Uniquímica reforça seu know-how em ovos com Ômega 3 com o DHA Prime

Uniquímica reforça seu know-how em ovos com Ômega 3 com o DHA Prime

Ainda mais eficiente e inovador, conceito leva em conta a utilização do DHA, ácido graxo poli-insaturado ômega 3 com Vitamina E.

Ovonews

abril 13, 2020

0

Pioneira na produção de ovos enriquecidos no Brasil, a Uniquímica lançou há mais de 20 anos a primeira linha para a produção de ovos especiais Ômega 3. Com o conceituado produto PUFA, sigla inglesa para Poly Unsaturated Fatty Acid, a composição conquistou avicultores de diversos polos produtivos de ovos do país, tornando-se uma referência em ovos enriquecidos com o concentrado em pó e óleo, fonte de ácido α-linolênico ômega 3.

Agora, a empresa mais uma vez sai na frente e lança uma solução ainda mais eficiente e inovadora para a produção de ovos enriquecidos com ômega 3. Trata-se do DHA Prime, conceito que leva em conta a utilização de tipos de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e Vitamina E.

Para isso, a Uniquímica firmou parceria com a empresa fornecedora da farinha de microalga Schizoquytrium, fonte do ácido docosaexaenoico (DHA) ômega 3 para a alimentação de aves poedeiras. “Após dois anos de estudo e testes, como fruto da parceria nasceu a nova linha Uniquímica para enriquecimento de ovos, o DHA Prime®, composto por kits para uso na ração de aves poedeiras com a finalidade de produzir ovos ricos em EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA, tipos de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e vitamina E”, informa Eliane Silva, da Pesquisa & Desenvolvimento da Uniquímica.

Ela explica que, para o desenvolvimento do kit que chega ao mercado para atender ao avicultor brasileiro, primeiro foi definido o nível seguro de inclusão da farinha de microalga Schizoquytrium na dieta de poedeiras, de forma a alcançar o mínimo de 80 mg de EPA + DHA em 50 g de ovo, valor preconizado na normativa da RDC 054/2012. “Entre os testes realizados, constatou-se em estudo in vivo, conduzido no Instituto Federal Fluminense com poedeiras leves no período de 30 a 39 semanas de idade, que o menor nível de inclusão da farinha de microalga Schizoquytrium avaliado garantiu o enriquecimento dos ovos.”

Eliane explica que, uma vez definido o nível de inclusão da farinha de microalga na ração, a Uniquímica uniu, em uma única solução, a farinha da microalga junto a um premixe elaborado sob medida para atender às demandas de cada cliente, com ingredientes nobres, além de pigmentantes, e elevado conteúdo de vitamina E, seguindo rigoroso padrão de controle.
GRAFICO-OMEGA-3  

Essa nova solução para o enriquecimento de ovos com DHA ômega 3, segundo a empresa, além de também ser pioneirismo da Uniquímica no Brasil, oferece ao cliente um pacote de elevado valor nutricional somado ao antioxidante natural, a vitamina E, que, em elevada concentração, protege a molécula de DHA contra oxidação metabólica no organismo da ave, garantindo a deposição adequada de ômega 3 na gema do ovo. Além disso, “facilita e agiliza o preparo da ração enriquecida, pois a solução se apresenta na forma de pó e produtos armazenados em embalagens específicas, com quantidades exatas para produzir uma tonelada de ração. Além disso, apresenta-se disponível em composição constante o ano inteiro, melhora o valor nutricional da ração e é livre de fatores antinutricionais, o que contribui para a saúde das aves e o melhor desempenho produtivo.”

Eliane considera que o trabalho dentro da cadeia produtiva de ovos enriquecidos com ômega 3 vai muito além do fornecimento da nutrição. Trata-se de um know-how e muitos anos de dedicação junto à avicultura de postura, conhecimento que é compartilhado pela empresa junto aos clientes, oferecendo todo o suporte para que ele trabalhe com o enriquecimento de ovos de maneira a ampliar a qualidade do produto junto a seus clientes.

“A Uniquímica auxilia o produtor em suas necessidades e demandas, seja através do desenvolvimento de material técnico informativo, de palestras, de direcionamento no registro do produtor junto ao MAPA, de direcionamento quanto ao modo correto de uso do kit DHA Prime®, da coleta  e do envio de ovos para análises de comprovação dos níveis de enriquecimento aos laboratórios credenciados, bem como do acompanhamento das mesmas, além de todo trabalho efetuado no campo, diretamente na produção, de forma a garantir o sucesso da produção de ovos enriquecidos, o que mantém a Uniquímica como referência na produção de ovos enriquecidos, no Brasil.”

ROBSON
Robson: inovação

 
O diretor da Uniquímica, Robson Rebechi, reforça que todo o trabalho da empresa é direcionado na busca constante por tecnologias inovadoras, de maneira a desenvolvê-las e torná-las aplicáveis à cadeia produtiva, fazendo com que o segmento de ovos se torne cada vez mais rentável, competitivo e em constante crescimento.
Saiba mais sobre a nova tecnologia da Uniquímica para o enriquecimento de ovos com DHA ômega 3 no site da empresa: www.uniquimica.com.

(A Hora do Ovo. Fotos: divulgação. Matéria publicada originalmente na revista A Hora do Ovo Ed. 98 – Março 2020)

tag: Uniquímica , Ômega 3 , DHA Prime , Ovos enriquecidos , Eliane Silva , Robson Rebechi ,

0 Comentários