Nova enzima ajuda avicultores a produzir mais com menos ração

Nova enzima ajuda avicultores a produzir mais com menos ração

Lançada pela Novozymes e DSM a primeira enzima do mundo que melhora a funcionalidade intestinal de frangos, permitindo que eles absorvam melhor os nutrientes.

Ovonews

novembro 06, 2018

0

A Novozymes e a DSM anunciam o lançamento do BalanciusTM, um novo aditivo alimentar para frangos de corte. Segundo a assessoria de imprensa da Novozymes, a Balancius é o primeiro e único aditivo alimentar que atua melhorando a saúde intestinal das aves, o que permite aos frangos absorverem melhor os nutrientes da ração, ajudando-os a crescer melhor.

Para o produtor, o benefício é expressivo, já que o Balancius trabalha removendo restos de células bacterianas do intestino da ave e isso permite que os avicultores produzam 3% a mais a partir da mesma quantidade de alimento. Considerando que até 70% dos custos totais de produção de um agricultor vão para alimentos, isso pode ajudá-los a reduzir significativamente os custos e reduzir o impacto ambiental da produção de ração.

Susanne-Palsten-Buchardt

Susanne Palsten Buchardt: tecnologia inédita e inovadora

“Nenhuma outra tecnologia funciona assim”, afirma Susanne Palsten Buchardt, vice-presidente da Novozymes.

À medida que a população mundial cresce, a ONU (Organização das Nações Unidas) aponta a produção de alimentos e a ação climática como alguns dos maiores desafios do mundo. Ao mesmo tempo, os consumidores buscam alimentos acessíveis e de alta qualidade como parte de uma dieta saudável e balanceada. Melhorar a eficiência na produção de alimentos também é um desafio.

“Esses desafios exigem soluções nutricionais revolucionárias”, diz David Blakemore, presidente de nutrição animal e saúde da DSM. “O Balancius é o primeiro e único ingrediente alimentar do seu tipo que funciona atuando no intestino para melhorar a eficiência alimentar e aumentar o rendimento sustentável dos produtos.”

Se Balancius for usado para todos os frangos na América Latina e na América do Norte, o potencial total de economia de emissões de gases de efeito estufa pode chegar a 4,2 milhões de toneladas de CO2. A utilização da solução na América Latina corresponde a 500.000 emissões anuais do povo brasileiro, segundo cálculos da Novozymes.

DESCOBERTO NA NATUREZA

Balancius é uma solução enzimática baseada em uma enzima de ocorrência natural, muramidase, originária de um fungo raro encontrado em um chiqueiro no Japão em 1984.

“Balancius é a última e mais importante inovação da aliança entre a Novozymes e a DSM. Isso mostra o quanto podemos alcançar com nossa inovação na nutrição animal”, afirmam David Blakemore e Susanne Palsten Buchardt.

O produto está sendo lançado inicialmente na América Latina e nos Estados Unidos.

Na Conferência Científica da Associação de Ciência Avícola (PSA – Poultry Science Association) na América Latina 2018, que se realiza entre os dias 6 e 8 de novembro em Campinas (SP), o tema está sendo tratado em palestra específica sobre o Balancius. Leia reportagem a respeito do evento: DSM apresenta inovação e ciência na Conferência da PSA Latin American 2018.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Novozymes)

tag: DSM , Balancius ,

0 Comentários