Congresso Mundial debate temas prementes para a avicultura
Sanidade e biossegurança avícolas são fundamentais para manter o controle de enfermidades infecciosas, diz o coordenador da área no evento, Paulo Martins.
Paulo Martins: biosseguridade |
Os grandes temas da atualidade para o avicultor serão contemplados com palestras e debates no mais importante evento da avicultura mundial neste ano de 2012. Sem dúvida, biosseguridade, nutrição, sanidade, genética e marketing na cadeia avícola contemplam uma série de encontros que acontecerão durante o 24º Congresso Mundial de Avicultura, realizado entre os dias 5 e 9 de agosto no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
O coordenador da área de sanidade e biossegurança avícolas do evento, Dr. Paulo Martins, diz que a discussão desse tema é necessária diante da estreita ligação entre as enfermidades animais e humanas. “A Biosseguridade é considerada uma das maiores ferramentas para o controle de enfermidades infecciosas humanas causadas por animais domésticos e selvagens, que hoje representa 60% dos casos em todo o mundo”, afirma Paulo Martins.
A sessão de Biosseguridade, que terá grande destaque no evento, contará com sete palestras magistrais, 24 apresentações orais e 155 apresentações em pôsteres dos trabalhos selecionados pelo Programa Científico. “Não poderia ser chance melhor de educação continuada, troca de experiências e ampliação de contatos profissionais”, acredita Martins.
Falarão sobre biosseguridade Carol Cardona (University of Minnesota, EUA), Luiz Felipe Caron (Universidade Federal do Paraná, Brasil), Patrick Blackall (The University of Queensland, Austrália), Liliana Revolledo (Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru), David Swayne (Southeast Poultry Research Laboratory, EUA), David M. Castellan (FAO, Tailândia) e Paulo Lourenço (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Reprodução de aves e produção de frangos é o tema de Antonio Paraguassu
Paraguassu: genética das aves |
O conceituado médico veterinário Antonio Paraguassu, especialista em Patologia Aviária, também estará no Congresso Mundial de Avicultura. Ele falará sobre reprodução de aves e produção de frangos com ênfase em incubação e genética. Na palestra, Paraguassu abordará os diferentes aspectos de incubação relacionados à qualidade de vida das pintainhas e os aspectos de melhoramento genético que interferem na qualidade das pintainhas de um dia e suas relações com as performances de poedeiras comerciais.
Para o especialista, o momento é mais do que oportuno para debater o tema, diante, principalmente, das grandes mudanças que tem vivido a avicultura no mundo. E o Brasil tem um papel importante nesse cenário, avalia Paraguassu, por se tratar de um importante exportador de carne de frango, com grande capacidade de expansão da produção de ovos comerciais ou produtos processados de ovos. “Por esse contexto, a presença no WPC 2012 é fundamental na carreira de estudantes e profissionais que buscam o sucesso em suas profissões, pois terão a oportunidade de interagir com os principais nomes da avicultura mundial e conhecer as mais avançadas tecnologias disponíveis no setor”, recomenda o especialista.
Economia e marketing também integram a programação
Das palestras que integram o programa científico do Congresso Mundial de Avicultura, cinco são dedicadas especificamente às questões de mercado, tema tão candente numa economia cada vez mais globalizada. Merecerão destaque, por isso, apresentações sobre barreiras tarifárias/políticas à produção e comercialização da carne de frango, restrições à produção avícola pela não-ciência com a abordagem de mitos e crendices mundiais da avicultura e, ainda, sobre marketing internacional de carne de aves e ovos.
O coordenador do Comitê de Economia e Marketing do WPC 2012, Dr. Gabriel Jorge Neto, vê como importante a participação dos profissionais do setor nessas palestras pois as informações servirão de sinalizadores para as decisões que cada profissional deve tomar em suas empresas. Jorge Neto acredita que a participação no evento pode ajudar esses profissionais a lidarem com dificuldades como o comércio internacional, a saturação do consumo, a agregação de novos consumidores pelo menor custo, a concentração da produção e a necessidade de produzir conforme o desejo dos clientes.
A nutrição, tema fundamental na avicultura moderna, tem lugar no congresso
Membro do comitê organizador do Congresso Mundial de Avicultura, o especialista em nutrição Antônio Mário Penz Junior também é nome importante a falar sobre o tema. Engenheiro agrônomo PhD em Nutrição pela Universidade da Califórnia (EUA), Penz Júnior fará uma palestra sobre a importância do tamanho das partículas dos ingredientes no desempenho dos frangos de corte e das poedeiras. Será discutida a importância física das dietas para frangos e poedeiras e os resultados econômicos desse trabalho na produção.
Maiores informações sobre o Congresso Mundial de Avicultura no site do evento: www.wpc2012.com.br
(Com informações da assessoria de imprensa do 24º Congresso Mundial de Avicultura)