Zoetis realiza 27º Curso de Sanidade Avícola

Zoetis realiza 27º Curso de Sanidade Avícola

Empresa recebeu em Jaguariúna (SP) profissionais de todo o país para discutir questões como salmonela, coccidiose aviária e automação no incubatório, entre outros temas.

Ovonews

setembro 23, 2019

0

A Zoetis realizou seu 27º. Curso de Sanidade Avícola, tradicional evento promovido pela empresa para debater os principais desafios da avicultura brasileira. A edição deste ano aconteceu entre 16 e 20 de setembro, em Jaguariúna (SP), e reuniu técnicos, médicos-veterinários, especialistas e profissionais do setor de todo o país para discutir questões como Doença de Marek, Doença de Gumboro, automação no incubatório, doenças respiratórias, salmonella, coccidiose aviária, entre outras, além de atividades práticas com estudo de casos clínicos e gerenciamento de pessoas.

“Essa é a melhor semana do ano porque, além de ser um curso de capacitação, é um momento de troca, de compartilhamento e isso é fundamental para a Avicultura 4.0”, diz Eva Hunka, gerente de produtos da linha aves da Zoetis. “Aqui estão reunidos profissionais e especialistas que trabalham muito pelo sucesso da avicultura no país”, completa Renato Verdi, diretor da unidade de aves e suínos da Zoetis.

Entre os convidados, estiveram Luiz Felipe Caron, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Paulo Lourenço Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Eles falaram sobre Imunologia e vacinologia aplicada à avicultura e sobre o papel do médico-veterinário no gerenciamento sanitário da agroindústria, respectivamente.

Em sua palestra, Caron trouxe pontos importantes a serem analisados a respeito da vacinação. “A discussão em torno disso deve ser mais simples, que é pensar sobre o que se espera de determinada vacina, qual é a sua duração e qualidade dentro daquele processo de produção e decidir quando e como vacinar a granja. Depois disso, é verificar as mudanças a partir dessas decisões”, diz. “Há muito investimento e ciência por trás da vacinação. Então, é risível que empresas reclamem de seu valor, que hoje representa cerca de 2% do custo de produção contra 70% de ração, por exemplo”, compara o professor.

Caron falou ainda que, quando se busca uma vacina, dois fatores são levados em conta: segurança, em primeiro lugar e eficácia, depois. “Nenhum produto faz milagre sozinho. Por isso, é necessário analisar custos e benefícios diretos e indiretos da vacinação”, concluiu.

“Temos aqui no Brasil uma avicultura de êxito porque há oportunidades para ocupar mercados no mundo inteiro. Daí também nossa grande responsabilidade com a segurança alimentar”. Foi assim que o professor Paulo Lourenço Silva, da UFU, iniciou sua participação na 27ª. edição do Curso de Sanidade Avícola da Zoetis.

De acordo com Paulo Lourenço, são três os grandes desafios da avicultura brasileira: abertura de novos mercados, dinamização de mercados existentes e manutenção de status sanitário dos planteis. “O futuro da avicultura continuará passando por mudanças em diversas áreas do conhecimento, como genética, nutrição, sanidade, gestão ambiental e de produção, sem falar no manejo e na biossegurança”, concluiu.

OS DIFERENCIAIS DO CURSO

Fernanda Castro, da Cooperativa Agroindustrial C.Vale, participou do curso pela primeira vez. “Trabalho há oito anos com matrizes e meus colegas falaram muito bem do curso; acredito que o grande diferencial seja a parte prática”, avalia.

Para o sanitarista Dircélio Vandré Nascimento Jr., da empresa de genética avícola Cobb, o conteúdo do curso é enriquecedor e será aplicado em seu trabalho. “Além de ter a honra de assistir a palestras de duas lendas da avicultura – Prof. Paulo e Prof. Caron -, temos uma ótima oportunidade de fazer networking.”

Trabalhando com avicultura há dez anos, o supervisor de produção David dos Santos Melo, da Granja Regina, de Fortaleza, no Ceará, também se sentiu empolgado com o que viu. “Espero sair com conhecimento para melhorar o desenvolvimento técnico da empresa em que trabalho”, finalizou.

A ZOETIS é uma companhia global com mais de 60 anos de história. A empresa desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços.

A companhia tem 9 mil funcionários e trabalha com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países. Em 2018, obteve faturamento de US$5,8 bilhões.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Zoetis)

tag: Zoetis , Curso de sanidade avícola ,

0 Comentários