Congresso da APA 2013 divulga programação científica
Evento que acontece em março, em Ribeirão Preto, tem programa com painéis sobre manejo, sanidade, comercialização e marketing, e nutrição.
Apresentação de Rogério Belzer, no congresso de 2012: marketing do ovo |
O programa científico do Congresso da APA, este ano, realizado em Ribeirão Preto (SP), em março, vem recheado com painéis que discutirão temas importantes para o dia a dia do avicultor de postura. A ideia dos organizadores do evento é tornar o evento ainda mais próximo do cotidiano da granja, levando ao produtor de ovos respostas para questões fundamentais como a redução dos custos na nutrição de aves poedeiras, as principais expectativas do varejo na compra de ovos e as melhores estratégias de biossegurança em granjas de postura. Enfim, dúvidas que levam sempre o avicultor a questionar sua própria postura diante do setor em que atua.
Para atender às expectativas do produtor de ovos que participará do evento, a organização montou um programa científico cujas apresentações ficarão a cargo de especialistas e líderes na produção e compra de ovos. Assim, o XI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que acontece de 19 a 21 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, promoverá o debate sobre as mais recentes pesquisas e tecnologias na área. A expectativa dos organizadores, diante da importância do evento em nível nacional, é que o congresso reúna cerca de 450 participantes.
O PROGRAMA
O programa científico do Congresso da APA 2013 será aberto no dia 19, com o painel Ambiência X Produtividade, no dia 19, terça-feira, a partir das 14 horas. A apresentação ficará a cargo do zootecnista Sadala Cruz Tfaile, profissional com MBA em gestão em agronegócio pela ESALQ/USP e gerente nacional de vendas da Big Dutchman. Em seguida, falará a pesquisadora da Embrapa Helenice Mazzuco, que abordará o tema Boas práticas e biosseguridade em avicultura de postura. O painel sobre manejo será encerrado com a palestra Fisiopatologia do sistema ósseo, ministrada pelo médico veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Fernando Rutz
Na quarta-feira, dia 20 de março, a programação será aberta com a apresentação de trabalhos científicos. A partir das 8h30 tem início o Painel de Sanidade, abrindo com um debate sobre Antibioticoterapia em poedeiras – utilização na granja, com a professora da Universidade Federal Fluminense, Virginia Leo. Na sequência, se apresenta o coordenador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Leandro Feijó, que destacará o Controle oficial de resíduos e contaminantes em ovos. Logo depois, o médico veterinário Professor da Unesp de Jaboticabal, Oliveiro Caetano de Freitas Neto, vai ministrar a palestra Imunidade das Aves Contra Salmonelose. O debate Laringotraqueíite: a Experiência Chilena, com Ricardo Gallardo, encerra o Painel de Sanidade.
No período da tarde, a apresentação de trabalhos científicos premiados começa às 14 horas.
O Painel Comercialização e Marketing será aberto às 14h20 pela pesquisadora do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (IDS), Josefa Garzillo, com a palestra Sustentabilidade na avicultura de postura. Em seguida, o especialista da DSM, José Maria Hernandes, vai debater Segurança Alimentar no consumo de ovos. Logo depois, a pesquisadora do Cepea, Camila Brito Ortelan, vai apresentar Novo índice referencial de preço de ovos/CEPEA. O Painel Comercialização será encerrado pelo Gerente Comercial FLV do Grupo Pão de Açúcar, Renato Luiz Generoso, que apresentará o tema Visão do varejo na compra de ovos.
Na quinta-feira, dia 21 de março, o programa científico será aberto pelo Professor Benedito Lemos de Oliveira com o tema Modernização da cadeia produtiva de ovos de codorna. Na sequência, o Painel de Estratégias nutricionais para redução de custos será aberto pelo consultor João Batista Luchesi, com a palestra Alternativas para redução do custo de produção. O Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Evandro de Abreu, vai destacar Estratégias nutricionais no uso de matérias-primas alternativas. O engenheiro agrônomo e gerente técnico da Agroceres Multimix, Leandro Hackenhaar, vai debater Uso de Aminoácidos Sintéticos. O Painel de nutrição será encerrado pelo professor da Unesp de Jaboticabal, Otto Mack Junqueira, com a palestra Utilização de Enzimas.
Após esses debates haverá almoço de encerramento.
O prazo para as inscrições que contemplam descontos para os congressistas foi adiado para o dia 22 de fevereiro, sexta-feira. Mais detalhes sobre os valores de cada categoria podem ser obtidos no site www.congressodeovos.com.br ou pelos telefones (16) 3209.1300, ramal 1325 ou (11) 3832.1422.