Economia, vacinação e nutrição marcaram 1º dia do Congresso da APA

Economia, vacinação e nutrição marcaram 1º dia do Congresso da APA

Com auditório lotado e temas atuais com análises em diversos setores, o Congresso da APA 2015 teve uma tarde intensa, com a presença de avicultores e especialistas do setor.

Ovonews

março 18, 2015

0
../../arquivos/img/2015/3/817_1965_conteudo_g.jpg
Marcelo Paniago e Lygia Pimentel: debate após apresentações

Quatro palestras abriram ontem, dia 17 de março, o Congresso da APA 2015. A programação, que teve início somente no período vespertino, levou ao palco do Centro de Eventos de Ribeirão Preto (SP), profissionais especialistas nas áreas de economia, vacina e nutrição para traçar um panorama nessas áreas. O auditório do Centro de Eventos esteve lotado o tempo todo, com uma plateia atenta, composta por avicultores, especialistas dos diversos elos da cadeia avícola brasileira e representantes de empresas do setor. 

A tarde abriu com a palestra de Lygia Maria Pimentel, do Agrifacto, que traçou um dinâmico panorama sobre a situação econômica do Brasil e suas influências no mercado do ovo. Com uma palestra bastante dinâmica e envolvente, Lygia mostrou por que o Brasil passa pela atual crise e como esse cenário pode interferir na forma como se movimenta o setor de produção de proteína, especialmente a área de ovos.

Ante dela, Marcelo Paniago, da Ceva, também já havia apresentado uma palestra convidativa e repleta de informações sobre as formas de vacinação que hoje são exigidas no mercado europeu, nos Estados Unidos e na Ásia. Ele mostrou os recentes desafios do setor de tecnologia em vacinação para demonstrar a importância de se obter um planejamento estratégico para a vacinação nos diversos mercados, com tendências variadas e formas de atuação.

../../arquivos/img/2015/3/817_1967_conteudo_g.jpg
Nei André Arruda Barbosa e Horácio Rosfagno: debate sobre nutrição

A segunda metade do programa do congresso, realizada a partir das 16h30, foi ocupada com o Painel de Nutrição, composto por duas palestras destacadas do setor. A primeira – Atualização de programas nutricionais para poedeiras – foi apresentada pelo eminente Dr. Horácio Santiago Rosfagno, da Universidade Federal de Viçosa, que foi às minúcias para apresentar um panorama dos programas nutricionais atuais.

Já o segundo palestrante do painel, Nei André Arruda Barbosa, da Evonik, mostrou a importância dos estudos atuais para a redução de custos na área de nutrição prática. Ele falou sobre Atualização da matriz nutricional como fator de redução de custo de produção.

Hoje, no segundo dia do evento, a programação promete envolver ainda mais os participantes do Congresso da APA 2015, que, nesta edição, contou com novo recorde, dessa vez entre os pré-inscritos. Segundo o presidente da APA, a Associação Paulista de Avicultura, promotora do evento, o congresso deste ano já contava, no primeiro dia, com 450 inscritos, número que pode ser ampliado hoje, com a chegada de mais profissionais a Ribeirão Preto (SP), sede do evento.

Para esta edição, também, há a expectativa reunir mais de 500 participantes, entre produtores de ovos, médicos veterinários, zootecnistas, empresários, pesquisadores e representantes das principais empresas da postura comercial de todo o país, além de participantes de países como Estados Unidos, México, França, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai e Bolívia, além de profissionais com experiência nos mercados europeu e asiático, entre outros. 

(A Hora do Ovo)

0 Comentários