Perfil: Adelaide Britto e o olhar feminino sobre o agronegócio
Apaixonada por cavalos, a empresária maranhense mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos animais.
As mulheres no agro têm sido bastante festejadas por suas ideias e empreendedorismo. Nos quatro cantos do país, elas assumem o controle de seus negócios e propõem uma nova fórmula para administrar.
Esse parece ser o caso da empresária Adelaide Britto, uma mulher apaixonada pelo agronegócio, mas também pela moda e pela natureza. Aos 47 anos e com duas filhas, está sempre em busca de oportunidades para a evolução de seus negócios.
"Sou uma mulher empreendedora, que se dedica a trabalhos voluntários, apaixonada pela natureza e pelo campo”, apresenta-se Adelaide, atualmente vivendo na capital São Luís, no Maranhão. Além da formação em direito, a empresária está à frente da propriedade onde atua como pecuarista. “Para mim, não há sensação melhor do que participar ativamente dos afazeres da fazenda", diz ela, que é também uma apaixonada pelos cavalos.
"Minha paixão mesmo são os cavalos”, confessa, embora o dia a dia seja em torno do gado. Os cavalos, diz ela, são um hobby dentro do seu universo. “Cuido deles com muito carinho e com toda a admiração que eles merecem."
A trajetória profissional da advogada e pecuarista foi moldada ao longo de 17 anos de atuação no Maranhão. A relação da profissional com o mercado do agronegócio teve início a partir de um sonho e projeto pessoal de ingressar nesse segmento. Seu marido desempenha um papel relevante na empresa, atuando como diretor presidente, e, juntos, trabalham em todas as áreas do negócio.

Adelaide Britto: atenção especial à pecuária
Nos últimos três anos e meio, decidiu mudar o rumo e se envolver de corpo e alma no negócio, se desdobrando no dia a dia entre o escritório e o campo para o melhor desempenho de sua fazenda. A decisão de mudar para a capital São Luiz foi motivada pela busca de novas oportunidades e condições favoráveis para o negócio da fazenda.
“Embora ainda estejamos em fase de implantação, nosso foco está em oferecer bovinos de alta qualidade para abate e recria, dignos de premiação. A equipe de 30 funcionários, com 15 famílias, moram dentro da fazenda, explica a empresária.
AS MUDANÇAS NA FAZENDA
A antiga Fazenda Modelo passou por uma transformação significativa nos últimos anos. Para impulsionar o negócio, foram mapeadas e contratadas equipes técnicas especializadas em diversas áreas, como veterinária de reprodução, nutrição, prevenção de doenças, manejo de cercas, currais, poços, entre outras, visando adquirir conhecimento abrangente. Essa abordagem permitiu o aprendizado sobre questões importantes, como os períodos adequados para abate dos animais, garantindo a qualidade e o bem-estar do rebanho.
A estratégia adotada incluiu a busca por reconhecimento, participando de competições para alcançar o melhor desempenho de carne, obtenção de selo ecológico para a fazenda, priorização do bem-estar animal, realização de ciclo completo de produção e implementação de manejo racional, com técnicas especiais. “Essas ações visam não apenas a excelência na produção agropecuária, mas também o cumprimento de práticas sustentáveis e éticas, demonstrando um compromisso com a qualidade e responsabilidade no desenvolvimento do negócio”, explica Adelaide.
A fazenda é abastecida em sua totalidade por usinas de energia solar, utiliza drones para plantio, tem corredores ecológicos para a fauna silvestre, instalação de uma rede de água com 70 km de encanação para bebedouros, identificação eletrônica do gado, acomodação de 6 mil animais e consumo diário de 300 mil litros de água, seringas sincro na vacinação e manejo racional.
Essas ações contribuem para o crescimento anual, em ascensão, com planos futuros de investimento em melhoramento genético e construção de um frigorífico para atender à demanda local e da fazenda.
Outros diferenciais implementados incluem a utilização da técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), currais antiestresse com labirintos e um sistema de inseminação em tempo real, que permite que as fêmeas deem à luz três meses por ano simultaneamente. O foco na maternidade é evidente, com um planejamento cuidadoso desde o nascimento dos bezerros até o desmame, visando uma gestão eficiente e organizada.
Saiba mais sobre Adelaide Britto em seu perfil do instagram: instagram.com/adelaide_britto
(Com informações e fotos: assessoria de imprensa de Adelaide Britto)
tag: Adelaide Britto , pecuarista , agronegocio , bovinocultura , equinos ,