Fajita-omelete reúne o melhor da cozinha mexicana com o ovo

Fajita-omelete reúne o melhor da cozinha mexicana com o ovo

Preparar a fajita mexicana tendo a omelete como substituta da tortilla é uma ideia que vale a pena experimentar em casa.

Gastronomia & Saúde

março 08, 2013

0
../../arquivos/img/2013/3/293_679_conteudo_g.jpg
Fajita-omelete: uma boa surpresa à mesa

Os mexicanos adoram ovo. São os maiores consumidores do alimento em todo o mundo. Portanto, não haveriam de ficar bravos com a substituição da tortilla pela omelete neste prato tão importante da cozinha mexicana, a fajita (pronuncia-se farrita).

Trata-se de um prato típico no México. Um clássico, como se diz. Esse prato delicioso, especialmente, consiste em ter pedaços de frango, entre outros ingredientes, servidos numa espécie de panqueca conhecida como tortilla. No México, normalmente se utiliza a tortilha para “enrolar” o recheio, mas no caso deste prato, sugerido pela campanha Deliciovo, da Aceav do Ceará, o detalhe é a omelete que envolve o recheio e que dá um toque especial ao prato.

Vale a pena lembrar que a receita faz parte do projeto Deliciovo de divulgação do ovo, promovido pela Associação Cearense de Avicultura. A peça mais recente da campanha confeccionada pela entidade foi um calendário de 2013, cujos temas de cada mês são receitas deliciosas com ovos. A receita de fevereiro é a Fajita-Omelete, que vale tentar fazer em casa. Caso você não tenha os ingredientes mexicanos,tente substituir por outros que você aprecie.

FAJITA-OMELETE

Ingredientes:

¼ de xícara de cebola picada.

Pimentão verde picado

Pimentão vermelho picado

Meia xícara de peito de frango cozido picado

2 colheres de chá de tempero para tacos

5 ovos batidos

¼ de xícara de queijo cheddar ralado

Um punhaod de cebolinha fatiada

Creme de leite

Salsa ou guacamole (opcional, para servir) 

Modo de fazer

Refogue a cebola e o pimentão. Adicione cubos de peito de frango, polvilhe com o tempero para tacos, misture bem. Transfira para uma tigela pequena e reserve.

Despeje os ovos batidos em uma frigideira quente com óleo. Deixe por alguns minutos. Adicione o recheio de omelete, polvilhe com a cebolinha e o queijo, dobre. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos até que esteja dourado.

Retire do fogo.

Sirva com creme de leite, salsa ou guacamole.

Caso não encontre o tempero para tacos, eis a receita para o

Molho Mexicano:

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de vinagre

2 colheres (soja) de suco de limão

Folhas de 6 ramos de salsinha

1 cebola médica picada

2 tomates médios sem pele e sem semente picados

2 pimentas malaguetas frescas picadas

Bata no liquidificador o tomate, a pimenta, a cebola, a salsinha, o suco de limão, o vinagre e o sal, até obter um molho homogêneo. 

(A Hora do Ovo, com informações da Campanha Deliciovo) 

0 Comentários