Em biosseguridade, é preciso que todos tenham a mesma consciência de responsabilidade

Em biosseguridade, é preciso que todos tenham a mesma consciência de responsabilidade

O alerta é de Ana Caselles, gerente técnica da Sanphar; ela diz que, também em tempos de pandemia, é fundamental manter em alta a biosseguridade nas granjas.

Ovonews

abril 21, 2020

0

Expert na questão da biosseguridade em granjas, Ana Caselles, gerente técnica da Sanphar Saúde Animal para a América Latina, vem demonstrando a importância de manter a biosseguridade sempre, e, especialmente, em tempos de pandemia pelo coronavírus, essa preocupação deve ser mantida e aprimorada pelos avicultores.

Recentemente, Ana participou de uma live em que destacou os pontos principais desse cuidado dentro dos limites da área produtiva. A especialista destacou, entre outros cuidados, a importância no controle de presença nas granjas, para evitar que os agentes infecciosos entrem ou sejam disseminados.

Outros itens demonstrados por ela como importantes são o nível e perfil da criação, localização, estrutura, operação e até cultura da propriedade. “É essencial a definição de protocolos de biosseguridade e controle, que devem ser seguidos tanto pelos colaboradores operacionais como por todos na empresa. Em biosseguridade, é preciso que todos tenham a mesma consciência de sua responsabilidade”, ressalta a gerente técnica da Sanphar Saúde Animal para a América Latina.

Durante a live, Ana também pontuou importantes medidas a serem intensificadas pelos avicultores, suinocultores e demais produtores, em termos de manejo sanitário e boas práticas na cadeia produtiva. “A Sanphar investe em educação sanitária e educação continuada, envolvendo toda sua equipe para ajudar os clientes a melhorar os processos e, assim, obter melhores resultados produtivos. Sempre acompanhamos os clientes muito de perto, principalmente nesse momento.”

Segundo Ana Caselles, os procedimentos de biosseguridade para evitar transmissão de enfermidades também envolvem medidas muito divulgadas no atual momento da pandemia pelo coronavírus: evitar entrada de pessoas e veículos, uso de roupas de proteção e banho quando possível, troca de calçados, controle de vetores e limpeza e desinfecção. “Esses itens merecem atenção sempre. Devem ser auditados frequentemente e falhas devem ser imediatamente corrigidas”, recomenda.

Ela também alerta para os cuidados necessários com as doenças que podem não ser sempre evidentes, especialmente em seus estágios iniciais, e a lavagem e desinfecção de mãos, especialmente ao se deslocar entre diferentes áreas nas granjas. “É importante que a granja forneça estrutura, como pias e sabão, para os colaboradores”.

Os produtos da Sanphar podem auxiliar na tarefa de manter a biosseguridade, indica a profissional. “São produtos seguros e eficazes para os criadores protegerem o seu negócio”. Ela cita Stalosan F, solução em pó 100% mineral e extremamente eficiente mesmo em presença de matéria orgânica, além de totalmente seguro para aplicação mesmo na presença de animais.

Ana Caselles ressalta que o Brasil está à frente dos demais países da América Latina no quesito biosseguridade, porém não pode deixar de seguir os procedimentos. “Este é um tema cada vez mais importante em termos de bem-estar, saúde animal e produtividade. Além disso, considerando o cenário global atual, este é o momento ideal para reforçar a importância de programas de biosseguridade nas granjas”, contextualiza.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de comunicação da Sanphar)

tag: Sanphar , Biosseguridade , Ana Caselles ,

0 Comentários