Custo de produção do ovo europeu subiu mais de 7%

Custo de produção do ovo europeu subiu mais de 7%

Dados da Comissão Internacional do Ovo apontam que os custos ficaram mais elevados para o avicultor após a instauração das gaiolas “enriquecidas”.

Ovonews

dezembro 01, 2013

0
../../arquivos/img/2013/12/520_1202_conteudo_g.jpg
Gaiolas enriquecidas: "motivo" do alto custo, segundo dados recentes

Está mais caro para produzir ovos nos países que compõem a União Europeia. Nos países que compõem o bloco, os avicultores mudaram sua forma de produção atendendo às normas de bem-estar animal postas em prática nos últimos dois anos. A mudança teria sido responsável por esse aumento, segundo dados apresentados recentemente pela Comissão Internacional do Ovo, entidade de caráter mundial que estuda e promove o produto/alimento.

De acordo com esses dados, o custo de produção do ovo subiu mais de 7% para os avicultores que trabalham com as aves em gaiolas. Seguindo as normas, eles tiveram que substituir as gaiolas tradicionais pelas chamadas “gaiolas enriquecidas”. Os custos ficaram ainda maiores para quem produz com aves no chão: 22%.

Ao mesmo tempo – e por causa do aumento de custos -, os produtores reclamam, e não é de hoje, que a União Europeia solucione problemas com os acordos bilaterais de comércio, questões que ainda atrapalham os produtores de ovos europeu. Eles pedem que as importações de milho e soja, por exemplo, cumpram os mesmos requisitos que os produtos europeus, pois o custo com alimentação das aves também subiu, passando de 58% para 64% do total da produção. Segundo dados da Inprovo (Organización Interprofesional Del Huevo y Sus Productos) os custos com importação de insumos onera muito a produção de ovos nos países europeus.

Países como o Brasil, os Estados Unidos, a China, a Argentina e a Índia são mais competitivos porque possuem custos menores para produzir seus ovos.

(A Hora do Ovo, com informações da imprensa europeia)

0 Comentários