Contador de ovos da Soft Avicultura está em granjas de Norte a Sul do Brasil

Contador de ovos da Soft Avicultura está em granjas de Norte a Sul do Brasil

Com equipamento fácil de operar, baixa manutenção e alta eficiência, a Soft amplia presença em empresas, como a Granja Cascavel (PB) e a Ovos Gute (SC).

Ovonews

October 25, 2024

0

O sistema de contagem eletrônica de ovos da Soft Soluções de Automação para Avicultura, empresa de Tupã (SP), tem conquistado cada vez mais espaço nas granjas de postura do país e atende demandas do Nordeste ao Sul do Brasil. E o profissional Fábio Massara, desenvolvedor da tecnologia e proprietário da Soft, pode provar.

Hoje, Fábio tem clientes de Norte a Sul do Brasil, com índices de satisfação bem elevados. Com por exemplo, na Paraíba, onde está um de seus clientes mais recentes: a Granja Cascavel, em Princesa Isabel, do casal Francinete Bezerra e Rinaldo Medeiros Francisco. Na outra ponta do país está a Ovos Gute, no tradicional núcleo de postura comercial de São Ludgero (SC), granja formada há 40 anos pelo produtor João Wanderlind, e administrada agora pelos filhos Jhony e Juliana.  

A SOFT EM SANTA CATARINA

GRANJA-GUTE_interna
João Wanderlind, com o filho Jhony e o
neto João Vitor: a tradicional Ovos
Gute aprova a tecnologia Soft


Jhony Wanderlind é um entusiasta da tecnologia da Soft. “Há 30 dias instalamos um novo contador e sempre que abrimos mais galpões temos essa tecnologia porque é muito eficiente para o controle da produção da granja”, garante.

Ele pontua que a instalação do contador também ajuda, indiretamente, na averiguação  da qualidade da produção, pois se as esteiras que transportam os ovos de cada galpão começam a ficar com  poucos ovos, ou mesmo com espaços sem ovos, isso já alerta que aquele galpão específico está com algum problema, seja na sanidade das galinhas (redução de produção é sempre um indicador zootécnico importante) ou mesmo falha em algum aviário (uma esteira com partes quebradas ou placas eletrônicas com falhas, por exemplo).

Tradicional, a Ovos Gute tem 40 anos, produz exclusivamente ovos vermelhos e está no coração do tradicional núcleo de produção de São Ludgero, município fundado por famílias alemãs e que mantém as melhores tradições dessa nacionalidade. Entre elas, o rigor em tudo o que faz.

A granja foi fundada por João Wanderlind, hoje aposentado, mas que adora caminhar com o neto pelo aviário e ajudar aqui e ali e, de alguma forma, acompanhar o crescimento da empresa, que hoje tem uma produção diária de 460 caixas de ovos/dia.  Com 100% da granja automatizada, a Ovos Gute instala um novo contador de ovos Soft a cada novo aviário. Que é para garantir a eficiência na contagem de ovos e, assim, ter a granja mais bem controlada, tanto do ponto de vista técnico quanto financeiro.

A SOFT NA PARAÍBA

GRANJA-CASCAVEL_interna
Rinaldo (ao centro), com os filhos Gabriel
Francisco e Pedro: na Granja Cascavel, o
contador de ovos da Soft Avicultura
mostra resultados positivos


Muito satisfeito também com o contador de ovos da Soft está Gabriel Francisco, filho de Rinaldo e Francinete, donos da Granja Cascavel. Apesar de ter começado seu trabalho na empresa da família há pouco, já mensura os resultados do equipamento desenvolvido por Fábio Massara.

Gabriel contou à reportagem da A Hora do Ovo que ficou responsável por acompanhar a instalação, entender o funcionamento do contador de ovos e acompanhar os resultados. Mesmo com pouco tempo de utilização da tecnologia já está convencido de sua eficiência. “Estamos com resultados muito bons, tanto em relação ao desempenho quanto à baixa ocorrência de erros”, afirma.

Ele conta que a granja possuía um sistema de contagem de ovos de outra marca, mas os resultados eram imprecisos e havia defeitos que levavam à parada da contagem. “Não dava mais para confiar na contagem do equipamento anterior, então fomos pesquisar outras marcas e fizemos contato com a equipe da Soft. Com um mês e meio de funcionamento já passamos a ter dados da produção real diária de ovos”, diz Gabriel.

Ele elogia o atendimento recebido da Soft, cujo técnico instalou o equipamento e forneceu treinamento para que a equipe da Granja Cascavel aprendesse a utilizar a tecnologia e “ler” seus resultados. “Ele nos deu dicas de como melhorar a eficiência da tecnologia”, elogia. 

Com cerca de 500 mil aves, a Granja Cascavel tem mais de um tipo de aviário – dos convencionais aos piramidais da marca Artabas. Mensurar a quantidade de ovos produzidos diariamente é fundamental, diz Gabriel, para saber se o plantel de poedeiras está bem ajustado zootecnicamente, ou seja, oferecendo postura de acordo com o esperado.

Com o controle do contador eletrônico por aviário, logo que o sistema de Soft aponta queda na expectativa de produção, o alerta é dado à equipe da granja, que pesquisa o porquê dessa queda na postura. “Isso é fundamental”,  diz o jovem Gabriel Medeiros, que está no último ano de administração no município de Serra Talhada (PE). E ao que parece, todo o conhecimento que adquirir com sua graduação será para apoiar ainda mais o desenvolvimento do negócio da família.

UMA FERRAMENTA CONFIÁVEL

FABIO-MASSARA_interna
Fábio Massara, da Soft Avicultura: 
“A precisão de dados que nosso
equipamento oferece é de 99,98%”


No mercado há quatro anos, o Contador de Ovos da Soft Avicultura está presente em granjas das cinco regiões brasileiras, auxiliando o dia a dia de empresas de porte médio a grande, com sua tecnologia de alta precisão. “Nosso equipamento não tem ruídos e é livre de interferências externas, além de contar com proteção contra descargas elétricas”, garante seu desenvolvedor, o paulista Fábio Massara. Ele explica que o painel do equipamento tem comunicação wi-fi e pode enviar os dados para o servidor local ou direto para a “nuvem”.

Seu principal atrativo para os avicultores é o aplicativo que permite acompanhar a produção em tempo real, o que ajuda a identificar rapidamente problemas de produção. “Os dados de produção podem ser acessados pela internet, de qualquer lugar, por um sistema que oferece relatórios e dados estatísticos de cada aviário”, assegura Fábio Massara, jovem empresário conhecido por oferecer a granjas de postura uma ferramenta confiável, fácil de operar, de baixa manutenção e simples de entender o que interessa ao produtor: os dados finais de produção de ovos. “A precisão de dados que nosso equipamento oferece é de 99,98%”, garante, orgulhoso. Mas ressalta: “É claro que para isso é necessário seguir as orientações dos treinamentos que oferecemos e realizar as manutenções adequadas que orientamos o produtor a fazer”.

SOFT AVICULTURA
Contato: Fábio Massara
Fone (14) 99629 3708
e-mail: contato@softavicultura.com.br

(Fotos: divulgação Ovos Gute, Granja Cascavel e Soft Avicultura)

tag: Soft avicultura , contador de ovos , Fabio Massara , Granja Cascavel , Francinete Bezerra , Rinaldo Medeiros Francisco , Ovos Gute , João Wanderlind , Gabriel Francisco ,

0 Comentários