O mito caiu: comer ovo faz bem!

O mito caiu: comer ovo faz bem!

As qualidades do ovo para a saúde humana e os destaques das pesquisas para seus benefícios.

Com a palavra

agosto 17, 2012

0
../../arquivos/img/2012/8/120_374_conteudo_g.jpg
 

Certamente já perdemos a conta das vezes em que ouvimos dizer que consumir ovos era um perigo para o coração. Ainda bem que tudo não passa de mito! Na verdade, esse mito vem sendo revisto desde 1999, quando estudos realizados na Universidade de Harvard (USA) concluíram que o consumo desse precioso alimento nosso de cada dia – que os povos mais antigos, como egípcios e hebreus, por exemplo, consideravam como um alimento sagrado – não pode estar associado ao risco de doenças cardiovasculares ou derrames.

Estudos recentes, realizados na Universidade de Alberta, no Canadá, indicam que o ovo pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas. E a razão é simples: a gema – logo ela, outrora tida como vilã –, contém triptofano e tirosina, aminoácidos com propriedades antioxidantes, semelhantes às existentes na maçã.

A clara do ovo, por sua vez, rica em albumina, possui os aminoácidos necessários para o processo de anabolismo (aumento de massa muscular), contribuindo, assim, para a regeneração dos tecidos musculares, unhas, pele e cabelo. Também revitaliza as funções orgânicas pelo seu valor energético e impulsiona o sistema imunológico.

Mas os benefícios encontrados no ovo não se resumem somente a isso. Ele, de igual modo, combate o envelhecimento e a anemia, protege a visão, contribui para a saúde das gestantes e para a manutenção da massa magra. É rico em proteínas, tem selênio, zinco, vitaminas A, E e do complexo B, ferro, colina, luteína e zeaxantina.

O ovo, que possui elevado valor nutricional, está acessível, pelo seu baixo custo, à mesa de todos os brasileiros. É tão bom quanto a carne e pode ser excelente substituto desse alimento.

Outra relevante pesquisa sobre o ovo, desta feita realizada pela Universidade de Connecticut (USA), mostrou que comê-lo pela manhã pode ajudar a controlar a fome e a reduzir, consequentemente, o consumo de calorias.

Ter uma dieta equilibrada é o segredo de uma mente sã e de um corpo são. E o ovo deve – com certeza – ocupar lugar de destaque como alimento fundamental no nosso cardápio. A saúde agradece. E o bolso também! 

(Publicado em 29 de junho de 2012, no site de Francisco Turra - www.turra.com.br)

../../arquivos/img/2012/8/120_373_conteudo_p.jpg
 

Francisco Turra é presidente executivo da União Brasileira de Avicultura, Ubabef, e ex-ministro da Agricultura

0 Comentários