Conferência FACTA WPSA-Brasil debate salmonela na avicultura

Conferência FACTA WPSA-Brasil debate salmonela na avicultura

Painel que acontecerá no dia 16 de maio discutirá efeitos da doença na produção e comercialização de frango.

Ovonews

abril 25, 2019

0

A 36ª Conferência FACTA WPSA-Brasil, que acontece no Expo D. Pedro em Campinas (SP), terá na sua programação um fórum para discutir os efeitos da salmonela na produção e comercialização de frango. O evento técnico, considerado um dos principais do setor de avicultura, será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, e terá como tema central Frango: A responsabilidade de alimentar o mundo.

O painel específico sobre a bactéria será realizado no último dia de evento, com palestras ministradas por profissionais do setor. Entre os palestrantes do dia está o médico veterinário Alberto Back, especialista em sanidade das aves, que falará sobre as principais fontes de infecção, riscos e possíveis pontos para abordagem em cada cadeia de produção. Para ele, a salmonelose paratífica em aves de corte é hoje uma das principais preocupações sanitárias da década.

“A causa principal é a epidemiologia complexa dessa bactéria, que é resistente no ambiente e infecta praticamente todos os animais. Existe ainda uma variedade de subtipos que só respondem com medidas muito rigorosas de controle. Atualmente as principais fontes de infecção são alimentos, ambiente criatório (aviário/propriedade) e pintinho (incubatório/matriz). Assim, pensar no controle sem estabelecer um programa integrado é uma receita rumo ao insucesso. Não é uma medida ou um produto que controlará a doença, mas um conjunto de ações”, diz.

Quem também marcará presença no fórum sobre salmonella será Simone Machado, médica veterinária que ministrará palestra sobre o controle integrado e a rastreabilidade de salmonella na cadeia produtiva. Mestre em produção animal e doutora em higiene e processamento de produtos de origem animal, Simone abordará os requisitos básicos para o mapeamento epidemiológico na cadeia produtiva de frangos de corte.

“A excelência no controle de salmonela deve ser vista como uma oportunidade de foco na qualidade e diferencial de produtos, e não apenas como um custo. Essa mudança de paradigma será uma vantagem competitiva para aquelas empresas que estarão mais preparadas e capacitadas para atenderem um mercado e consumidores cada vez mais exigentes”, salienta. “Ainda estamos em estágios iniciais no controle e rastreabilidade da salmonela, entretanto, com grandes oportunidades e benefícios possíveis em alguns anos”, complementa.

Ainda no fórum, Fabrício Delgado apresenta uma visão diferenciada sobre a salmonela. Ele falará sobre as ferramentas disponíveis no mundo e seus custos para diminuir a contaminação e colonização do trato digestório por salmonelas paratíficas. Na ocasião, o médico veterinário e mestre em zootecnia falará porque é importante desmitificar e não apontar a doença como a grande vilã da avicultura. “No Brasil estamos passando por uma série de descabidos comentários que não tratam o tema com a profundidade técnica que deveria. Fizemos o controle na cadeia avícola como um todo, iniciando nas casas genéticas e passando pelos elos da cadeia de produção, até chegar à mesa do consumidor. Para isso, há a necessidade, sim, de uma gestão integrada, e uma educação em relação às boas práticas de produção, o que, sem dúvida, são o maior trunfo das ferramentas já existentes.”

Confira a programação completa do fórum de salmonela na Programação da Conferência Facta. 

Para mais informações e inscrição na Conferência, acesse Conferência Facta 2019.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Facta. Foto: divulgação)

tag: Salmonela , Facta , Conferência Facta ,

0 Comentários