França confirma foco de influenza aviária de elevada patogenicidade
As autoridades francesas confirmaram a presença de um foco de H5N1 numa exploração localizada na região de Dordogne; zona de proteção já foi criada.
![]() |
| Avicultura de França em alerta: influenza detectada |
Depois da Bulgária e da Romênia, agora é a França que detecta a presença de um foco de influenza aviária em seu território. O Ministério de Agricultura da França anunciou que autoridades sanitárias confirmaram um caso altamente patogênico da cepa H5N1 em um celeiro com aves domésticas no departamento de Dordogne, no Sudoeste do país.
Segundo relata o jornal Valor Econômico, “após uma mortalidade considerada anormal de aves, o caso foi analisado pela Agência Nacional de Avaliação de Riscos (Anses, na sigla em francês) e confirmado na noite do dia 24 de novembro.”
Após a detecção do caso, foram aplicadas medidas preventivas conforme indicam a Diretiva 2005/94/EC, entre elas, o estabelecimento de uma zona de proteção em volta da área afetada. “Foi estabelecido um perímetro de 3 quilômetros de proteção e de 10 quilômetros de vigilância ao redor do foco, em que serão monitoradas inclusive áreas com animais selvagens”, informa o jornal Valor Econômico. Fontes do Ministério da Agricultura da França disseram que pesquisadores ainda estão analisando a origem do vírus, “mas parece ser de uma estirpe já detectada na Europa que até então tinha um perfil fracamente patogênico”, indica a nota.
As informações são de que o ministro da Agricultura da França, Stéphane Le Foll, convocou uma reunião do Comitê Nacional de Orientação da Política Sanitária Animal para discutir medidas de proteção e gestão contra a influenza aviária. “A rapidez das medidas de gestão são uma condição indispensável para limitar a propagação e as consequências da doença, principalmente para a exportação”, indicou o ministério, em nota.
