Executivo do Grupo Agroceres é homenageado pela ABAG

Executivo do Grupo Agroceres é homenageado pela ABAG

Urbano Campos Ribeiral recebeu o Prêmio Norman Borlaug por ideias no combate à fome no Brasil e no desenvolvimento do agronegócio.

Ovonews

agosto 05, 2014

0
../../arquivos/img/2014/8/677_1611_conteudo_g.jpg
Urbano Ribeiral (ao centro) recebendo o prêmio, no evento da Abag

O engenheiro agrônomo, Urbano Campos Ribeiral, presidente do Conselho do Grupo Agroceres, recebeu no dia 4 de agosto, em São Paulo, o Prêmio Norman Borlaug, concedido pela Associação Brasileira do Agronegócio, a ABAG. O prêmio - que leva o nome do pesquisador e engenheiro agrônomo norte-americano Norman Borlaug, pai da Revolução Verde e primeiro Nobel da Paz por trabalhos na agricultura - é uma homenagem às melhores ideias que ajudam a combater a fome no Brasil e a desenvolver o agronegócio brasileiro.

A premiação foi realizada durante o 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento que acontece esta semana em São Paulo.

“É muito honroso para qualquer pesquisador receber o Prêmio Norman Borlaug, Nobel de 1970, considerado o pai da Revolução Verde, um geneticista que dedicou sua vida profissional ao melhoramento do trigo e com seu trabalho contribuiu para aumentar a produtividade deste cereal e reduzir a fome de milhões de seres humanos”, declarou Ribeiral, ao receber o prêmio.

O executivo da Agroceres aproveitou para falar sobre alguns desafios do agronegócio, entre eles, a produção e o abastecimento de alimentos para a população brasileira e mundial. Para Ribeiral, somente a adoção de tecnologias modernas e o envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio podem enfrentar esse problema. “Na equação alimento/população é necessário que se atue no numerador e no denominador, aumentando a quantidade e a qualidade do alimento e promovendo a melhoria de vida da população. Por isso é necessário que se discuta esse período de transição tecnológica pelo qual estamos passando e como seria possível reduzir o seus efeitos.”

O homenageado

Mineiro de Ubá, Urbano Campos Ribeiral é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 1962, logo após sua graduação, tornou-se professor da própria UFV, a convite da instituição. Anos mais tarde ingressou na Agroceres, onde atuou como pesquisador e geneticista, ajudando a desenvolver diversas espécies de milho híbrido, que tiveram excelente aceitação no mercado, chegando a representar cerca de 60% das vendas da companhia.

Na segunda metade dos anos 1990, Ribeiral assumiu a presidência da Agroceres, cargo em que obteve destaque conquistando a confiança e admiração de seus liderados e ampliando os negócios da empresa.  Com uma carreira dedicada à ciência, Ribeiral levou a pesquisa sobre milho a outro patamar no Brasil. “Urbano Ribeiral fez tudo isso sem nunca deixar de apoiar e estimular o importante trabalho de pesquisa e de desenvolvimento de novas tecnologias. Por todo esse trabalho é que a ABAG optou por conceder o Prêmio Norman Borlaug de 2014 a ele”, comenta Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Agroceres Multimix)

0 Comentários