Granja BL é campeã em qualidade de ovos com aves Bovans White

Granja BL é campeã em qualidade de ovos com aves Bovans White

O prêmio da categoria ovos brancos foi conquistado pela primeira vez pelo produtor Halecson Stinguel, no 3º Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba.

Ovonews

junho 10, 2019

0

Um dos grandes produtores de ovos do Espírito Santo, o avicultor Halecson Stinguel, da Granja BL, foi o grande vencedor da categoria mais disputada no Concurso de Qualidade de Ovos do Espírito Santo, realizado no dia 5 de junho, durante a 5ª Favesu. A Granja BL ficou em primeiro lugar em ovos brancos, com apoio da excelência das poedeiras Bovans White, que são produzida no Brasil pela Mercoaves, com sede no Rio Grande do Sul e que tem exclusividade da Hendrix Genetics para as linhagens Bovans e Isa Brown. Lequinho Stinguel – como Halecson é conhecido – ficou também em outra excelente colocação no Concurso de Qualidade: o segundo lugar na categoria ovos vermelhos, com outra linhagem da Hendrix, a Hisex Brown.

O concurso foi realizado pela Associação dos Avicultores do Espírito Santo, a AVES, durante a 5ª Favesu, em Venda Nova do Imigrante, na Serra Capixaba e os resultados foram divulgados ao final do evento, no dia 6 de junho. A comemoração pelas duas conquistas da Granja BL foi grande no estande da Avepig, empresa distribuidora das pintainhas de um dia da Mercoaves no Espírito Santo (foto no destaque). Uma das mais tradicionais empresas de assistência técnica para a avicultura capixaba, a Avepig é do médico veterinário José Roberto Cunha Viana e é parceira da Granja BL desde sua fundação.

Em entrevista à A Hora do Ovo, o produtor Lequinho Stinguel fez questão de agradecer aos profissionais da Avepig e da Mercoaves pela assistência técnica oferecida à granja: “Trabalhamos com apoio dos profissionais da Avepig desde o início da granja, há 16 anos, e começamos a alojar aves Bovans White há 9 anos, sempre com muito sucesso de produtividade e qualidade nos planteis. Estamos muito satisfeitos”, afirma o produtor, feliz em estar tão bem colocado no concurso capixaba.

Para Lequinho Stinguel, além da assistência técnica sempre presente para obter o melhor do plantel com a linhagem da Mercoaves, os produtos genéticos oferecidos pelo incubatório gaúcho são diferenciais importantes para se chegar ao resultado positivo. Sobre a ave com que a granja foi campeã, a Bovans White, o produtor destaca: “Gosto muito da Bovans porque é uma poedeira que tem alta postura com um consumo de ração menor que a média, e com poucos ovos trincados”. Outro fator que é decisivo para ele manter seu plantel Bovans desde que iniciou com ele, há 9 anos, é a sanidade das pintainhas: “Não temos incidência de doenças importantes no plantel, o que é muito fundamental”, diz, destacando que isso se deve também ao trabalho de sua própria equipe na granja, que atua em linha com as orientações da assistência técnica da Avepig e dos experts da Mercoaves.

Gauben Peruzzo – que fundou a Mercoaves há 19 anos com o sócio Henrique Roman – pôde comemorar o excelente resultado da ave Bovans junto com o cliente campeão e os parceiros da Avepig. É que ele fez questão de prestigiar a 5ª Favesu e esteve presente nos dois dias do evento. “A equipe Mercoaves está muito feliz com o resultado, além de estarmos muito agradecidos à Granja BL por apostar no Concurso de Qualidade com nosso produto genético, nos dando oportunidade de comprovar indiscutivelmente a excelência da Bovans White quando ela é alojada e manejada com alto índice de profissionalismo, como é o caso da equipe comandada por Lequinho Stinguel e seus sócios. Grande mérito também de nosso parceiro José Roberto Cunha Viana e seus funcionários da Avepig, que garantem uma excelente assistência técnica para os clientes da Mercoaves no importante mercado capixaba”.

A BOVANS WHITE

Gauben Peruzzo lembra que as pintainhas Bovans que produzem nas estruturas da Mercoaves no Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm se destacado no mercado não só pela qualidade do ovo – como o concurso capixaba apontou – como também pelo alto índice de produtividade. “A Bovans tem sido campeã em produtividade no Brasil, como já ficou demonstrado na Granja Pavão, em Goiás, que foi premiada por nós no ano passado por ter sido a primeira granja brasileira a atingir o impressionante índice de 500 ovos vendáveis por ave alojada, sem muda forçada”, lembra Gauben Peruzzo (veja matéria LINK). Ele se refere ao desafio a que o grupo holandês Hendrix Genetics se lançou há cerca de uma década como meta para atingir portfólio de genética avícola. No Brasil, a primeira linhagem – comprovadamente – a atingir a meta foi a Bovans, agora também campeão em qualidade.

Gauben esclarece que a Mercoaves tem uma estrutura de produção muito bem planejada para garantir qualidade e sanidade de seus produtos. Tem sede administrativa no Rio Grande do Sul, matrizes no RS e em São Paulo, e incubatórios em Santa Catarina, São Paulo e Espirito Santo. “Investimos no incubatório nas terras capixabas pela importância cada vez maior daquele mercado para a avicultura, e os bons resultados da região nos mostram que apostamos certos. Parabenizamos a todos os avicultores capixabas por sua evolução, o que foi demonstrado na 5ª Favesu. E, em especial, parabenizamos nosso cliente campeão, Lequinho Stinguel e seus sócios na Granja BL, pelo excelente trabalho de manejo, nutrição e sanidade no dia a dia da granja, permitindo extrair o melhor da genética Bovans White”.

A GRANJA BL

Em novembro deste ano a Granja BL completará 17 anos de atividade. Ela foi fundada pelas famílias Buss e Stinguel, homenageadas com as letras iniciais para formar o nome da empresa. Hoje a BL tem também uma unidade de pasteurização, mas a estrutura principal é mesmo a produção de ovos in natura, com um plantel de 1,8 milhão de poedeiras (destes, apenas 100 mil são de aves vermelhas) e 750 mil codornas. A BL é uma das maiores produtoras de ovos do Espírito Santo e seu principal mercado é a Bahia, onde entrega cerca de 90 por cento de sua produção.

Em sua entrevista à A Hora do Ovo, o campeão Lequinho Stinguel fez questão de agradecer a seus sócios e funcionários – que ele chama de “Família BL” – e aos parceiros da Avepig e Mercoaves. “O sucesso é sempre fruto de um trabalho conjunto”, ressalta o jovem e entusiasmado avicultor, que nasceu e mora em Santa Maria de Jetibá, município que é hoje – segundo dados do IBGE – o maior produtor de ovos do Brasil (IBGE indica que Santa Maria de Jetibá é o maior produtor de ovos do Brasil).

MERCOAVES: 
www.mercoaves.com.br
Fone: (51) 3634 2608
Email: contato@mercoaves.com.br

tag: Granja BL , Bovans , Mercoaves , Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba , Favesu , Halecson Stinguel , Hendrix Genetics , Avepig , Gauben Peruzzo ,

0 Comentários