional está em estudo para assumir o cargo, que tanto poderá ser de nossa equipe interna, como de alguém que vá ser recrutado externamente. Essa é uma decisão muito importante e que está sendo analisada conjuntamente com a matriz holandesa”, ressalta Marco de Almeida.
Na entrevista à A Hora do Ovo, o diretor da Hendrix comentou que as poedeiras das linhagens Bovans White e Isa Brown permanecem sendo distribuídas pela Mercoaves. “A Mercoaves é um parceiro extremamente sólido, que vem demonstrando um crescimento gradual ao longo dos anos extremamente consistente e sustentável. É uma empresa que tem todo o apoio da Hendrix para desenvolvimento próprio e em parcerias”, ressaltou.
Entusiasmo pela evolução
Formado em administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e com especializações no exterior, o diretor da Hendrix Genetics no Brasil é um entusiasta do avanço da pesquisa genética e todas suas inovações, como a sexagem embrionária, e a ampla aplicação das descobertas da seleção genômica, entre outras: “As casas genéticas de ponta já estão trabalhando com esses avanços e não se trata mais de se questionar ‘se’ serão utilizados todos os recursos genéticos já conhecidos mas, sim, de se discutir ‘como’ e ‘quando’ utilizar todas as descobertas”.
Impressionado com o potencial de produção de Bastos, a Capital do Ovo, onde esteve por três dias durante a 57ª Festa do Ovo do município, Marco de Almeida percebe claramente o link entre a força da produção de ovos na ponta final – as granjas de postura comercial – como uma manifestação concreta dos resultados da pesquisa genética nas granjas de linhas puras e sua reprodução nas avós, matrizes e poedeiras. O diretor da Hendrix Genetics Ltda afirma que o grupo que representa está preparado para oferecer o melhor da genética avícola para Bastos e todo o mundo, resultado de um trabalho contínuo de aprimoramento, investimento em estruturas globais, inovação sustentável e colaboração ética.
Marco de Almeida ressalta que a Hendrix Genetics mantém seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento para apoiar a constante evolução dos produtores. “E o município de Bastos, com sua representatividade na postura comercial, nos faz pensar numa perspectiva que se alinha fundamentalmente com a ciência a serviço da produção de alimentos”, conceitua o executivo, ressaltando um dos conceitos mais caros da empresa: ajudar o mundo a ter alimentos de qualidade suficientes para alimentar a população mundial.
“Essa é uma visão da Hendrix, que investe 30 milhões de euros por ano para manter a evolução genética. No caso de poedeiras, nosso foco é manter a produção de ovos de alta qualidade constante, com o aumento natural da fase produtiva da ave e de tal forma que ela mantenha a produção de ovos de primeira classe até o final do ciclo”, afirma o diretor.
![]() |
| Avicultores de Bastos em visita ao estande da Dekalb, na Festa do Ovo 2016 |
Para ele, Bastos é um município inserido nesse contexto de evolução, mas, para manter-se nele, precisa - como gosta de pensar - saber o “porquê” prosseguir com a alta produção e “para onde” vai caminhar essa produção de ovos. “Vimos no dia da abertura da 57ª Festa do Ovo, a inauguração de uma grande fábrica de processamento de ovos na região. Sabemos que o processamento do ovo – não só ovo líquido e em pó -, é um caminho promissor e Bastos já vê crescer essa realidade a sua volta. Na Europa, é comum vermos ovos processados de inúmeras formas, até ovo frito já pronto – e com gema mole, se preferir! Esse é um caminho importante para fazer a evolução da avicultura prosseguir em Bastos. E aí o município já tem excelentes perspectivas para mais 57 anos de Festa do Ovo, e estaremos evoluindo junto com ele”, diz, tomando a Capital do Ovo como um símbolo da força da postura nacional, num exemplo que ele estende a todos os núcleos de produção de ovos do país, tão promissores quanto Bastos.
Para ele, a “eterna discussão” entre produtor e casa genética sobre preço de produtos é algo a ser superado por objetivos comuns de maior valor agregado e diante da força que há em ambos os lados para a evolução. “O produtor quer mais desconto e bonificação, a casa genética precisa manter rentabilidade para continuar a evolução da produção animal e, com isso, produzir proteínas com qualidade, preço e quantidades que o mundo necessita. Essa é uma discussão que precisa ser superada, pois estamos todos trabalhando no mesmo intuito que é gerar alimentos para o mundo, com todos ganhando”. Marco de Almeida lembra que dentro dessa perspectiva, a Hendrix Genetics tem um norte muito bem definido e planos de crescimento de longo alcance. “Claro que nossos projetos têm flexibilidade para adaptações necessárias, devido a contingências de mercado, porém, nossa linha mestra visando à evolução se mantém firme e forte em Bastos, no Brasil, na América do Sul e no mundo.”


