Desvalorização do ovo já chega a quase 20%

Desvalorização do ovo já chega a quase 20%

Segundo dados do Cepea/Esalq-USP, o produto sofre alta desvalorização nesse período pela combinação de alta oferta e baixa demanda.

Ovonews

janeiro 22, 2014

0
../../arquivos/img/2014/1/559_1266_conteudo_g.jpg
Cotações em baixa no início do ano: demanda x oferta

Depois de meses navegando nas águas tranquilas dos bons preços, o ovo brasileiro vive um período de baixa desde o início de janeiro. Agora, o Cepea acaba de divulgar que a desvalorização do produto já está alcançando a casa dos 20%. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP, as cotações dos ovos tipo extra têm recuado com força nas regiões consultadas pelo centro. “No acumulado do mês (até o dia 17), a desvalorização chega a 18,6% para o ovo vermelho colocado na Grande Belo Horizonte (MG). Quanto ao branco, a queda mais expressiva no período, de 18,2%, foi registrada na região de Bastos (SP).”

A pressão vem tanto da demanda quanto da oferta.

Segundo colaboradores do Cepea, a demanda está bastante enfraquecida neste início de ano, o que é típico para o período. Com as férias, os hábitos alimentares são alterados, o que reduz, inclusive, as vendas de ovos. Quanto à oferta, o volume de ovos pequenos e médios ainda está elevado, principalmente em Bastos, a maior produtora de ovos do país, o que pressiona as cotações das unidades maiores (extra e jumbo)", informa o Cepea.

(A Hora do Ovo com informações do Cepea-Esalq/USP)

0 Comentários