Always atende a avicultura com sistema de gestão avícola há mais de duas décadas

Always atende a avicultura com sistema de gestão avícola há mais de duas décadas

Empresa de tecnologia que atende os polos de produção de ovos do país tem sistemas gerenciais para granjas de postura, incubatórios e distribuidoras de ovos.

EMPRESAS

março 31, 2019

0

Há 24 anos, quando a maioria das granjas de postura no país ainda contavam ovos de forma manual e faziam seus controles financeiros nas velhas calculadoras, o paranaense Álvaro Shioji Matsuda dava os primeiros passos para modernizar o sistema gerencial das granjas de Bastos, no interior de São Paulo. Na Capital do Ovo, como o município é conhecido por sua alta produção de ovos, Matsuda fez nascer um jeito novo de gerenciar toda a produção da granja, da entrada dos pintinhos na propriedade à saída das caixas de ovos para o mercado.

Hoje, quase duas décadas e meia depois, a empresa criada por Matsuda e sua família, responde por um alto conceito no mercado avícola do país, especialmente nos polos produtores de ovos das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A receita desse sucesso é um eficiente e elaborado produto criado especialmente para controlar a granja de postura, pondo na mão do avicultor a chave para gerir seus resultados, estimulando de forma pró-ativa o controle de qualidade de seu produto.

Álvaro Matsuda explica que hoje o principal produto da Always System Manager é o Sistema ASManager, nas versões desktop e mobile. “Ou seja, o avicultor pode ter o sistema instalado em seus computadores da granja ou também no dispositivo móvel, de onde pode acessar tudo remotamente, enviando dados para o servidor central. O ASMobile é uma importante ferramenta para os funcionários que atuam nas áreas externas, como os galpões e a fábrica de ração, por exemplo”. (Veja mais detalhes na matéria ASMobile, o controle da granja na mão do avicultor)

Nas duas versões o objetivo é o mesmo, garante Matsuda: dar ao produtor o controle total das informações de sua empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, tornando mais fácil a tomada de decisões. “Bem administrado e alimentado corretamente com os dados da rotina da empresa, o sistema permite o controle de todas as atividades diárias do negócio, da postura às vendas, passando pelo gerenciamento dos custos e dos resultados”, explica diretor da Always. “E com o suporte da equipe Always, o avicultor também pode ter à disposição uma consultoria que acompanhe sua rotina, detectando possibilidades de melhoria nos diversos pontos da gestão geral da granja. Tudo isso integra o nosso projeto e pode estar a serviço da produção com qualidade nas empresas de postura comercial”, indica.

DA ALWAYS PARA AS GRANJAS, RIGOR E CONTROLE

ALVARO-10
Álvaro Matsuda: projetos personalizados

 

A personalização dos sistemas é regra de ouro na Always, pois cada granja ou empresa do setor avícola tem suas próprias características. “Desenvolvemos um sistema para cada cliente, pois cada empresa tem sua maneira de administrar e respeitamos isso”, indica Matsuda. Ele também demonstra que os projetos são tratados um a um, da concepção à finalização, sempre supervisionados por um gerente de setor. “Cada projeto é estudado minuciosamente e, após seu desenvolvimento, passa pelo crivo de uma profissional responsável por testar todo o sistema, antes de ser aplicado na empresa do cliente”, confirma Matsuda.

Quem visita a unidade da Always no centro de Bastos, respira o ar jovem de uma equipe motivada em fazer o melhor na tecnologia da informação. São analistas de sistema, desenvolvedores de programas, monitores de plantão para atender às dúvidas dos clientes e especialistas em hardware prontos a apoiar as equipes das granjas na aquisição ou mesmo manutenção de equipamentos, dos computadores às impressoras.

Uma profissional da equipe é destacada especialmente para testar todos os sistemas antes da implantação nas granjas. Essa etapa é muito importante pois garante que o sistema gerencial da Always chegará à granja totalmente integrado à engrenagem e rotina da produção de ovos, sendo, de fato, a solução de gestão que a empresa necessita.

Para Álvaro Matsuda, essa sintonia entre os sistemas da Always e a rotina das granjas é fundamental para a evolução do setor de ovos. “Depois do sistema implantado, treinamos os proprietários e funcionários da granja que serão responsáveis por alimentar os dados no sistema. Em seguida, eu e minha equipe monitoramos a implantação até que todos se sintam à vontade com a nova ferramenta de gestão implementada na empresa. E, sempre que necessário, estamos prontos a revisar procedimentos e orientar nas dúvidas que surgirem no dia a dia do trabalho. Estamos sempre muito interessados em prestar o melhor serviço e, assim, ajudar os empresários a impulsionarem seus negócios. É para isso que criamos a Always há 24 anos”, destaca, com orgulho, Álvaro Matsuda.

ALWAYS, LADO A LADO COM A AVICULTURA

Nos anos 1990, quando o computador deixou de ser uma “entidade” confinada em centros de pesquisa e passou a ocupar os escritórios das empresas, pouco a pouco os avicultores começaram a enxergar a oportunidade de melhor gerenciar suas granjas com o uso da tecnologia da informação. Em Bastos (SP), grande polo produtor de ovos do Brasil, o paranaense Alvaro Matsuda, deixava uma carreira promissora na gigante Fiação de Seda Bratac, para alçar voos desafiadores.

Com sólida formação na criação de sistemas de gerenciamento empresarial, Alvaro Matsuda passou a auxiliar amigos avicultores na aquisição de equipamentos de informática, numa consultoria informal. Não demorou para ser chamado a fazer mais: criar programas de gerenciamento de dados específicos para granjas. Daí para a profissionalização da atividade, foi questão de tempo. E de pouco tempo.

Logo se avolumaram os pedidos de sistemas informatizados para acompanhar a rotina de produção, compra e venda de ovos. Foi, então, que, em 1995, Matsuda criou a Always System Manager e passou a desenvolver sistemas de gerenciamento para granjas.

Ao longo dos últimos 24 anos, a Always evoluiu de maneira muito expressiva e além de atender a muitas granjas de Bastos, ganhou o país, tornou-se maior e mais robusta e hoje atende granjas de postura comercial na maioria dos polos produtores de ovos do Brasil. São mais de 15 estados, nos quais a empresa também atende incubatórios, distribuidoras de ovos, empresas transportadoras, além dos setores do comércio, indústria, serviços em geral e outros segmentos do agronegócio, como piscicultura e cooperativas de produtores.

Paranaense graduado pelo Cesulon, em Londrina (PR), em Ciências da Computação, Álvaro Matsuda começou sozinho, em 1995, e 24 anos depois, tendo o apoio profissional da esposa Elizabeth, da filha Larissa e do sobrinho Anderson Henrique Sossai, comanda uma equipe formada por 14 profissionais, que desenvolvem projetos de gestão adequados a cada cliente. Com o ASManager e o ASMobile, a Always projeta e implanta um sem-número de sistemas que auxiliam granjas dos mais variados portes e características, levando evolução e acompanhando de perto as mudanças cada vez mais rápidas da avicultura brasileira.

(A Hora do Ovo. Fotos: Teresa Godoy)

tag: Always System Manager ,

0 Comentários