Exportadores de aves e suínos fecham US$148,7 milhões no SIAL China 2019
Expectativa é de US$442 milhões em exportações, a partir das tratativas feitas durante o evento, informa a ABPA.
Os exportadores de aves e de suínos brasileiros comemoraram os resultados alcançados durante a SIAL China 2019, um dos maiores eventos do setor de alimentos na Ásia, encerrado no dia 16 de maio, em Xangai, na China.
Na ação liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foram concretizados US$148,7 milhões em exportações de carne de frango e de carne suína apenas durante os três dias do evento.
De acordo com as previsões traçadas pelos exportadores, as tratativas realizadas durante a SIAL China 2019 deverão gerar, no total, US$442 milhões em exportações de aves e de suínos.
Centenas de contatos comerciais foram firmados pelas nove agroindústrias participantes da comitiva da ABPA: Alibem, BRF, Castrolanda, Coasul, Integra – GtFoods, Rivelli, São Salvador Alimentos, Seara e Vibra.
No espaço exclusivo para as empresas associadas às marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian Egg, também foram distribuídos materiais promocionais para os visitantes da feira, destacando os diferenciais do setor, como a qualidade dos produtos, o status sanitário e a sustentabilidade, além de ecobags.
A participação da ABPA na SIAL China 2019 é parte das ações realizadas pela associação no país asiático na semana passada. O diretor-executivo da entidade, Ricardo Santin, fez parte da missão liderada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com visitas e reuniões com membros do governo chinês em Xangai e Pequim. A missão ministerial contou, ainda, com reuniões no Japão e na Indonésia.
“Os resultados da participação brasileira no SIAL China refletem o bom momento para o setor de proteína animal junto ao mercado chinês. Temos boas expectativas sobre as ações realizadas ao longo da semana, que deverão ir além do saldo dos negócios obtidos nessa grande feira”, afirmou Santin.
A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
A APEX-BRASIL, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
OS PROJETOS SETORIAIS DA ABPA
Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são programas mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail isis.sardella@abpa-br.org.
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da ABPA)
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