Agência de Defesa Agropecuária do Ceará confirma primeiro caso de influenza aviária no estado

Agência de Defesa Agropecuária do Ceará confirma primeiro caso de influenza aviária no estado

Caso foi registrado em aves de subsistência em Quixeramobim; aves foram eliminadas e protocolos do PNCIA, do MAPA, foram adotados na propriedade e em seu entorno.

Ovonews

julho 20, 2025

0

Foi registrado o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade em uma propriedade de Quixeramobim, no sertão central do Ceará, a pouco mais de 200 km da capital Fortaleza. A confirmação saiu na 5ª feira, dia 17, depois da análise de amostras encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas (SP).

A Adagri, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, informou em nota que a propriedade foi isolada e que as aves foram mortas na manhã da sexta-feira. Além da propriedade afetada, outras serão investigadas em um raio de 10 km, conforme prevê o Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O Brasil vem registrando focos de influenza aviária de alta patogenicidade desde 2023. São 181 casos no total, sendo 172 em aves silvestres, oito em aves de subsistência e um único caso em aves comerciais, todos os casos já controlados.

No dia 11 de julho, a Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou um foco positivo de IAAP que envolveu duas galinhas, aves de subsistência, em uma propriedade particular na Grande São Paulo.

O único caso de influenza aviária em granja comercial foi registrado em maio, no município de Montenegro (RS). Após a desinfecção do local e o cumprimento de 28 dias sem novos registros em criações comerciais, o Ministério da Agricultura declarou o Brasil livre da influenza aviária em 18 de junho, o que permitiu a retomada das exportações de frango.

(A Hora do Ovo, com informações do portal Agência Brasil. Foto: Freepik)

tag: Adagri , influenza aviaria , Ceara , aves de subsistencia ,

0 Comentários