Presidente de honra do Congresso APA 2025, Edison Yoshikawa exaltou o segmento de ovos do país

Presidente de honra do Congresso APA 2025, Edison Yoshikawa exaltou o segmento de ovos do país

Sem esquecer os desafios, o empresário fabril e avicultor de Bastos (SP) representou todos os avicultores do Brasil, conforme é tradição durante o Congresso da APA.

Ovonews

April 03, 2025

0

Como acontece tradicionalmente todos os anos, no mês de março, o Congresso de Ovos APA homenageia os avicultores brasileiros por intermédio da escolha de um presidente de honra que represente os demais produtores. Este ano, durante o 22º Congresso realizado entre os dias 24 e 27 de março, em Ribeirão Preto (SP), a comissão organizadora convidou o bastense Edison Motoharu Yoshikawa, avicultor há mais de 50 anos e empresário fabril da Artabas, tradicional empresa de aviários do país.

Respeitado por seu trabalho junto à avicultura – tanto na Artabas quanto na produção de ovos -, Edison Yoshikawa tem uma história importante dentro do segmento e se disse muito honrado por representar os avicultores de todo o país na homenagem da Associação Paulista de Avicultura, realizadora do Congresso.

EDISON-saudacao
EDISON YOSHIKAWA, exaltando o ovo no Congresso da APA 2025: “De vilão a mocinho, o ovo conquistou seu espaço e apresentou uma curva ascendente de consumo sustentado por sua qualidade, acessibilidade, importância nutricional e contribuição para a segurança alimentar.”


Ao saudar respeitosamente todos os avicultores do Brasil, como fez questão de ressaltar em seu discurso, Yoshikawa falou sobre o trabalho dos produtores de ovos repleto de desafios. “Cada ovo colocado no mercado é fruto de um esforço que exige dedicação, pesquisa e conhecimento contínuos para aprimorar cada vez mais a qualidade do produto”, disse ele.“Enfrentamos diversas dificuldades, como a oscilação nos preços dos ovos, as questões sanitárias, o aumento no custo das matérias-primas, as adversidades climáticas, entre outras. No entanto, o maior desafio atualmente é a influenza aviária, uma enfermidade que tem afetado severamente a produção de ovos em diversos países”, citou o avicultor que nasceu na capital paulista em 1944, mas fez sua linda história na conhecida Capital do Ovo, o município de Bastos (SP), para onde seguiu, jovem, para ajudar o pai Nobuo Yoshikawa em um negócio novo para a avicultura daqueles anos 1960: a fabricação de gaiolas para aviários e, anos depois, os modernos aviários que hoje atendem todo o Brasil e América do Sul.

Sobre a influenza aviária, desafio destacado pelo produtor como um dos mais importantes hoje na avicultura, Edison foi categórico em reforçar a importância das medidas de biosseguridade, o uso de barreiras sanitárias, o controle de pragas e a proteção contra aves silvestres. “Além de uma comunicação eficiente entre os agentes do setor”, acrescentou.

O OVO E A EVOLUÇÃO DO SEGMENTO

A trajetória da avicultura de postura e o produto ovo foram bem lembrados por Edison Yoshikawa em seu discurso no dia 25 de março, na cerimônia oficial de abertura do Congresso 2025, em Ribeirão Preto (SP). “De vilão a mocinho, o ovo conquistou seu espaço e apresentou uma curva ascendente de consumo sustentado por sua qualidade, acessibilidade, importância nutricional e contribuição para a segurança alimentar”, lembrou o presidente de honra do Congresso da APA 2025.

HOMENAGEM-A-EDISON-YOSHIKAWA
Érico Pozzer (presidente da APA), Gustavo Shimizu (vice-presidente da APA) e José Roberto Bottura (diretor técnico da entidade e coordenador do Congresso 2025): homenagem a Edison Yoshikawa.


Também fez questão de ressaltar que o setor de produção nacional tem avançado significativamente nas exportações nos últimos anos. “Esse progresso é resultado do profissionalismo e da coordenação entre os elos da cadeia produtiva que trabalham atentos à oferta e à demanda do mercado”, argumentou, mostrando os resultados em números que o segmento de ovos vem apresentando a cada ano.

“Segundo a ABPA, as exportações brasileiras de ovos, incluindo produtos in natura e processados, cresceram 57,5 % em fevereiro deste ano. Foram embarcadas 2.527 toneladas no segundo mês de 2025 em comparação com 1.604 toneladas no mesmo período do ano passado. Já a receita com esses embarques totalizou quase 5 milhões de dólares. Um aumento de 63,2% em relação aos 3 milhões registrados no ano anterior. Diante desse cenário, deixo mais uma vez um alerta. Juntos podemos alcançar resultados cada vez mais expressivos.”

Para o empresário bastense, o trabalho da APA tem sido fundamental no apoio aos desafios vividos pelos avicultores. “Ao longo de décadas, a APA tem desempenhado um papel essencial, tanto no enfrentamento de desafios quanto na construção de conquistas e oportunidades para o setor, especialmente para a avicultura paulista”, ressaltou, lembrando que foram muitas as ações dessa entidade que representa o avicultor no Estado de São Paulo.

“Reforço também o protagonismo da nossa indústria de produção de ovos que, ao longo das últimas décadas, tem construído uma trajetória emblemática marcada pela qualidade e pelo crescimento do setor. Essa é a nossa vocação, e que possamos sempre contar, principalmente, com a proteção divina em nossa jornada.”

Edison Yoshikawa agradeceu a presença de todos, desejando um excelente Congresso: “Que possam aproveitar o seu dia a cada uma das apresentações, e sejam todos bem-vindos”. E deu por aberto oficialmente os trabalhos do 22º Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025, como é da tradição do evento.

DULCE-YOSHIKAWA
DULCE YOSHIKAWA:
na plateia, a emoção na
homenagem ao marido,
Edison Yoshikawa.

Na plateia, atenta e emocionada, a esposa Dulce Sacramento Yoshikawa, também empresária da Artabas, com quem Edison é casado desde 1973. O casal tem três filhos, Paula, Leandro e Leonardo, todos trabalhando nas empresas da família, a Artabas e a granja Ovos Yoshikawa, a granja bicampeã em ovos brancos no Concurso Estadual de Qualidade de Ovos realizado em Bastos em 2024.

(Texto e fotos: Teresa Godoy/A Hora do Ovo)

tag: Edison Yoshikawa , Congresso da APA 2025 , Artabas , Ovos Yoshikawa , Gustavo Shimizu , erico pozzer , jose roberto bottura ,

0 Comentários