Instituto Ovos Brasil comemora 15 anos de atividades em prol do ovo
Entidade tem história, realizações e conquistas dignas de comemoração para o segmento de ovos no Brasil.
O segmento de ovos tem muito a comemorar neste 2022 em que o Instituto Ovos Brasil comemora 15 anos de atividades, defendendo o ovo e promovendo o alimento como um dos mais importantes na alimentação do brasileiro. A palavra “defesa” é realmente oportuna nesse caso, pois foi exatamente defendendo o ovo que o IOB nasceu e fez sua história no Brasil.
Em 2007, quando foi fundado, o Instituto Ovos Brasil tinha pela frente uma verdadeira batalha para provar aos brasileiros – a começar dos avicultores – que o ovo não era nada daquilo que se dizia dele, um alimento chamado de “vilão”, que elevava o colesterol humano e era responsável por problemas cardíacos.
Com seu trabalho firme e aguerrido, o Instituto Ovos Brasil demonstrou que, pela ciência e pela saúde, o ovo era – e é – o alimento mais completo do mundo.
Neste ano em que se alinham os feitos e as conquistas do IOB, ainda que com dificuldades a serem vencidas, a entidade comemora e prepara uma série de ações para mostrar a importância de sua existência. “O IOB teve muita dificuldade no início, porque era preciso esclarecer o público consumidor, a classe médica, as universidades e a imprensa a respeito dos reais benefícios do consumo do ovo. Isso porque havia preconceito em relação ao alimento, era muito forte o mito de que o ovo aumentava o colesterol”, relembra Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil.
Veras é um dos avicultores e líderes do segmento que acompanham essa “evolução” do ovo na mesa do brasileiro, ganhando espaço ao longo desses 15 anos. Esse conhecimento do produto ovo e do mercado também lhe permitiu estar próximo dos principais desafios da atividade e também da disseminação das qualidades do ovo em todo o país. Por isso, fala com propriedade sobre o ovo e os avanços do Instituto Ovos Brasil.
O presidente do IOB relembra que a primeira pesquisa de mercado realizada pela entidade apontou que o ovo não era considerado uma comida glamourosa. “Foram as ações desempenhadas pelo Instituto que fez com que a percepção da população, e também dos especialistas em saúde, mudasse positivamente em relação à ingestão do ovo. Hoje, podemos notar que ele é trabalhado por muitos chefs de cozinha, como vemos inclusive em programas de gastronomia, como o Masterchef, nos quais preparar um ovo perfeito é motivo de ganhar muitos prêmios”, relata Veras.
Foi uma longa trajetória até que o ovo recebesse o justo tratamento - pelos seus verdadeiros valores - pela comunidade médica, mídia e por toda sociedade, alcançando hoje o expressivo consumo per capita de 257 ovos. Segundo a assessoria de imprensa do IOB, a meta da entidade agora é incentivar a ingestão de 365 ovos per capita.
“A ciência mostrou que melhor que o ovo é somente o leite materno. Inclusive porque o alimento ovo tem todos os nutrientes necessários para criação de uma vida. E, em que pese esse aspecto, nos empenhamos em levar informações verdadeiras com cunho científico baseado em trabalhos de pesquisadores sérios e éticos. Atualmente, a família brasileira sabe da importância do consumo do ovo e o Instituto tem um papel estratégico nessa valorização”, afirma Edival Veras.
Na opinião de nutricionistas, nutrólogos, cardiologistas, pediatras e outros especialistas da saúde, o ovo é um alimento nutricionalmente importante e muito acessível para a população ou para pessoas que desejam melhorar seus aspectos nutricionais. Então, o incentivo no consumo de ovos significa melhorar as condições nutricionais dos brasileiros. “Para que isso se torne realidade, temos trabalhado intensamente para levar a mensagem dos benefícios da ingestão de ovos para todos os públicos. Nossas ações objetivam fazer com que o ovo tenha cada vez mais destaque nas refeições da população e nas recomendações médicas”, comenta o presidente do Instituto Ovos Brasil.
OS 15 ANOS DO INSTITUTO OVOS BRASIL
Sobre os 15 anos de fundação do Instituto Ovos Brasil, o presidente da entidade, Edival Veras, destaca que foi um tempo dedicado a compartilhar informações científicas para a classe médica, nutricionistas, nutrólogos, cardiologistas e pediatras.
“São 15 anos trabalhando na gourmetização do ovo, porque não é só um ovo frito ou cozido, mas também um rol de preparações que podem ser feitas para incrementar nutricionalmente a alimentação das pessoas. Divulgamos informações para a classe esportiva que já é grande consumidora do ovo, por conta da proteína contida nele, esclarecendo o benefício do consumo para atletas. Propagamos informações sobre o ovo para as idades mais avançadas, que é quando elas perdem massa muscular e precisam de incremento nutricional, tanto com relação a vitaminas, proteínas e minerais. Trabalhamos também com as crianças e a mães, com relação à colina, que desenvolve a capacidade cognitiva das crianças e ajuda as mães na gestação e na amamentação a ter uma gestação saudável com fetos mais saudáveis”, declara Veras.
Outro ponto que recebe a atenção dos gestores do IOB é a propagação de conhecimento para a população sobre a inclusão do alimento ovo na dieta de animais de companhia, como cachorros e gatos. Isso por causa de seu alto valor proteico, que colabora com a saúde do bichinho de estimação, proporcionando pelo saudável e com brilho.
Para o corpo diretivo da entidade, chegar ao 15º aniversário representa poder contar uma bela história, ter muito orgulho de um caminho trilhado com convicção sobre as informações disseminadas e o conteúdo do que foi compartilhado sobre o ovo.
O INSTITUTO OVOS BRASIL
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde.
Entre os propósitos da entidade também se destaca a missão de desfazer mitos sobre o consumo do ovo.
O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.
Para saber mais sobre o Instituto Ovos Brasil e suas ações pelo Brasil, confira tudo no site www.ovosbrasil.com.br/
(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do Instituto Ovos Brasil. Foto: divulgação)
tag: Instituto Ovos Brasil , IOB , Edival Veras , consumo de ovos , consumo per capita de ovos ,