Municípios que têm base no agronegócio lideram crescimento do PIB

Municípios que têm base no agronegócio lideram crescimento do PIB

Dados do IBGE referentes ao PIB Municipal, em 2016, mostram que mais de 5 mil municípios tiveram forte crescimento nas principais regiões agrícolas do país.

Frango, suíno, agro & cia

janeiro 14, 2019

0

Levantamento do Ministério da Agricultura feito com base em dados do IBGE referentes ao PIB Municipal de mais de 5 mil municípios em 2016 mostra forte crescimento nas principais regiões agrícolas. "82% dos municípios brasileiros classificados como os maiores produtores do agro tiveram crescimento nominal superior à taxa anual do PIB do País, que foi de 4,4 % entre 2014 e 2016", disse a pasta em nota. Quando isolados os 100 maiores produtores agrícolas, o crescimento médio foi de 9,81% no período. De acordo com a Agricultura, esses municípios respondem por 7,2% do PIB do País, e por 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras).

"Em diversos municípios do Nordeste, o valor da produção agropecuária teve acentuada redução em 2017. Isso ocorreu muito fortemente entre os que integram a região chamada Matopiba, considerada importante área de expansão da fronteira agrícola", destacou o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques. "Nos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão, muito afetados pelas secas ocorridas nos últimos anos, a redução de safras foi muito forte, ocasionando redução do valor da produção", afirmou.

(Fonte: Agência Estado)

tag: Agronegócio munícipios ,

0 Comentários