Pioneiro Shigemasa Saito recebe homenagem da A Hora do Ovo

Pioneiro Shigemasa Saito recebe homenagem da A Hora do Ovo

Falecido no último dia 1º de julho, o avicultor que fundou a Granja Saito S.A. e prestou relevantes serviços à postura brasileira, foi lembrado em tbt especial no Facebook.

Ovonews

julho 30, 2021

0

#tbt de Adeus e Obrigada a Shigemasa Saito. Foi assim que a jornalista Elenita Monteiro, fundadora da A Hora do Ovo, abriu o #tbt de homenagem ao pioneiro Shigemasa Saito, no último dia 29 de junho, no Facebook. Importante nome na história da avicultura paulista, Saito faleceu no início do mês de junho e deixou um legado histórico de liderança e realizações no segmento da postura brasileira.

Conheça um pouco da história desse líder e a força de suas realizações, no texto a seguir, de Elenita Monteiro.

“Hoje é dia de um #tbt mais que especial para A Hora do Ovo. É dia de lembrar um dos grandes nomes da avicultura brasileira: Shigemasa Saito, fundador da Granja Saito S.A., um dos grupos de avicultura que fizeram história no Brasil.

O Sr. Shigemasa Saito faleceu no dia 1º de julho deste ano, aos 90 anos, vítima de insuficiência cardíaca adquirida em decorrência de complicações de AVCH sofrido em fevereiro de 2016 e com o qual lutou bravamente para superar por 5 anos e 4 meses, constantemente acompanhado e assistido por sua esposa, seus quatro filhos, noras, genro, netos e bisnetos.

Esse valente pioneiro foi um dos grandes empresários da avicultura brasileira, tendo a coragem de ser inovador em vários aspectos ligados à produção de ovos. Iniciou na atividade em 1948 com 700 galinhas, quando já despontava como um grande criador para os padrões da época. Foi cooperado da antiga CAC até 1972, quando, então, constituiu a Granja Saito S/A, em 28 agosto de 1972.

Foi presidente também da APROVO, a Aliança dos Produtores de Ovos. Liderou por alguns dos anos pioneiros a APA - a Associação Paulista de Avicultura, e o Sindicato Rural de Ibiúna (SP). Sua capacidade de unir a comunidade era inata. Assim, foi líder na comunidade de Ibiúna – onde morava. Integrou a comunidade budista Soto Zenshu da América do Sul, colaborou com o grupo de apoio comunitário Kodomo no Sono e várias outras entidades sociais da comunidade de colonização japonesa no Brasil.

Tive a honra de tê-lo conhecido em uma das missas budistas que o senhor Shigemasa Saito realizou na Granja Saito de Ibiúna, em agradecimento às aves por sua produção. Com nome de Keikonsai - missa em ação de graças às aves -, essas cerimônias religiosas especiais se realizaram por 14 anos na granja-sede do Grupo Saito. Numa delas, ele recebeu homenagem como pioneiro da produção de ovos no Brasil.

Fica aqui a homenagem da A Hora do Ovo para um dos grandes nomes da avicultura brasileira. Arigatô, Saito San! A avicultura brasileira agradece.”

Abaixo, algumas fotos do Sr. Shigemasa Saito em momentos registrados pela família, e durante uma das missas budistas que realizou na Granja Saito, de Ibiúna, em agradecimento às aves por sua produção. 

(A Hora do Ovo. Fotos: arquivo da Família Saito)


tag: Shigemasa Saito , Granja Saito ,

0 Comentários