ABPA alerta para focos de influenza aviária identificados na Colômbia

ABPA alerta para focos de influenza aviária identificados na Colômbia

A entidade informou seus associados sobre os focos, identificados pelo Instituto Colombiano Agropecuário; a questão é de “alerta máximo”, frisa a ABPA.

Ovonews

outubro 24, 2022

0

Dois focos de influenza aviária foram identificados na Colômbia pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA). Baseado nesse registro e também nas informações de produtores da Colômbia, a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, enviou informe especial aos produtores associados no Brasil, compartilhando a questão que, segundo a entidade, é de alerta máximo.

Confira o informe da Associação Brasileira de Proteína Animal:

“Senhores associados

Recebemos por meio de nossos colegas produtores da Colômbia a informação de registro de dois focos de Influenza Aviária identificado pelo Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) no município de Acandí – departamento de Chocó.

Os focos são provenientes de aves silvestres e de fundo de quintal.  Entretanto, corresponde ao subtipo H5, de alta patogenicidade. O município de Acandí está localizado ao norte da Colômbia, próximo à fronteira com o Panamá, conforme se pode confirmar no mapa abaixo.


mapa-influenza-colombia
Fonte da informação:
https://www.ica.gov.co/noticias/ica-confirma-presencia-influenza-aviar-acandi

Este é um momento de alerta máximo para a avicultura brasileira, com o retorno da enfermidade à América do Sul. A ABPA emitiu hoje uma solicitação de reforço à mobilização do Ministério da Agricultura, em mensagem direta ao Ministro, ao Secretário de Defesa Agropecuária e ao Diretor de Saúde Animal, nas diversas frentes de defesa agropecuária, nos portos, aeroportos e fronteiras, seja pela ação ativa ou por meio de campanhas, estimulando o engajamento de todos na proteção do bem setorial mais precioso, que é a sanidade de nossos planteis.

Ao mesmo tempo, REFORÇAMOS a todos a necessidade de manutenção dos cuidados com relação a visitas nas unidades produtoras e ao retorno de colaboradores que estejam no exterior. 

O PROTOCOLO DE BIOSSEGURIDADE FOI ATUALIZADO

Redistribuam internamente em suas empresas e entre seus sócios, para que todas as áreas mantenham total atenção, seja com relação às visitas nas unidades produtoras ou com o retorno de colaboradores que estão no exterior. 

Vejam o link para acessá-lo: https://abpa-br.org/wp-content/uploads/2022/10/Manual-de-Biosseguridade-revisao-1.pdf

Não é demais solicitar àqueles que estiveram em áreas com registros da enfermidade – como a França, com a recente realização da SIAL Paris – para que realizem períodos de quarentena antes de retornar para granjas e escritórios, ou contato com técnicos que vão a campo.

Em outra frente, a ABPA, por meio do GEPIA (Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária) reforçará as campanhas com relação aos cuidados preventivos.

 Este é momento estratégico de ação para proteger a nossa avicultura, única entre os grandes produtores mundiais a nunca registrar a enfermidade – e assim continuaremos!”

(A Hora do Ovo, com informe aos associados pela ABPA)

tag: Influenza aviaria , Colombia , ABPA , biosseguridade , Instituto Colombiano Agropecuario ,

0 Comentários