APA acredita em recuperação da avicultura em 2013

APA acredita em recuperação da avicultura em 2013

Análise é de Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura; apesar de custos ainda elevados, perspectiva é de recuperação.

Ovonews

January 07, 2013

0
../../arquivos/img/2013/1/242_613_conteudo_g.jpg
Érico Pozzer, presidente da APA: recuperação em 2013

Depois de um ano desafiador para a avicultura, a perspectiva é que os avicultores tenham um ano de recuperação em 2013. É o que acredita o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer. Em declaração feita durante a festa de confraternização do final de ano, em dezembro, na capital paulista, Pozzer disse acreditar na recuperação da avicultura, apesar dos preços de insumos e custos gerais ainda se manterem em alta. O presidente da APA se referiu especialmente ao setor de corte, que em 2012 sofreu perdas violentas com o aumento do milho e da soja no mercado internacional, por conta da quebra da safra nos Estados Unidos.

Para 2013, Pozzer avalia: “A nossa previsão é de custos ainda em patamares elevados, mas com pequena margem para os produtores no primeiro semestre de 2013. Já para o segundo semestre, a expectativa é de custos em leve queda e manutenção de preços firmes. Contudo, ainda será um ano de cautela, pois a atividade enfrentou muitas perdas ao longo de 2012.” Ele lembrou, na ocasião, que, diante da crise de 2012, sofreram muito as pequenas e médias empresas, que estão sem capital de giro para o alojamento de pintos. Outro fator que deve impactar uma retração do alojamento é que os grandes grupos, que tinham estoque de milho e soja quando os preços disparam pela seca nos Estados Unidos, agora vão comprar estes grãos com preços mais elevados também.”

Ao longo do ano a produção nacional teve uma queda de aproximadamente 10%. No Estado de São Paulo a redução foi ainda maior, chegando até 25%, segundo avaliou Pozzer. “O mercado paulista tem uma característica de empresas de pequeno e médio portes e elas sentiram mais fortemente essa crise”. Segundo o presidente da APA, serão necessários muitos anos para recuperar as perdas.

(A Hora do Ovo com informações da assessoria de imprensa da APA).

0 Comentários