Ceva e Avimig realizam Encontro Técnico para debater as salmoneloses

Ceva e Avimig realizam Encontro Técnico para debater as salmoneloses

O Encontro Técnico, que também debateu a IN-10, fortaleceu a parceria entre a Avimig e a Ceva Saúde Animal

Ovonews

março 17, 2014

0
../../arquivos/img/2014/3/589_1328_conteudo_g.jpg
Encontro técnico reuniu avicultores de postura e de corte dos diversos núcleos de Minas Gerais

 

Um público formado por cerca de 120 profissionais da avicultura mineira esteve presente no dia 25 de fevereiro na sede da Avimig, a Associação de Avicultores de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para um encontro técnico específico que debateu as salmoneloses e a Instrução Normativa 10 (IN-10).

../../arquivos/img/2014/3/589_1325_conteudo_g.jpg
Nelson Baião, Izabella Hergot, Paulo Lourenço, Antonio Vasconcelos e Alberto Inoue

Realizado numa parceria entre a Avimig e a Ceva Saúde Animal, o evento também contou com a presença de diversas autoridades envolvidas na implementação e no suporte da nova legislação, como o Prof. Paulo Lourenço (UFU), a Dra. Denise Magalhães Viegas (MAPA), a Dra Izabella Gomes Hergot (IMA), o Dr. Carlos Antonio Costa (Funamig), o Prof. Nelson Carneiro Baião (UFMG) e a Dra. Marilia Martha Ferreira (Avimig).

Abrindo o evento, o presidente da Associação de Avicultores de Minas Gerais, Antonio Carlos Vasconscelos Costa, ressaltou a importância de eventos como esse que levam esclarecimentos técnicos em concordância com as normas governamentais para que a avicultura esteja em contínua evolução. Vasconscelos também ressaltou o sucesso do evento, pontuado pela expressiva presença de avicultores dos setores de corte e postura comercial e reprodutoras, oriundos de diferentes regiões de Minas Gerais. Isso, segundo ele, mostra o comprometimento da avicultura mineira com o mercado, a produção e a qualidade.

Sempre em dia com a área de biossegurança, o Prof. Paulo Lourenço apresentou os aspectos clínicos e epidemiológicos das salmoneloses, enfermidade que está entre as principais sob o ponto de vista técnico e econômico em todo o mundo. Segundo Lourenço, a parceria entre as instituições federais, associações de produtores e a iniciativa privada “é o principal caminho para vencermos esse e outros desafios da avicultura”. Ele ressaltou que as salmoneloses possuem uma epidemiologia muito complexa e somente com uma atuação conjunta “teremos êxito nesse controle”, salientou.

Representando as instituições governamentais, a Dra Denise Viegas, do Ministério da Agricultura, e Izabella Hergot, do Instituto Mineiro de Agropecuária, apresentaram dados e esclarecimentos relacionados à interpretação e implementação da IN-10. Um dos principais aspectos abordados pelas palestrantes se relacionou ao trabalho do veterinário como responsável técnico nas propriedades avícolas.

Por fim, Alberto Inoue, gerente de Marketing da Ceva - co-promotora do evento - ressaltou também o comprometimento de todos os setores envolvidos para que os programas de sanidade tenham êxito. Inoue informou que, desde o início da divulgação da IN-10, a Ceva apoiou ações semelhantes em quatro estados, tanto formando parcerias com as associações de avicultura, como com os comitês estaduais de sanidade avícola. “É nosso dever, como empresa, apoiar e auxiliar os produtores e a avicultura brasileira a se desenvolverem e se prepararem para os desafios do futuro”, disse ele, concluindo: “Estamos conversando com outros estados e estamos abertos a apoiar encontros técnicos dessa natureza.”

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Ceva Saúde Animal e fotos da Avimig)

0 Comentários