Embrapa Suínos e Aves ganha homenagem do Instituto Ovos Brasil

Embrapa Suínos e Aves ganha homenagem do Instituto Ovos Brasil

A entidade que representa avicultores de todo o Brasil homenageou a Embrapa por sua participação nos resultados positivos obtidos com as INs 56 e 59.

Ovonews

abril 24, 2013

0
../../arquivos/img/2013/4/329_730_conteudo_g.jpg
Bottura, do Ovos Brasil, e Dr. Jonas Irineu dos Santos Filho, representando a equipe Embrapa

Não há dúvida de que os resultados positivos para os avicultores brasileiros obtidos com as “novas” INs 56 e 59, oficializadas em dezembro de 2012, tanto se referem à atitude combativa e positiva do Instituto Ovos Brasil quanto à competência científica da equipe da Embrapa Aves e Suínos. Ambas estiveram juntas - também na companhia da Ubabef, a União Brasileira de Avicultura - numa verdadeira operação em prol da avicultura nacional ao apresentarem ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um estudo minucioso sobre a impossibilidade de telar os aviários californianos, regra que praticamente ia se impondo ao produtor de ovos no final de 2012. Com o estudo feito pela Embrapa a pedido do Instituto Ovos Brasil, ficou comprovada a ineficiência do telamento para proteção de biosseguridade das granjas além da inviabilização do setor economicamente, dados os altos custos que a operação demandaria junto ao produtor. Em seu lugar, a Embrapa propôs medidas de mitigação de riscos em contrapartida ao não telamento dos aviários de postura exigido pelas IN 56 e 59, o que foi aceito pelo MAPA. (Leia mais sobre o assunto no link no-mundo-do-ovo/noticias/?id=187|avicultores-propoem-ao-mapa-alternativas-ao-telamento-de-aviarios).

../../arquivos/img/2013/4/329_729_conteudo_g.jpg
Bottura e Dirceu Talamini, chefe do centro da Embrapa de Concórdia (SC)

Diante do criterioso estudo apresentado, sugerindo a proposição de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o MAPA reconsiderou as normas, reajustando-as para a realidade do país, não deixando de manter o foco na biossegurança dos planteis brasileiros. Esse resultado, que trouxe alívio e alegria ao produtor de ovos, revelou não só a força da união, representada pelo Instituto Ovos Brasil, como também a importância dos nossos pesquisadores, dedicados homens e mulheres que se debruçam diariamente sobre a pesquisa da realidade para oferecer ao avicultor tecnologias que o auxiliem a produzir mais e melhor. Por tudo isso, a diretoria do Ovos Brasil fez uma homenagem justa aos especialistas da Embrapa Aves e Suínos, reconhecendo seu trabalho nessa grande vitória conquistada para todo o setor de ovos.

A homenagem foi prestada no último dia 5 de abril, em cerimônia realizada em Concórdia (SC), na sede da Embrapa Suínos e Aves, durante a posse e primeira reunião do novo CAE – Comitê Assessor Externo, órgão criado pela diretoria executiva da Embrapa e instalado em todas as unidades da instituição. O diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura, entregou as homenagens ao chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Dirceu Talamini, e para o pesquisador da unidade e coordenador do grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta, Dr. Jonas Irineu dos Santos Filho, representando toda a equipe homenageada. Na ocasião, foi entregue também um mimo a todos os membros da equipe de pesquisadores e à Prof. Dra. Masaio Mizuno Ishizuka, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, que a convite do Instituto prestou consultoria à Embrapa no desenvolvimento do estudo em questão.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Instituto Ovos Brasil)

0 Comentários