Roberto Kaefer participa de agenda para articulação de novos negócios na China

Roberto Kaefer participa de agenda para articulação de novos negócios na China

O presidente do Sindiavipar integrou a delegação conjunta da ApexBrasil em parceria com a ABIE e ABPA, que participou da grande e tradicional feira SIAL.

Ovonews

junho 21, 2024

0

Roberto Kaefer, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), já retornou da Ásia, onde participou da SIAL China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas que acontece naquele país há mais de 20 anos. Kaefer também teve a oportunidade de acompanhar a missão oficial do governo brasileiro em visita às autoridades daquele país.

O empresário paranaense passou três dias em Shangai, principal centro financeiro da China e um dos mais importantes do mundo, onde aconteceu a Sial. O empresário era um dos integrantes da delegação que viajou com a ApexBrasil em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Para Kaefer, foi uma importante oportunidade para que os representantes brasileiros pudessem apresentar às autoridades daquele país tudo o que o Brasil produz e oferece ao mercado internacional. “O objetivo, junto com a ABPA, era fazer uma representação do nosso setor perante os clientes chineses, que são os nossos maiores compradores”, destacou o empresário, ressaltando a importância da iniciativa do governo brasileiro para expandir ainda mais o comércio com a Ásia e, em especial, a China.

O presidente do Sindiavipar explicou que os líderes chineses também pontuaram as demandas de consumo do país e as perspectivas para o futuro. “No setor de proteína animal, a previsão é de um crescimento anual de, no mínimo, 5% nas exportações para a China. O boi, o frango e os suínos têm um mercado bastante significativo”, comentou.

Kaefer disse ainda que algumas das pautas diziam respeito a questões que devem impulsionar ainda mais a produção brasileira. “Participamos de reuniões com agentes do governo chinês e foi possível trocar ideias sobre os custos em cada um dos países”, explicou, ressaltando que em segmentos como a avicultura e a suinocultura, o custo do produto vivo chega a ser o dobro do verificado no Brasil.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, destacou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o setor avícola em todo o Brasil e, em especial, com o Sindiavipar, que hoje representa o maior volume produtivo no setor. “Pudemos mostrar para o governo brasileiro e para os importadores chineses a força dos nossos segmentos”, enfatizou, referindo-se às cadeias de produção de proteína animal.

O BRASIL NA FEIRA

Mais de 50 empresas brasileiras participaram da SIAL China, entre os mais de 6 mil expositores da edição de 2024, realizada entre os dias 28 e 30 de maio e que reuniu cerca de 200 mil visitantes de todo o mundo. “Foram três dias intensos, mas muito produtivos para apresentar os produtos brasileiros”, comentou Roberto Kaefer.

O mercado chinês é o principal comprador dos produtos do agronegócio brasileiro. Só na avicultura, a Ásia responde por 35,86% das exportações, com um total de 1,79 milhões de toneladas em 2023, segundo a ABPA. Atualmente, 150 países compram frango e derivados produzidos no Brasil e os maiores compradores internacionais são China, Emirados Árabes Unidos, Japão, Arábia Saudita e África do Sul.

A MISSÃO OFICIAL

KAEFER_ALCKIMIN_TEBET_INTERNA
Roberto Kaefer com Geraldo Alckmin e Simone Tebet: missão brasileira na China


Em Pequim, capital da China, Roberto Kaefer acompanhou a missão oficial do governo do Brasil durante o encontro com as autoridades chinesas. A visita foi comandada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Estavam na comitiva, também, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Márcio França (Micro e Pequenas Empresas) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli.

O SINDIAVIPAR

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa as indústrias de produtos avícolas. A carne de frango produzida no Paraná é exportada para 150 países.

O processamento de aves no Paraná se concentra em 29 municípios e 35 indústrias. Além disso, a avicultura gera 95,3 mil empregos diretos e cerca de 1,5 milhão de empregos indiretos no Estado. São mais de 19 mil aviários, aproximadamente e 8,4 mil propriedades rurais distribuídas em 312 municípios paranaenses. As indústrias associadas ao Sindiavipar são responsáveis por 94% da produção estadual.  

Segundo o Relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil ocupa o primeiro lugar no mercado global de carne de frango, sendo o principal exportador do produto.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa do Sindiavipar)

 

tag: Roberto Kaefer , Sindiavipar , SIAL China , ABPA , APEX Brasil , Simone Tebet , Geraldo Alckmin , avicultura brasileira ,

0 Comentários